05/06/2025 17:00
"O que nós estamos fazendo com este planeta que Deus nos concedeu para aqui viver, nos realizarmos, sermos felizes, cumprirmos a nossa vocação de sermos seres humanos?". Esse foi o questionamento do Reitor da PUC Minas, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, durante a abertura da Mostra de Extensão 2025, após reflexões motivadas pela temática deste ano: Ecologia Integral: a esperança de um mundo melhor. O evento aconteceu no auditório do Museu de Ciências Naturais, na manhã desta quinta-feira, 5 de maio, e foi transmitido na íntegra pelo canal da Extensão no Youtube.
Ao iniciar a sua fala, o Reitor abordou a narrativa da criação enfatizando a tradição já vista, apresentada no livro do Genesis. Nela, explica, o homem é colocado em relação íntima com a terra, com o jardim, para dele cuidar e cultivar. E ressaltou que isso é significativo porque por detrás da palavra cultivar está o verbo hebraico avad, que na sua plurissemanticidade – nos seus vários sentidos –, pode significar cultivar, trabalhar e servir. O que estamos fazendo com o sentido do verbo avad? Estamos servindo, cuidando, cultivando?, perguntou novamente. De acordo com ele, nós, seres humanos, fomos sim chamados para cultivar, para cuidar, para servir e para também sobreviver pelo trabalho neste mundo criado por Deus.
Ao final, desejou que as reflexões suscitadas no evento possam aumentar ainda mais a sensibilização e ajudar a abraçar o sentido desta vocação tão sublime que Deus nos concedeu segundo o Gênesis.
Em seu pronunciamento, a pró-reitora de Extensão, Profa. Dra. Carolina Costa Resende, destacou que foram recebidos mais de 140 trabalhos nesta Mostra de Extensão, dos quais 60 foram selecionados para apresentação. Segundo ela, esse interesse é um reflexo das conexões entre ensino, pesquisa e extensão nos campi e em outras instituições de ensino que também se inscreveram. Ela afirmou que a Pró-Reitoria de Extensão tem investido em ações de inovação, como forma de responder aos desafios socioambientais da contemporaneidade, especialmente na nova era da inteligência artificial.
Para exemplificar, a pró-reitora citou o Hackathon PUC Minas – Desafio ODS, evento que em 2025 chega à sua segunda edição, com inscrições abertas já a partir do dia 16 de junho. Ela também celebrou conquistas importantes, como a política de sustentabilidade da Universidade e a nova política de extensão, considerada por ela "um marco". Citou, ainda, os avanços possibilitados pelo portal Vem pra Extensão, um ambiente virtual para integrar a sociedade civil como parceira nas práticas extensionistas.
Representante da Comissão de Sustentabilidade da PUC Minas, professor Rômulo Albertini Rigueira, pró-reitor de Logística e de Infraestrutura, iniciou afirmando que "ser sustentável é muito desafiador". "É necessário que a academia forme pessoas, jovens, com uma nova visão de mundo. O mundo que se está apregoando há muitos anos não é sustentável. Temos muitos exemplos de desigualdades sociais, econômicas, ambientais", disse. O gestor explicou que a questão da sustentabilidade é tratada há muitos anos na Universidade e que envolve o trabalho de muitas pessoas. "A participação de todos é essencial. Não se faz nada se não for em conjunto. A gente pode e deve trabalhar muito em conjunto", incentivou. Ele ressaltou a aprovação recente da política de sustentabilidade e disse que vai dialogar com os campi para instituir subcomissões de sustentabilidade. "Temos que ter essa fé, essa convicção de que vamos mudar o planeta, é preciso mudar o planeta".
O Prof. Pe. Áureo Nogueira de Freitas explicou que a Pastoral Universitária é um importante meio para ajudar a consolidar na comunidade universitária uma cultura de respeito e cuidado com a vida em todas as suas etapas e formas sob a égide dos valores cristãos. "A espiritualidade e a ciência podem caminhar juntas na construção de um futuro mais responsável e solidário", disse o coordenador da Pastoral. De acordo com ele, o tema do evento, inspirado na Campanha da Fraternidade de 2025, representa o compromisso da PUC Minas em articular ao ensino, pesquisa e extensão uma educação integral e humanizada. Ele frisou que a extensão universitária é um dos campos onde a Pastoral Universitária pode ter um maior impacto, pois permite que o conhecimento acadêmico seja aplicado em ações concretas na sociedade.
Também compuseram a mesa de abertura o pró-reitor de Graduação, professor Eugênio Batista Leite; e o pró-reitor de Pesquisa e de Pós-Graduação, Prof. Dr. Sérgio de Morais Hanriot.
Após a abertura, foi exibido o vídeo Ecologia Integral e Universidade, da Pastoral Universitária; e na sequencia realizada a conferência com o padre Jean Poul Hansen, coordenador de Campanhas da Fraternidade da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e membro do Clero da Diocese de Campanha (MG). A palestra foi mediada pela professora Virgínia Simão Abuhid, do Curso de Ciências Biológicas e coordenadora do Setor de Formação e Curricularização da Proex.
O Grupo de Câmara PUC Minas, regido pelo maestro Daniel Augusto, também participou, executando duas canções antes da mesa de abertura.
Outras informações sobre a Mostra de Extensão no site da Proex.