Link
28/01/2021 10:00
Bruno Timóteo
Sabrina Marques deseja fazer o Curso de Administração ou Gestão em Logística
“Se não fosse esta bolsa seria quase impossível arcar com as despesas de um curso superior numa boa universidade. Estou muito feliz com essa possibilidade”. A afirmação foi feita pela atendente de telemarketing Sabrina Marques, de 20 anos, ao receber uma bolsa de estudos integral da PUC Minas depois de ter perdido a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, no último domingo, 24 de janeiro. O comunicado sobre a bolsa foi formalizado pelo chefe de Gabinete da Reitoria, professor Paulo Roberto de Sousa, nesta manhã de quarta-feira, em reunião com a estudante no prédio da Reitoria do Campus Coração Eucarístico.
“Esperamos que este apoio possa lhe trazer toda a tranquilidade para você prosseguir sua formação”, disse o professor Paulo Roberto. Essa bolsa integra a cota da Instituição para auxílio a pessoas em vulnerabilidade social e econômica.
A história de Sabrina, publicada em um jornal de Belo Horizonte, no último domingo, sensibilizou a direção da Universidade. Residente no bairro Céu Azul, na região de Venda Nova, zona norte de Belo Horizonte – distante uma hora e meia de ônibus e metrô do local das provas – , Sabrina chegou ao Campus Coração Eucarístico, um dos espaços em que foi realizado o Enem, poucos minutos depois de o portão de entrada ter sido fechado, às 13h, para a realização do exame. Ela relatou que, apesar de ter saído de casa às 10h30, foi prejudicada pelo atraso do transporte coletivo.
Filha única de pais separados, Sabrina trabalha desde os 16 anos e ajuda nas despesas domésticas. Vivendo com o pai, um gráfico autônomo, ela diz que a pandemia piorou a situação da renda doméstica. “Meu pai tem tido pouco trabalho nestes últimos tempos”, conta.
Atualmente, a jovem trabalha de 9h às 17h30 em uma empresa de telemarketing, onde recebe um salário mínimo, e conta que, nas horas disponíveis, vinha estudando sozinha para obter uma boa nota no Enem e ingressar em uma universidade de qualidade para cursar Gestão em Logística ou Administração. A nota que ela obteve no Enem do ano passado não foi suficiente para entrar no curso que desejava. Com a bolsa oferecida pela PUC Minas, ela poderá ingressar em um dos cursos almejados, na modalidade a distância, depois de se inscrever e ser aprovada no processo seletivo contínuo da Universidade. “Minha expectativa é muito grande. A PUC é uma universidade reconhecida e eu estou ansiosa para começar a estudar”.
Universidade confessional e comunitária, a PUC Minas tem cerca de 25 mil alunos com algum tipo de bolsa de estudos matriculados na graduação e pós-graduação.
Assessoria de Imprensaimprensa@pucminas.br