11/12/2024 15:00
A PUC Minas ficou em segundo lugar na categoria Engajamento, 16ª na categoria Ambiente e foi a única universidade brasileira a se classificar no Online Learning Rankings (OLR), novo ranking do Times Higher Education, que mede o aprendizado on-line em uma base global. A avaliação é destinada aos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu, que ofertem, no mínimo, 40% da carga horária em formato virtual."A presença em segundo lugar em engajamento, atrás apenas da Nova Zelândia que é um ícone em educação, nos coloca com uma pontuação bem importante, bem significativa. É o coroamento de um trabalho de qualidade de uma equipe de professores, de coordenadores de curso e de uma equipe técnica muito dedicada, buscando uma posição de excelência, sempre atenta à qualidade de ensino", afirma a diretora da Graduação da PUC Minas Virtual, Profa. Dra. Sara Pimenta Resende.
Na primeira edição do OLR, 56 instituições de ensino superior (IES) foram classificadas em três categorias: ouro, prata e bronze. Outras 64 instituições participaram, mas não atenderam os requisitos. Na categoria ouro, 11 universidades foram ranqueadas (EUA, Reino Unido, Índia, Hungria, Nova Zelândia e Austrália). Na prata, 14 foram classificadas, incluindo a PUC Minas.
O OLR foi avaliado em 17 métricas, divididas em quatro pilares:
Recursos: finanças por aluno, corpo docente por aluno e horas de desenvolvimento por funcionário.
Engajamento: interação com a equipe, colaboração com outros alunos, conveniência, facilidade de uso, acessibilidade para deficientes e número de programas disponíveis.
Resultados: taxa de progressão do aluno e recomendação do aluno.
Ambiente: inclusão estudantil, diversidade etária, diversidade de gênero na equipe, pessoal de apoio por aluno, suporte de conectividade e outros recursos off-line.
Outras sete universidades brasileiras participaram do OLR, mas não foram classificadas. São elas: as Universidades Federais de Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Fluminense e Sergipe, a Universidade de Fortaleza e a PUC Paraná.