A premiação do Festival de Curtas, promovida pela Secretaria de Comunicação da PUC Minas, através da E-motion Audiovisual, em parceria com a Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), aconteceu nesta quarta-feira, 1° de novembro. Na ocasião, foram exibidos dez curtas, dos quais cinco foram premiados. O 4° e o 5º lugares receberam menção honrosa, 2° e 3° receberam o troféu Professor Paulo Pereira e o 1° lugar foi premiado com R$ 2.000.
O Secretário de Comunicação da PUC Minas, Prof. Dr. Mozahir Salomão Bruck, chamou a atenção para três principais pontos sobre a relevância do evento. "Toda a aproximação da E-motion com a FCA ainda é pouco. É um jeito de alimentar o que nos gerou, desde o início com a PUC TV. E, sem os alunos, a E-motion não pode funcionar. O segundo ponto é sobre o novo ecossistema midiático. Nós temos que ser muito bons em imagens, já que as pessoas pensam em imagens. E, em terceiro: se a gente não construir comunidades de afeto, a gente se torna menos forte", concluiu.
"Para a FCA, o Festival de Curtas é muito importante porque contribui para o estímulo e fortalecimento da produção audiovisual dos alunos", afirmou a diretora da FCA, Prof.ª Adelina Martins de La Fuente. "Além disso, é uma excelente oportunidade para promover interações entre os participantes".
O coordenador do Curso de Cinema e Audiovisual, Prof. Dr. Pedro Vaz Perez, recordou sobre o Festival 60.0, que antecedeu o de curtas e permitia produções de até 60 segundos. "Este movimento é muito importante pois valoriza os filmes de dentro da FCA. É uma forma de lembrar da história e celebrar o cinema, os 65 anos da PUC Minas e o Professor Paulo Pereira", disse.
"Além de exibir dez curtas e premiar cinco obras, vamos comemorar os 37 trabalhos enviados", disse a coordenadora da E-motion, Ana Carolina Amaral. "É muito importante para a E-motion participar de um evento desse porte com a FCA".
Banca avaliadora
Após a exibição dos curtas, a banca avaliadora fez considerações. "Escolher os vencedores foi uma responsabilidade muito grande", disse o professor Pedro Vaz Perez. "Tivemos uma heterogeneidade de temas e estilos. Cada um dos dez filmes exibidos hoje possui sua própria verdade".
O Prof. Robertson Burgarelli Mayrink, docente do Curso de Cinema e assessor da Secretaria de Comunicação, contou que é a sua terceira participação como jurado e que é um grande exercício de cinefilia. "Tantas coisas são produzidas aqui que nós até perdemos a referência. O festival dá a oportunidade de conhecer mais aquilo que transcende a sala de aula", disse.
"Tivemos uma pluralidade de produções. Foram documentários, ficções, filmes experimentais", conta a Prof.ª Dra. Clara Albinati. "Recomendo que todo mundo envie na próxima edição. O festival é uma oportunidade de conhecer os trabalhos dos colegas e apresentar os seus. "O momento de avaliação foi muito enriquecedor", relata Ana Carolina Amaral. "Eu gostaria de parabenizar pela coragem todos que enviaram seus trabalhos".
Premiação
Os filmes vencedores foram:
5º lugar – menção honrosa: Zunido, de Isabel Lisboa de Oliveira, João Pedro Oliveira Diniz e Vitória Muniz Ferreira, do Curso de Cinema e Audiovisual.
4° lugar – menção honrosa: c:\lixeira, de Arthur Anderson Quadra Alves da Silva, do Curso de Cinema e Audiovisual.
3° lugar – troféu Professor Paulo Pereira: Blackout, de Bernardo Alves, Carlos Eduardo Baima Bahiense, Gabriel de Assis e Victória Rehfeld, do Curso de Cinema e Audiovisual.
2° lugar – troféu Professor Paulo Pereira: Manhãs de domingo, de Isabel Lisboa de Oliveira, do Curso de Cinema e Audiovisual.
1° lugar – R$ 2.000 e troféu Professor Paulo Pereira: Entre sonhos e barracos, de Arthur Anderson Quadra Alves da Silva, Gabriel Pimenta, Marcelle Won Held e Micaella Matias, do Curso de Cinema e Audiovisual.
O Festival de Curtas foi aberto para alunos de toda a FCA, com cursos nos campi Coração Eucarístico e Poços de Caldas e nas unidades São Gabriel e Praça da Liberdade.
O evento foi transmitido ao vivo, pelo canal do FCA no Youtube. O vídeo ainda está disponível no canal, onde é possível assistir todos os dez curtas exibidos na premiação.
Além dos cinco premiados, os curtas selecionados para a premiação foram: Carolinas – Janaína da Silva Veloso, Passagem, Rosemary, Suficiente e Manual do Acampamento.
Troféu Professor Paulo Pereira
Paulo Pereira lecionou na Universidade durante mais de 40 anos e aposentou-se em 2009. Por meio da FCA, produziu 40 festivais de cinema e 314 filmes de alunos. "Dediquei minha vida inteira para que as pessoas pudessem fazer seus filmes", dizia o professor, que considerava o cinema uma "experiência integral de comunicação". Desde a produção, que envolve um trabalho em equipe, até a projeção do filme, que transmite uma mensagem para o público.
O cinéfilo faleceu em 2016, aos 76 anos. Parte de seu legado na PUC Minas está disponível aqui.