Candidatos são desafiados a refletir sobre valores e políticas públicas no combate à discriminação por idade
A PUC Minas realizou na tarde deste domingo, 1º de junho, o tradicional Vestibular do Curso de Medicina e trouxe à tona, no exame de redação, um tema em crescente debate e de relevância social: o etarismo.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o etarismo se refere à "estereótipos (como pensamos), preconceitos (como nos sentimos) e discriminação (como agimos) direcionadas às pessoas com base na idade que têm".
A proposta de texto dissertativo-argumentativo instigou os futuros profissionais de saúde a refletirem sobre soluções concretas em torno do tema por meio de dois questionamentos centrais: "Quais são os valores a serem respeitados para a mudança de uma sociedade em que há preconceito etário e discriminação por idade?" e "Qual deve ser o compromisso no campo das políticas da saúde e da educação para a construção e difusão desses valores?".
Além da produção de texto, a prova objetiva abordou questões de Língua Portuguesa, Biologia, Química, Física, Matemática e Língua Estrangeira.
Para a realização do exame, os portões da Universidade foram abertos às 12h e o fechamento aconteceu às 13h (horário de Brasília).
Além dos candidatos, familiares também estiveram presentes para uma acolhida institucional. Na PUC Minas Betim, os 54 visitantes foram recepcionados pela diretora Acadêmica, professora Gisele do Carmo Leite Machado Diniz. O momento também foi marcado por visita guiada aos laboratórios de Simulação Avançada em Saúde e Técnicas Cirúrgicas, coffee break, e uma conversa com o coordenador do curso, Prof. Dr. Henrique Leonardo Guerra, que explicou sobre como os estudantes têm contato com os serviços de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) desde o primeiro período.
Eliane Camargos de Oliveira Silva, residente do município de Carmo do Cajuru e mãe de Isabela, uma das candidatas ao Vestibular, conta que esta é a primeira vez que veio a Betim e que a tradição do Campus foi um dos fatores que impulsionaram a filha na opção do curso. "A PUC Minas Betim está completando 30 anos. Então, nós acreditamos que toda esta experiência no mercado é um diferencial. E mesmo morando em outro município, temos pessoas conhecidas que estudam aqui e que nos deram boas referências. Isto foi muito importante", ressalta.
No Campus Contagem, o acolhimento especial para os familiares e acompanhantes dos vestibulandos reuniu 23 pessoas. Entre elas, a enfermeira Vanessa Gasparini, mãe de um dos candidatos, que destacou a iniciativa. "A preocupação didática em dizer para os futuros pais de alunos da Instituição sobre o que está sendo ofertado para os nossos filhos é algo muito interessante", disse. O momento foi conduzido pelo Pró-reitor adjunto do Campus, Prof. Dr. Martinho Campolina Rebello Horta, o diretor Acadêmico, Prof. Dr. Júlio César Batista Santana e a membro do Colegiado do Curso de Medicina, Profa. Dra. Marina Abreu Cruz.
Já na PUC Minas Poços de Caldas, a visita guiada foi promovida pelo coordenador do curso no Campus, Prof. Dr. Antônio Ângelo Rocha, que explicou todas as metodologias de ensino aplicadas ao longo da formação, além das opções de residência no município.
Na oportunidade, os acompanhantes tiveram a oportunidade de conhecer os principais laboratórios utilizados pelo curso: Anatomia, Citologia, Bioquímica e Hematologia. Também visitaram o Centro de Simulação Avançada, onde interagiram com bonecos de alta fidelidade, utilizados para treinar os estudantes em simulações de casos que acontecem no dia-a-dia hospitalar.
Para Camila Moreira Mendes Vilhena, que é mãe de uma candidata ao Vestibular, as expectativas estavam altas para ver sua filha em uma instituição de ensino superior como a PUC Minas Poços de Caldas, referência na região do Sul de Minas.
Resultado e matrícula
O gabarito do vestibular da PUC Minas estará disponível para conferência ainda hoje no site www.pucminas.br/medicina. O resultado do processo seletivo será publicado até o dia 27 de junho, no site oficial da Universidade www.pucminas.br.
A matrícula deverá ser feita presencialmente no Campus onde o candidato classificado realizará o curso, ou, excepcionalmente, em outro local ou forma a serem definidos pela PUC Minas. A primeira chamada será no dia 30 de junho.
Sobre as vagas
Ao todo, a Universidade ofertou 120 vagas para o segundo semestre deste ano, sendo 60 destinadas à PUC Minas Betim, 20 para PUC Minas Contagem e 40 vagas para a PUC Minas Poços de Caldas. Para cada oferta de vaga (considerando curso, turno, semestre e local), 90% são preenchidas por meio de processo seletivo tradicional (provas presenciais), enquanto os 10% restantes são destinados a candidatos que se inscreveram usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Para os cursos de Medicina de Contagem e Poços de Caldas, 10% (dez por cento) das vagas em oferta destinam-se aos candidatos que se inscreverem no processo seletivo de bolsas integrais.
Curso de Medicina da PUC Minas é nota máxima pelo MEC
Em 2024, os Cursos de Medicina dos campi Betim, Contagem e Poços de Caldas da PUC Minas receberam conceito máximo, nota 5, em avaliação de reconhecimento realizada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC). As avaliações consideraram a infraestrutura dos locais, incluindo laboratórios, consultórios e salas de aula, bem como a estrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e hospitais dos municípios. Os projetos pedagógicos e os corpos docentes também foram analisados.
O sucesso na avaliação também é fruto da formação interdisciplinar promovida pela Universidade, da integração de excelência do curso com o Sistema Único de Saúde (SUS) e da relação de cuidado entre alunos, professores e funcionários.