A segunda devolutiva pública do trabalho realizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da PUC Minas aconteceu na tarde desta quinta-feira, 25 de setembro, no auditório 3 do Campus Coração Eucarístico.
A CPA integra o ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pelo Ministério da Educação (MEC), e é responsável por conduzir os processos de autoavaliação que envolvem toda a comunidade acadêmica, promovendo uma escuta qualificada e contribui diretamente para o planejamento estratégico e para a melhoria contínua da qualidade institucional.
O III CPA Connect teve como principal objetivo proporcionar discussões e reflexões sobre os processos avaliativos no âmbito da Universidade. Os resultados estão disponíveis no site da CPA, dentro do Portal PUC Minas.
Durante o evento foram entregues os certificados do Selo de Ouro para os cursos com maior taxa de respondentes na Autoavaliação Institucional de 2024 e 2025. Veja, ao final do texto, a lista dos agraciados. Os três vencedores do concurso de jingle de chamada e sensibilização para resposta aos questionários da CPA foram anunciados. Os vencedores são: em 3° lugar, João Victor Queiroga da Silva, aluno de Publicidade e Propaganda do Campus São Gabriel; em 2° lugar, o aluno Gustavo Sales Queiroz, do Curso de Publicidade e Propaganda do Campus Coração Eucarístico e em 1º lugar, os alunos do Campus Lourdes, Bernardo Rodrigues de Souza, Frederico de Paula Buzetti Cardoso e Lucas Moretzsohn de Oliveira.
Por uma cultura de avaliação
Para o Reitor da PUC Minas, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, avaliar é sempre um desafio, seja no quesito pessoal, institucional ou corporativo. Segundo ele, os especialistas no campo da personalidade humana afirmam que os indivíduos são os maiores sabotadores da sua própria evolução, raramente enxergando a si próprios sem uma perspectiva enviesada. E, por esconderem-se de si mesmos, correm um risco sério de se acostumarem com aquilo que o espelho os mostra, não se dando conta de que o espelho nada mais é do que reflexo daquilo que o olho busca. Não ultrapassando, portanto, as barreiras que seriam imprescindíveis para o seu próprio crescimento.
Ainda segundo Pe. Luís Henrique, uma cultura de avaliação é aquela que prospecta um futuro melhor, uma vez que quem avalia deseja realmente crescer. Não é à toa que a tradição católica tem a Oração das Completas (Ad Completorium), que encerra o ciclo diurno das orações, na qual os religiosos fazem um exame de consciência.
O Reitor auspiciou que todos sejam mais conscientes da importância da avaliação como uma contribuição generosa e agradecida de cada um e de cada uma, considerando que avaliar significa amar a PUC Minas e querer que ela cresça, oportunizando coisas boas e de realização profissional para a comunidade universitária.
Pe. Luís Henrique também explicou que a PUC Minas já é uma grande universidade graças ao que cada um e cada uma faz, aqui, na sua jornada. Com seu trabalho, seu empenho, sua competência e tantos valores que, para além da ciência, enobrecem o dia a dia de todos. Na concepção do Reitor, quanto mais os professores, alunos e funcionários olharem para a Universidade como um lugar que será melhor no amanhã, dependendo do que for feito hoje, melhor ela será.
O Pró-reitor de Pesquisa e de Pós-Graduação, Prof. Dr. Martinho Campolina Rebello Horta, reafirmou a relevância dos processos avaliativos da CPA em todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Falando sobre a autoavaliação nos 15 programas de pós-graduação stricto sensu, ele afirmou que esse processo traz, inicialmente, o engajamento da comunidade universitária, ao mesmo tempo em que a identificação de pontos fortes e de fragilidades é essencial na orientação de uma melhoria contínua. "Associado a isso nós temos a transparência. Autoavaliar é ser transparente. E, finalmente, autoavaliar os programas é fundamental para um alinhamento com as diretrizes da avaliação quadrienal feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)", explicou.
Já a Pró-reitora de Extensão, Profa. Dra. Cláudia Venturini, ressaltou que a autoavaliação ajuda a verificar o impacto real das ações extensionistas na comunidade, além de contribuir para o alinhamento dos projetos às diretrizes institucionais e assegurar que a extensão seja, de fato, um espaço de aprendizagem, cidadania e diálogo entre os saberes. "Mais do que números e indicadores, a avaliação institucional é um processo coletivo, ético e participativo de toda a comunidade que atua nesse processo. É um convite à escuta, à reflexão e à construção coletiva de uma instituição cada vez mais humana, inovadora e comprometida com o bem comum", refletiu.
Desafios e autoconhecimento
Um dos grandes desafios impostos pelo Artigo 11, da Lei do Sinaes Nº 10861 de 2004, está relacionado à construção de estratégias de sensibilização, mobilização e engajamento dos agentes da Universidade aos processos avaliativos. Foi com essa constatação que a presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Profa. Dra. Tânia Maria Ferreira de Souza, iniciou o seu pronunciamento aos presentes. Para ela, são os alunos, professores e membros do corpo técnico-administrativo que, ao responderem aos questionários, oferecem a matéria prima necessária para preparar o terreno que darão os bons frutos para a instituição.
Fazendo uma analogia com a atividade da CPA e o cuidado preventivo dos exames periódicos que antecipam diagnósticos e propiciam intervenções imediatas e saudáveis, ela convocou "a todos a cuidarem da PUC Minas acionando essa ferramenta valiosa de autoconhecimento que são as avaliações da CPA. Elas nos permitem escanear a Universidade, como um ultrassom que examina o corpo humano em sua profundidade favorecendo, assim, bons diagnósticos e intervenções rápidas e assertivas que viabilizem resultados de excelência e ações de melhoria contínua".
Nesse sentido, avaliar as várias dimensões da instituição permite identificar os problemas a serem sanados, os limites a serem superados e os pontos de melhoria que merecem atenção. "A CPA é o setor responsável por assegurar que as ferramentas de avalição da instituição proporcionem os resultados mais assertivos e úteis à Universidade. Ela é um setor pequeno, mas fundamental, que está em constante sintonia com os anseios da PUC Minas de busca da inovação e excelência na formação acadêmica", avaliou a presidente.
A assessora da Pró-reitoria de Graduação, Profa. Dra. Luciana Lemos Azevedo, representando o Pró-reitor, Professor Eugenio Batista Leite, também esteve presente à mesa solene.
A íntegra dos discursos, homenagens e da mesa de tema Boas práticas no processo de construção de uma cultura avaliativa conduzida pela vice-presidente da CPA, Profa. Jane Carmelita das Dores Garandy de Arruda Barroso, e pelo funcionário da PROGRAD, Renato Luiz Cotta Paiva, sobre a relevância da autoavaliação para os processos regulatórios, no âmbito do SINAES, está disponível na transmissão do evento no canal do Youtube PUC Minas Lives.
Cursos agraciados
A Profa. Dra. Mara Marçal, representando a diretora da Faculdade de Psicologia (Fapsi), Profa. Dra. Mirelle França Michalick-Triginelli, recebeu o certificado pelos cursos de Psicologia dos campi Barreiro e Poços de Caldas.
Representando a Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), pelos cursos de Jornalismo (Poços e São Gabriel), Publicidade e Propaganda (Poços e (São Gabriel), Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual (PUC Minas Virtual), o Prof. Dr. Rodrigo Fortini recebeu o certificado;
Representando a Faculdade Mineira de Direito (FMD), pelos cursos dos campi Arcos, Betim, Poços de Caldas e Serro, a diretora da FMD, Profa. Dra. Wilba Lúcia Maia Bernardes, recebeu o certificado.
A diretora do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Profa. Dra. Soraya de Mattos Camargo Grossmann Almeida, recebeu o certificado pelos cursos de Biomedicina (Betim, Contagem, Lourdes e Poços), os cursos de Enfermagem (Betim e Poços), o curso de Farmácia (Coração Eucarístico), o curso de Fisioterapia (Betim, Coração Eucarístico e Poços), o Curso de Medicina Veterinária (Lourdes e Poços de Caldas), o Curso de Nutrição (Barreiro), o Curso de Fonoaudiologia (Coração Eucarístico), o Curso de Medicina (Contagem), e os cursos de Odontologia (Lourdes e Poços).
Representando o Iceg Escola de Negócios, o diretor, Prof. José Chequer Neto, recebeu o certificado pelos cursos de Administração (Barreiro, Betim, Lourdes, Poços de Caldas e São Gabriel) e pelos cursos de graduação de Ciências Contábeis (Contagem, Lourdes e São Gabriel) e de Ciências Econômicas, dos cursos Superiores de Tecnologia em Logística, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Marketing e Processos Gerenciais da PUC Minas Virtual.
Representando o Instituto de Ciências Exatas e Informática (Icei), o diretor do Icei, Prof. Dr. Max do Val Machado, recebeu o certificado pelos cursos de Ciência da Computação (Coração Eucarístico, Lourdes e Poços de Caldas), de Ciência de Dados (Lourdes), de Engenharia da Computação (Coração Eucarístico, Lourdes e São Gabriel), do Curso de Engenharia de Software (Coração Eucarístico e Lourdes), o Curso de Física (Coração Eucarístico), o Curso de Jogos Digitais (São Gabriel), o Curso de Matemática (Coração Eucarístico), os Cursos de Sistemas de Informação (Barreiro, Contagem e São Gabriel), os Cursos Superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Barreiro, Betim, Contagem e São Gabriel) e os Cursos Superiores de Tecnologia da PUC Minas Virtual em Banco de Dados em Gestão da Tecnologia da Informação, Redes de Computadores e Segurança da Informação.
Representando o Instituto de Ciências Humanas (ICH), o diretor do instituto, Prof. Dr. Alexandre Magno Alves Diniz, recebeu o certificado pelos cursos de Letras (Coração Eucarístico), Pedagogia (PUC Minas Virtual) e Geografia (Coração Eucarístico).
Pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS), a Profa. Dra. Adriana Machado Simões, representando o diretor do ICS, Prof. Dr. Danny Zahreddine, recebeu o certificado pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo (Poços de Caldas e Lourdes), Ciências Sociais (Coração Eucarístico), Relações Internacionais (Lourdes e Poços), Serviço Social (PUC Minas Virtual).
Pelo Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa (IFTDJ), o Prof. Dr. Pe. Márcio Antônio de Paiva recebeu o certificado representando o diretor do IFTDJ, Prof. Evandro Campos Maria, pelo o Curso de Filosofia (Coração Eucarístico).
Representando o Instituto Politécnico (Ipuc), o diretor do Ipuc, Prof. Dr. Lauro Soares de Freitas, recebeu o certificado pelos cursos de Engenharia Aeronáutica (São Gabriel), Engenharia Civil (Barreiro, Coração Eucarístico, Lourdes, Poços de Caldas e São Gabriel), Engenharia de Produção (Barreiro e Lourdes), Engenharia Elétrica (Poços de Caldas), Engenharia Mecânica (Lourdes e São Gabriel), Engenharia Química (Coração Eucarístico), Engenharia de Controle e Automação (Coração Eucarístico), Engenharia de Produção (Poços), Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações (Coração Eucarístico), Engenharia Mecatrônica (Coração Eucarístico) e superiores de tecnologia em Construção de Edifícios (PUC Minas Virtual), Manutenção de Aeronaves (São Gabriel).