No dia 8 de outubro, terça-feira, a PUC Minas presta homenagem a Dom Serafim Fernandes de Araújo, que foi Reitor da Universidade por duas décadas, pelo centenário de seu nascimento.
Com uma programação composta por testemunhos, homenagens e apresentação cultural do Grupo de Câmara PUC Minas, a solenidade intitulada Nascimento para a vida eterna será realizada no Teatro São João Paulo II, Campus Coração Eucarístico, a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo canal PUC Minas Lives, no YouTube.
A homenagem da PUC Minas compõe a programação de uma série de celebrações em Ação de Graças à memória de Dom Serafim, realizadas pela Arquidiocese de Belo Horizonte, que acontece de 13 de agosto de 2024 a 13 de agosto de 2025. A programação será realizada em datas que marcaram a história do Cardeal, como o dia de seu nascimento, seu falecimento, sua nomeação como Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, sua Ordenação Presbiteral e Ordenação Episcopal.
Confira a programação completa:
13/08/2024, terça-feira, às 19h: Celebração Eucarística em Ação de Graças ao centenário de seu nascimento, realizada na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem (rua Sergipe, 175, Funcionários);
08/10/2024,
terça-feira, 9h: Solenidade Seraphim
iuxta eum (Is 6,2), Memória da partida do Cardeal Dom Serafim para a
eternidade, que será realizada no Teatro São João Paulo II, PUC Minas (rua
Dom José Gaspar, 500, Coração Eucarístico);
22/11/2024, sexta-feira, 19h30: Celebração Eucarística na Catedral Cristo Rei e abertura da exposição sobre a vida e o ministério de Dom Serafim (rua Campo Verde, 165, Juliana);
22 e 23/02/2025, sábado e domingo: Ação de Graças pelo Cardinalado de Dom Serafim nas regiões episcopais, foranias, paróquias e comunidades;
12/03/2025, quarta-feira: Solenidade em Ação de Graças no Convivium Emaús – Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus (Rua Ibirapetinga, 235, Dom Cabral), seguida de Celebração Eucarística;
07/05/2025, quarta-feira: Homenagem no Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa (IFTDJ); lançamento de Dom Serafim, Cardeal Fernandes de Araújo, volume que compõe a obra História da Arquidiocese de Belo Horizonte: a Arquidiocese e seus Arcebispos; e nomeação de auditório na PUC Minas, Campus Coração Eucarístico, em homenagem ao Cardeal;
13/08/2025, quarta-feira: Encerramento das celebrações memoriais do centenário de nascimento de Dom Serafim:
15h: Traslado dos seus restos mortais do Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem para a Cripta Via Apostolorum, na Catedral Cristo Rei;
18h: Nomeação do Auditório Cardeal Dom Serafim, no Setor D do Complexo da Catedral Cristo Rei;
19h30: Celebração Eucarística de encerramento do ano comemorativo.
Dom Serafim Fernandes de Araújo: legado de fé, educação e justiça social
A memória de Dom Serafim Fernandes de Araújo é marcada pela fé e pela justiça social, elementos que perpetuam suas ações e exemplos como religioso e como cidadão. Nascido em 13 de agosto de 1924, em Minas Novas (MG), se mudou aos 12 anos para Diamantina (MG) para estudar no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, onde se formou em Humanidades e em Filosofia. Fez mestrado em Teologia e Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoniana, em Roma, capital da Itália. Foi ordenado Padre em 12 de março de 1949, na Arquibasílica de São João de Latrão, em Roma.
Retornou ao Brasil em 1951 e celebrou sua primeira missa no país em Itamarandiba (MG), cidade onde passou sua infância. Toda a sua trajetória religiosa foi traçada em Minas Gerais. Tornou-se pároco na cidade de Gouveia, onde permaneceu até 1957. Também foi diretor de Ensino Religioso da Arquidiocese de Diamantina e professor de Direito Canônico no Seminário onde se formou. Em Curvelo, onde foi pároco em 1957 e cônego de 1958 a 1959, também atuou como professor em várias escolas, evidenciando seu profundo comprometimento com a educação.
Sagrou-se Bispo em 7 de maio de 1959, com apenas 34 anos, sendo o mais novo Bispo do Brasil. Transferiu-se para Belo Horizonte para ser auxiliar de Dom João Resende Costa, então Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, quando assumiu os cargos de Vigário-geral e Diretor de Ensino Religioso da Arquidiocese de Belo Horizonte, além de tornar-se professor de Cultura Religiosa na recém-fundada PUC Minas.
Sucedeu Dom João Resende Costa no governo da Arquidiocese em 5 de fevereiro de 1986, tornando-se o terceiro Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte. Em 18 de janeiro de 1998, foi nomeado Cardeal pelo Papa João Paulo II. Tornou-se Arcebispo Emérito de Belo Horizonte em 2004, quando Dom Walmor Oliveira de Azevedo assumiu o governo da Arquidiocese.
Vocação em ensinar
Em 1960, tornou-se Reitor da PUC Minas, permanecendo no cargo até 1981. Foi o responsável por transferir a Universidade da Avenida Brasil, na Praça da Liberdade, para o Campus Coração Eucarístico, que pertencia ao Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus. Após a mudança, liderou a construção, na década de 1970, de estruturas como o Complexo Esportivo e Biblioteca Padre Alberto Antoniazzi, entre outras. Durante sua administração, garantiu juridicamente a incorporação do Instituto Politécnico (Ipuc) à Universidade, transferiu a Faculdade Municipal de Ciências Econômicas para a PUC Minas e expandiu a Universidade para o interior de Minas Gerais.
Dom Serafim também participou da criação da Fundação Dom Cabral e foi mentor da Fundação José Fernandes Araújo, voltada ao apoio de estudantes carentes. Durante a Ditadura Militar, Dom Serafim se destacou como conciliador, sem jamais abandonar suas convicções sociais ou temer se posicionar em defesa dos direitos da sociedade civil, agindo sempre como um Sacerdote fiel aos princípios da espiritualidade católica.