27/11/2024 09:30
A Central de Serviços e Carreiras da PUC Minas realizou na tarde desta terça-feira, 26 de novembro, o encerramento da 1ª Jornada da Qualidade, na sala multimeios do prédio 47, Campus Coração Eucarístico. O encontro contou com a participação presencial e remota das equipes responsáveis pelos processos de estágio, monitoria e carreiras de todos os campi da Universidade. A jornada integrou ainda outros dois encontros: no primeiro, houve o alinhamento de demandas de cada campi; no segundo, aconteceram os repasses dos principais gargalos identificados nos alinhamentos individuais.
Neste terceiro encontro os participantes ouviram a analista de Recursos Humanos da Sociedade Mineira de Cultura (SMC), Staell Ribeiro, que abordou o papel da liderança no engajamento das equipes; o assessor de Processos da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), Henrique Demolinari, que falou sobre a qualidade dos processos como elemento essencial para o sucesso de uma organização; e o gerente regional de Client Success América Latina e Brasil da Simplicity, Paulo Antonelli, discutiu o cenário dos alunos e o mercado de trabalho de trabalho através da plataforma PUC Carreiras.
Mediadora das palestras, a diretora do PUC Carreiras, Profa. Dra. Evanilde Maria Martins, ressaltou a importância da iniciativa idealizada pelos funcionários e que teve como principais conceitos a trajetória permanente, o desafio cotidiano e o aprimoramento pessoal, profissional e existencial. "A educação tem esse sentido de mover as pessoas para um lugar além de onde elas estão. Nós estamos em uma instituição de ensino e eu, como professora há muitos anos, tenho a missão de tirar os meus alunos do lugar, fazê-los se mover, porque se eles começarem e finalizarem o semestre do mesmo jeito que eles entraram, eu não fiz o meu papel docente", enfatizou. Ela pontuou que a qualidade como um valor do trabalho tem de ser aplicada também aos funcionários.
A coordenadora de Processos da PUC Carreiras, Núbia Morais, que elaborou a proposta da jornada em parceria com o analista de Qualidade Michel Faria, afirmou que, devido aos resultados promissores desta primeira edição, há a expectativa de reprodução das atividades nos próximos anos. Segundo ela, a experiência permitiu constatar que, de maneira geral, as equipes estão alinhadas aos processos de estágio e monitoria, mas ainda há áreas que podem ser exploradas. "Um ponto que destacamos é a necessidade de avançar na usabilidade da plataforma de Carreiras CSM, pois nós temos uma das melhores plataformas de empregabilidade na atualidade e não podemos deixar esse potencial subutilizado", constatou. Núbia destacou ainda que o objetivo principal do projeto é aperfeiçoar os processos administrativos da PUC Carreiras, e garantir um atendimento uniforme para todos os alunos da PUC Minas. "Além de ampliar a nossa estratégia de atuação no sentido de concentrar as atividades repetitivas nos sistemas e possibilitar um acolhimento mais personalizado e orientação de carreira para os estudantes. Para isso, realizamos um treinamento intensivo das equipes sobre o CSM com o intuito de garantir que todos os funcionários estejam plenamente capacitados para utilizar a ferramenta com eficiência, maximizando o seu potencial e oferecendo um atendimento de excelência aos alunos", informou a coordenadora.
Michel Faria, após propor uma dinâmica para a criação de uma nuvem de palavras, compartilhou com os participantes a origem da palavra jornada, que vem do latim e com o passar do tempo teve seu significado estendido. "O conceito antigo definia a jornada como uma distância que era possível percorrer em um único dia, no entanto, a palavra ganhou o significado de percurso físico, criando uma sequência de eventos, uma experiência. Na sua essência, ela está ligada a uma ideia de progressão, de movimento e de tempo. A jornada evoca a imagem de um caminho a ser percorrido, seja ele físico ou metafórico", explicou, ao dizer que o termo é usado frequentemente de forma figurada, para representar, como é o caso, uma jornada de qualidade, de aperfeiçoamento.