search
 

07/05/2021 10:00

Muniz Sodré reflete sobre sociedade incivil na abertura das comemorações pelo cinquentenário da FCA

"Na passagem da era industrial para a era digital não é apenas o trabalho que se precariza. Agora o que se precariza é a própria vida humana anexada ao capital, e demanda a reconfiguração de suas formas", afirmou Muniz Sodré, ao fazer um convite para a reflexão sobre o papel da comunicação na mídia, na sociedade e na democracia. O escritor, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi o convidado de honra para iniciar as comemorações pelos 50 anos da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da PUC Minas, com uma conferência com o tema do seu mais recente livro, Mídia e Sociedade Incivil, realizada nessa quarta-feira, 5 de maio. Esse foi apenas o primeiro de diversos eventos e atividades que celebram o cinquentenário da Faculdade.

imagem

Muniz Sodré iniciou as comemorações dos 50 anos da FCA com conferência com o tema do seu mais recente livro, "Mídia e Sociedade Incivil"


De acordo com Sodré, "o panorama do incivilismo é um fenômeno refratário aos dispositivos nacionais da sociedade civil, aquela sociedade que correspondia à fase clássica do modo de reprodução capitalista e foi categorizada no século passado por teóricos, por militantes revolucionários". Segundo ele, esse panorama era regido por uma lógica financeira e conservadora, que rejeita as ideologias do bem-estar social da democracia: o neoliberalismo.

Outra característica da sociedade incivil destacada por ele é a publicização de informações sem mediação política e sem a síntese social que convertem dialeticamente o privado em público. "Então, nessa sociedade incivil vai desaparecendo aquele burguês produtivista e acumulador, que foi sonhado pelo liberalismo clássico, para dar lugar à consciência volátil, base do capitalismo financeiro, ao sujeito produzido cada vez mais pela financeirização. Isso não quer dizer que esteja extinta a contradição entre capital e trabalho, mas quer dizer que essa clivagem pode se deslocar para formas não estritamente econômicas", explicou.

Para Sodré, a luta histórica do trabalhador pela reapropriação da mais valia se converte hoje em luta pela historicidade do trabalho humano, ao passo que se desenham perspectivas claras para a substituição maciça da mão de obra viva por robôs. "Os ideais da livre troca do capitalismo produtivista vão dando lugar à violência do capitalismo concorrencial apoiado no livre mercado em que o Estado se equipara ao posto de guardião das novas regras sem abrir mão de velhas vantagens estruturais, que é o poder tributário, que é a força militar, que geralmente estão postos a serviço dos mecanismos de concentração de renda em mãos de elites financeiras", disse, ao citar que esse modelo foi consagrado por dirigentes como o ex-presidente dos EUA, Donald Trump.

Sob o ângulo da geopolítica, a sociedade incivil, de acordo com Sodré, é também uma reverberação antiglobalizante da ordem internacional. "Mas, é uma reverberação também antidemocrática, porque é uma reverberação inimiga aos avanços da cidadania social compatível com o liberalismo clássico", afirmou. Nessa conjuntura, a comunicação vem se expondo e se impondo há décadas como código do novo ordenamento social. "É um novo tipo de hegemonia, que se faz naquilo chamado de midiatização. Eu entendo como midiatização a articulação de organizações e instituições com dispositivos de informação. Esse fenômeno comporta formas diferenciadas a depender da historicidade que particulariza cada território da história nacional".

De acordo com Sodré, a atmosfera liberal persistente nas democracias ocidentais pode se contrapor aos aspectos sombrios da midiatização. O Big Data é um exemplo da midiatização posta a serviço do controle direto da população. "Refiro-me à identificação facial, à atribuição de créditos sociais ou de bônus de comportamentos padronizados, ao sistema de vigilância eletrônica", exemplificou, ao explicar que esse é um breve diagnóstico de um quadro problemático para a sociedade civil e para o futuro da democracia. "É esse quadro problemático que eu estou chamando de sociedade incivil", disse.

Para ele, o grande desafio da democracia pode ser o de se compatibilizar institucionalmente o funcionamento da vida social com as transformações organizacionais tecnológicas trazidas pelo novo modo de organização da sociedade atual, e que esse desafio afeta diversos setores, por exemplo, a educação superior, tecnologia e inteligência artificial. "O mesmo ocorre com a informação pública, que, apesar de todos os avanços técnicos, permanece aquém do fulgor obtido no passado do liberalismo pela imprensa factual e opinativa", disse.

Sodré destacou que de modo geral, apesar de constantemente ameaçadas e da crise generalizada de confiança no funcionamento do sistema democrático, poucos países latino-americanos conseguem mitigar a erosão da esfera pública. "E esse é meu diagnóstico positivo. As democracias não parecem definitivamente condenadas ao fim, elas continuam como caminhos institucionais da soberania da sociedade civil. Quer dizer, as democracias podem ser imperfeitas, mas elas ainda oferecem vias potencialmente alternativas à intolerância, ao arbítrio e à força como nós vimos aqui em todas as falas que me antecederam, como as dos professores Lélio e Mozahir, do Dom Walmor e de Dom Mol. Impressionantes falas institucionais de soberania da sociedade civil, mas para que isso seja efetivo, seria, talvez, necessário nós nos desembaraçarmos das ilusões liberais do parlamentarismo que se edificou no passado", afirmou, reforçando a necessidade de recompor o sistema político, considerando as exigências históricas da economia e da tecnologia, considerando seus impactos nas formas de vida e as formas de consciência coletiva. O professor dissertou sobre a precarização não apenas do trabalho, mas da vida humana, e como política, economia, mídia e comunicação influenciam nesse processo. Ele também destacou a necessidade de recomposição desse cenário para que a sociedade civil seja restaurada.

"Em meio à onda de choque da decomposição conceitual, em que se decompõe a história, a verdade, a modernidade, a arte, a representação, a política parlamentar, o pleno emprego, a utopia, a fé religiosa, substituída pelo bem-estar financeiro, pela moeda, cabe perguntar se diante da simulação generalizada ou homens ainda podem ser ditos humanos ou se as democracias ainda podem ser realmente democráticas. E se as sociedades ainda podem ser sadias. Então, por menos que uma etimologia valha reflexivamente no jogo da historicidade, há uma camada temática da ideia de humano que, talvez, possa servir de referência para a redescrição da presença física do homem sobre a terra como uma plataforma política. Portanto, não há solução sem política. Mas, de que política eu falo? Da política civil, agregativa e construtiva de um bem comum. Essa plataforma política é fundamental e necessária para que nós reivindiquemos de modo permanente a vida. A política é uma reinvindicação permanente da vida. Nesse plano é que se concebe a liberdade, e liberdade não é a dispersão voluntariosa do sujeito. Liberdade é a dinâmica politicamente ativa do comum."

E destacou o papel da comunicação nesse processo. "A recomposição política é a recomposição dos circuitos comunitários da comunicação, onde estão fermentando formas novas de pensar e de sentir, que são mais movidas pela estética que por agenciamentos políticos tradicionais, ou seja, pela cultura. Isso requer uma concertação histórica de frentes amplas capazes de imobilizar e de envolver o que exista de civil, de alternatividade, de diversidade, possíveis de serem abrangidas pela palavra civil", finalizou.

A conferência de Mídia e a Sociedade Incivil, de Muniz Sodré, pode ser conferida na íntegra, no canal PUC Minas Lives, no YouTube.

 

FCA: 50 anos de serviço à sociedade

Nos discursos de abertura a solenidade de comemoração pelo cinquentenário da FCA, professores descreveram o tamanho e a importância da Faculdade para a Universidade, a sociedade e a história. Para a professora Adelina Martins de La Fuente, presidente da comissão de comemorações dos 50 anos da FCA, é um orgulho e uma alegria participar desse momento histórico. "A história da FCA foi construída por milhares de pessoas. São muitos professores e funcionários que se dedicam dia a dia para formar profissionais críticos, éticos e humanos. E muitos alunos que vão para o mercado com uma grande bagagem de conhecimento e a grande responsabilidade de exercer a comunicação de forma séria e competente", afirmou.

A professora Viviane Maia Vilas Boas, chefe do Departamento e Comunicação Social e coordenadora do Curso de Jornalismo, lembrou que a Faculdade evoluiu de acordo com as demandas da sociedade e do mercado de trabalho, e que presenciar a eclosão de paradigmas e o surgimento de novos caminhos é o que move e motiva. "Se não temos mais as certezas que tínhamos, temos novos horizontes que se abrem. E a FCA chega aos 50 anos jovem, atenta às informações, mas, ao mesmo tempo, madura, com compromissos, marcas e valores que lhes são próprios e muito caros: a formação pautada pela ética, pensamento crítico e pelos valores humanistas. Uma formação também muito afetiva, marcada pelo sorriso e pelo acolhimento", disse ao afirmar que várias gerações de profissionais formadas na Faculdade conhecem esses valores, cada dia mais fundamentais para a sociedade.

O diretor da FCA e secretário de Comunicação da Universidade, professor Mozahir Salomão Bruck, afirmou que todos os que passaram pela FCA aprenderam o profundo sentido da palavra diversidade, a necessidade do exercício da empatia e a urgência da tolerância, características fundamentais para o humanismo, e que o afeto é a ponte que os leva às mais variadas lembranças de momentos doces, ternos, sofridos e conflitantes, mas, todos demasiadamente humanos. "Nostalgia é mais que um sentimento, é uma postura diante da vida que corre. Pois então, reflexivamente nostálgica, do rico passado que a instituiu, a FCA tem o discernimento de que é no presente que tem que lançar as bases para um devir que se aproxima cada vez mais rápido, cada vez mais envolto na capacidade que é própria do mundo contemporâneo", afirmou ao descrever as dimensões atuais da Faculdade: nove ofertas de graduação presencial e um tecnólogo a distância, um programa de mestrado e 33 cursos de pós-graduação lato sensu. Estrutura essa que é composta por 70 professores, 21 funcionários e cerca de dois mil alunos.

imagem

Dom Walmor: "A PUC Minas, maior universidade católica do mundo em número de alunos, mas também em excelência, é um orgulho para a Arquidiocese de BH e para toda a Igreja"



O professor afirmou que, mesmo em um ano especialmente desafiador devido à pandemia, a FCA está em intenso movimento, se superando e se reinventando. A prova disso é a criação do novo tecnólogo EAD em Produção Audiovisual, no Campus Poços de Caldas, e do bacharelado em Publicidade e Propaganda, também EAD, na Unidade Praça da Liberdade, previstos para serem ofertados em 2022. "São novos passos rumo a uma educação que se reconfigura.Por isso, estamos aqui agora entrincheirados pela memória e a promessa, celebrando a nossa história, mas conjurando o futuro, nesse jogo temporal entre o passado e o devir. Teremos na FCA de hoje muito mais do que amanhãs possíveis, teremos amanhãs desejáveis. Vamos juntos, todos, contornando as dificuldades, seguindo sempre em frente, animados e agradecidos pela oportunidade e pela possibilidade de lutar", disse.

O fundador da FCA e primeiro diretor, no período de 1971 a 1976, Lélio Fabiano Santos, lembrou que a Faculdade foi criada durante a ditadura, dois anos após o AI-5, e pediu para os atuais alunos jamais se esquecerem de que, para haver hoje uma faculdade livre, muitos professores e alunos  tiveram que lutar. "Comemoramos esses 50 anos em um momento tão difícil quanto aquele em que nascemos. E, hoje, o apelo que eu faço é para que não haja em nossa escola ninguém que tente achar, como alguns irresponsáveis que saem gritando às ruas, que a ditadura foi boa", disse.

Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, afirmou que a FCA trabalha os princípios do respeito ao outro, à diferença e à tolerância, e que isso foi aprendido junto com a defesa da liberdade. "É um grupo diferente, mas muito sensível: a sensibilidade social, à arte e ao outro. É um grupo que engrossa a voz para falar da sua indignação diante de tudo o que está errado sob o ponto de vista ético, social e de restrição às liberdades. E ao mesmo tempo é um grupo que fala baixo, abraça e chora. Essas marcas fazem com que a gente respeite a comunicação", disse, ao afirmar que a FCA colocou profissionais da mais alta categoria em inúmeros espaços, em todos os lugares onde a comunicação está presente.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo, grão-chanceler da PUC Minas, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), parabenizou a FCA e a todos que compõem essa rica história "não apenas pelo tempo transcorrido, que é muito significativo, é um jubileu de ouro, mas também pelos feitos, conquistas e importância em assuntos tão estratégicos e de grande definição para a vida, mundo, sociedade e Igreja, que é exatamente a comunicação e a arte"., disse, ao lembrar que o cinquentenário da FCA coincide com o centenário da Arquidiocese de BH, e que "a PUC Minas, maior universidade católica do mundo em número de alunos, mas também em excelência, é um orgulho para a Arquidiocese de BH e para toda a Igreja".

Também participaram da mesa de abertura virtual a pró-reitora de Graduação, professora Maria Inês Martins; o pró-reitor de Extensão, professor Wanderley Chieppe Felippe, e o pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação, professor Sérgio Morais Hanriot, além do cantor Rodrigo Borges, egresso do Curso de Publicidade e Propaganda, que fez uma apresentação musical.

 

Assessoria de Imprensa

PUC Minas

 

 

Evento discute a implementação da Renda Básica Universal no Brasilhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/XXXXXXXXXXXXXXX.aspxEvento discute a implementação da Renda Básica Universal no Brasil11/06/2021 19:00:0031/12/2021 03:00:00Não
PUC Minas doa 2 mil ampolas de medicamento para intubação à Secretaria de Saúde de Poços de Caldashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-doa-2-mil-ampolas-de-medicamento-para-intubação-à-Secretaria-de-Saúde-de-Poços-de-Caldas.aspxPUC Minas doa 2 mil ampolas de medicamento para intubação à Secretaria de Saúde de Poços de Caldas10/06/2021 12:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Professor Cástor Cartelle recebe título de cidadão honorário de Pedro Leopoldohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Professor-Cástor-Cartelle-recebe-título-de-cidadão-honorário-de-Pedro-Leopoldo.aspxProfessor Cástor Cartelle recebe título de cidadão honorário de Pedro Leopoldo08/06/2021 21:00:0031/12/2021 03:00:00Não
Professores e estudantes do Curso de Enfermagem participam da vacinação da população de BH contra a Covid-19https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Professores-e-estudantes-do-Curso-de-Enfermagem-participam-da-vacinação-da-população-de-BH-contra-a-Covid-19.aspxProfessores e estudantes do Curso de Enfermagem participam da vacinação da população de BH contra a Covid-1908/06/2021 15:00:0001/01/2022 02:55:00Não
#fapsicomvc discute o adoecimento físico e mental de indígenas atingidos pelo rompimento de barragem em Brumadinhohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/fapsicomvc-discute-o-adoecimento-físico-e-mental-de-indígenas-atingidos-pelo-rompimento-de-barragem-em-Brumadinho.aspx#fapsicomvc discute o adoecimento físico e mental de indígenas atingidos pelo rompimento de barragem em Brumadinho07/06/2021 20:00:0001/11/2021 02:00:00Não
Dia Mundial do Meio Ambientehttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Dia-Mundial-do-Meio-Ambiente.aspxDia Mundial do Meio Ambiente05/06/2021 03:05:0001/01/2022 02:55:00Não
PUC Play: Contribuições dos Cursos da Saúde na Pandemiahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Play-Contribuições-dos-Cursos-da-Saúde-na-Pandemia.aspxPUC Play: Contribuições dos Cursos da Saúde na Pandemia04/06/2021 14:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Inscrições para o 2º semestre no Curso de Medicina do Campus Betimhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Inscrições-para-o-2º-semestre-no-Curso-de-Medicina-do-Campus-Betim-.aspxInscrições para o 2º semestre no Curso de Medicina do Campus Betim04/06/2021 14:00:0017/06/2021 02:55:00Não
PUC Minas cria Comissão Permanente de Rankings Internacionaishttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-cria-Comissão-Permanente-de-Rankings-Internacionais.aspxPUC Minas cria Comissão Permanente de Rankings Internacionais02/06/2021 20:00:0031/12/2021 03:00:00Não
PUC Minas terá posto de vacinação contra a Covid-19, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-terá-posto-de-vacinação-contra-a-Covid-19,-em-parceria-com-a-Secretaria-Municipal-de-Saúde-.aspxPUC Minas terá posto de vacinação contra a Covid-19, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde 31/05/2021 18:00:0010/07/2021 02:00:00Não
Seleção externa de professores para a PUC Minashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/1-externa-de-professores-para-a-PUC-Minas.aspxSeleção externa de professores para a PUC Minas26/05/2021 12:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Curso de Arquitetura e Urbanismo vence prêmio nacional do 27º Congresso Mundial de Arquitetoshttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Curso-de-Arquitetura-e-Urbanismo-vence-prêmio-nacional-do-27º-Congresso-Mundial-de-Arquitetos.aspxCurso de Arquitetura e Urbanismo vence prêmio nacional do 27º Congresso Mundial de Arquitetos25/05/2021 18:45:0031/12/2030 03:00:00Não
Liga acadêmica de Engenharia de Produçãohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Liga-acadêmica-de-Engenharia-de-Produção.aspxLiga acadêmica de Engenharia de Produção25/05/2021 17:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Contextus: desmonte de políticas públicas agrava efeitos da pandemia e traz de volta o fantasma da fomehttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Nova-edição-Contextus-desmonte-de-políticas-públicas-agrava-efeitos-da-pandemia-e-traz-de-volta-o-fantasma-da-fome.aspxContextus: desmonte de políticas públicas agrava efeitos da pandemia e traz de volta o fantasma da fome25/05/2021 15:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Edição Especial da Mostra de Cinema Argentino de Mujeres tem o apoio da PUC Minashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Edição-Especial-da-Mostra-de-Cinema-Argentino-de-Mujeres-–-Retrospectiva.aspxEdição Especial da Mostra de Cinema Argentino de Mujeres tem o apoio da PUC Minas25/05/2021 12:00:0031/12/2021 03:00:00Não
PUC Play PUC Minas: como a Indústria 4.0 está mudando a engenhariahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Play-PUC-Minas-como-a-Indústria-4-0-está-mudando-a-engenharia.aspxPUC Play PUC Minas: como a Indústria 4.0 está mudando a engenharia24/05/2021 11:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Dia Mundial da Biodiversidade: importância da preservação do planeta Terrahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Dia-Mundial-da-Biodiversidade-importância-da-preservação-do-planeta-Terra.aspxDia Mundial da Biodiversidade: importância da preservação do planeta Terra22/05/2021 10:00:0031/12/2021 03:00:00Não
Professores da FCA compõem Comissão Julgadora do 53º Prêmio Margarida de Prata, da CNBBhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Professores-da-FCA-compõem-Comissão-Julgadora-do-53º-Prêmio-Margarida-de-Prata,-da-CNBB.aspxProfessores da FCA compõem Comissão Julgadora do 53º Prêmio Margarida de Prata, da CNBB21/05/2021 20:00:0031/12/2021 03:00:00Não
Dia Internacional dos Museushttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Dia-Internacional-dos-Museus.aspxDia Internacional dos Museus18/05/2021 03:05:0001/01/2022 02:55:00Não
Inscrições para o Curso de Medicina do Campus Betim com ingresso no segundo semestre/2021https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Inscrições-para-o-Curso-de-Medicina-do-Campus-Betim-com-ingresso-no-segundo-semestre2021.aspxInscrições para o Curso de Medicina do Campus Betim com ingresso no segundo semestre/202114/05/2021 11:00:0017/06/2021 02:55:00Não
Extremismo ideológico é tema da edição 23 da Revista PUC Minashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Extremismo-ideológico-é-tema-da-edição-23-da-Revista-PUC-Minas.aspxExtremismo ideológico é tema da edição 23 da Revista PUC Minas13/05/2021 21:30:0031/12/2021 03:00:00Não
Campanha FCA Solidáriahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Campanha-FCA-Solidária.aspxCampanha FCA Solidária13/05/2021 13:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Cinquenta anos de Extensão na FCAhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Cinquenta-anos-de-Extensão-na-FCA.aspxCinquenta anos de Extensão na FCA13/05/2021 00:00:0001/08/2021 02:00:00Não
Muniz Sodré reflete sobre sociedade incivil na abertura das comemorações pelo cinquentenário da FCAhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/FCA-Muniz-Sodré-reflete-sobre-sociedade-incivil-na-abertura-das-comemorações-pelo-cinquentenário-da-Faculdade-de-Comunicaçã.aspxMuniz Sodré reflete sobre sociedade incivil na abertura das comemorações pelo cinquentenário da FCA07/05/2021 13:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Economia solidária a serviço do ser humanohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Economia-solidária-a-serviço-do-ser-humano-.aspxEconomia solidária a serviço do ser humano06/05/2021 19:00:0031/12/2021 03:00:00Não
PUC Minas Poços de Caldas doa cinco respiradores de alta tecnologia à Secretaria de Saúdehttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-Poços-de-Caldas-doa-cinco-respiradores-de-alta-tecnologia-à-Secretaria-de-Saúde.aspxPUC Minas Poços de Caldas doa cinco respiradores de alta tecnologia à Secretaria de Saúde05/05/2021 18:00:0031/12/2021 03:00:00Não
PUC Play: Vagas na área de TI: o céu é o limite?https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Play-Vagas-na-área-de-TI-o-céu-é-o-limite-.aspxPUC Play: Vagas na área de TI: o céu é o limite?04/05/2021 18:00:0001/01/2022 02:55:00Não
SCImago: PUC Minas se destaca em ranking internacionalhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/SCImago-PUC-Minas-se-destaca-em-ranking-internacional.aspxSCImago: PUC Minas se destaca em ranking internacional30/04/2021 18:05:0031/12/2021 03:00:00Não
Retorno das missas presenciais ao Centro de Espiritualidade no Campus Coração Eucarísticohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Retorno-das-missas-presenciais-ao-Centro-de-Espiritualidade-do-Coração-Eucarístico.aspxRetorno das missas presenciais ao Centro de Espiritualidade no Campus Coração Eucarístico30/04/2021 13:00:0001/01/2022 02:55:00Não
PUC Minas obtém ótimo desempenho no IGC 2019https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-obtém-ótimo-desempenho-no-IGC-2019.aspxPUC Minas obtém ótimo desempenho no IGC 201929/04/2021 15:00:0031/12/2021 03:00:00Não
Clínicas de Odontologia e demais atividades práticas do ICBS da PUC Minas retomam os atendimentos à comunidadehttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Clínicas-de-Odontologia-e-demais-atividades-práticas-do-ICBS-da-PUC-Minas-retomam-os-atendimentos-à-comunidade.aspxClínicas de Odontologia e demais atividades práticas do ICBS da PUC Minas retomam os atendimentos à comunidade29/04/2021 12:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Dia Mundial da Educação: Brasil ainda tem longo caminho a percorrerhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Dia-Mundial-da-Educação-Brasil-ainda-tem-longo-caminho-a-percorrer.aspxDia Mundial da Educação: Brasil ainda tem longo caminho a percorrer28/04/2021 03:00:0031/12/2021 03:00:00Não
Funcionários de instituições ligadas à Anec desfrutam de desconto no mestrado e doutorado da PUC Minashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Funcionários-de-instituições-ligadas-à-Anec-desfrutam-de-desconto-no-mestrado-e-doutorado-da-PUC-Minas.aspxFuncionários de instituições ligadas à Anec desfrutam de desconto no mestrado e doutorado da PUC Minas26/04/2021 13:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Cursos de Saúde da PUC Minas retomam aulas práticas presenciaishttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Cursos-de-Saúde-da-PUC-Minas-retomam-aulas-práticas-presenciais.aspxCursos de Saúde da PUC Minas retomam aulas práticas presenciais23/04/2021 18:40:0031/12/2021 03:00:00Não
PUC Minas é novamente a única universidade particular de Minas Gerais no Times Higher Education Impact Ranking 2021https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-é-novamente-a-única-universidade-particular-de-Minas-Gerais-no-Times-Higher-Education-Impact-Ranking-2021.aspxPUC Minas é novamente a única universidade particular de Minas Gerais no Times Higher Education Impact Ranking 202123/04/2021 13:00:0031/12/2021 03:00:00Não
PUC Minas entre as escolas com melhores resultados na colocação profissional na indústria de videogameshttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-entre-as-escolas-com-melhores-resultados-na-colocação-profissional-na-indústria-de-videogames.aspxPUC Minas entre as escolas com melhores resultados na colocação profissional na indústria de videogames16/04/2021 18:00:0001/01/2022 02:55:00Não
CNBB divulga mensagem ao povo brasileiro por ocasião da 58ª Assembleia Geralhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/CNBB-divulga-mensagem-ao-povo-brasileiro-por-ocasião-da-58ª-Assembleia-Geral.aspxCNBB divulga mensagem ao povo brasileiro por ocasião da 58ª Assembleia Geral16/04/2021 15:00:0001/01/2022 02:55:00Não
XXV Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais (Eneri)https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/XXV-Encontro-Nacional-de-Estudantes-de-Relações-Internacionais-(Eneri).aspxXXV Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais (Eneri)12/04/2021 14:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Aula conjunta da FCA, ICH e ICS: padre Júlio Lancellotti reflete sobre como fazer da cidade um espaço mais igualitáriohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Aula-conjunta-da-FCA,-ICH-e-ICS-padre-Júlio-Lancellotti-reflete-sobre-como-fazer-da-cidade-um-espaço-mais-igualitário.aspxAula conjunta da FCA, ICH e ICS: padre Júlio Lancellotti reflete sobre como fazer da cidade um espaço mais igualitário07/04/2021 19:10:0031/12/2021 03:00:00Não
Processo Seletivo Simplificado: inscrições abertas para ingresso no segundo semestrehttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Processo-Seletivo-Simplificado-inscrições-abertas-para-ingresso-no-segundo-semestre-.aspxProcesso Seletivo Simplificado: inscrições abertas para ingresso no segundo semestre07/04/2021 18:00:0001/10/2021 02:55:00Não
PUC Minas e outras Instituições da Arquidiocese de BH apoiam medidas de restrição em temploshttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Instituições-da-Arquidiocese-de-BH-e-PUC-Minas-apoiam-medidas-de-restrição-em-templos,-na-travessia-do-pior-momento-da-pand.aspxPUC Minas e outras Instituições da Arquidiocese de BH apoiam medidas de restrição em templos05/04/2021 20:50:0001/08/2021 02:00:00Não
Missa de Páscoa reúne comunidade eclesial e acadêmica no ambiente onlinehttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Missa-de-Páscoa-reúne-comunidade-eclesial-e-acadêmica-no-ambiente-online.aspxMissa de Páscoa reúne comunidade eclesial e acadêmica no ambiente online05/04/2021 12:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Série Saber pra quê? será exibida na programação do Canal Futurahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Série-Saber-pra-quê-será-exibida-na-programação-do-Canal-Futura.aspxSérie Saber pra quê? será exibida na programação do Canal Futura31/03/2021 17:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Semana Santa na PUC Minas terá programação onlinehttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Semana-Santa-na-PUC-Minas-terá-programação-online.aspxSemana Santa na PUC Minas terá programação online29/03/2021 14:30:0031/12/2021 03:00:00Não
PUC Minas Poços de Caldas doa 5 mil litros de álcool e 500 coletores à Prefeitura Municipalhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-Poços-de-Caldas-doa-5-mil-litros-de-álcool-e-500-coletores-à-Prefeitura-Municipal.aspxPUC Minas Poços de Caldas doa 5 mil litros de álcool e 500 coletores à Prefeitura Municipal29/03/2021 12:45:0031/12/2021 03:00:00Não
Documentário produzido por estudantes da PUC São Gabriel será exibido na Rede Minashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Documentário-produzido-por-estudantes-da-PUC-São-Gabriel-será-exibido-na-Rede-Minas.aspxDocumentário produzido por estudantes da PUC São Gabriel será exibido na Rede Minas25/03/2021 12:00:0001/01/2022 02:55:00Não
PUC Minas declara luto por três dias pelas 300 mil vítimas da Covid-19https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-declara-luto-por-três-dias-pelas-300-mil-vítimas-da-Covid-19.aspxPUC Minas declara luto por três dias pelas 300 mil vítimas da Covid-1924/03/2021 20:15:0031/12/2021 03:00:00Não
PUC Minas se solidariza com famílias das vítimas da Covid-19https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-se-solidariza-com-famílias-das-vítimas-da-Covid-19.aspxPUC Minas se solidariza com famílias das vítimas da Covid-1919/03/2021 19:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Reitor da PUC Minas assina manifesto Vida Acima de Tudohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Reitor-da-PUC-Minas-assina-manifesto-.aspxReitor da PUC Minas assina manifesto Vida Acima de Tudo18/03/2021 21:50:0001/01/2022 02:00:00Não
PUC Play PUC Minas: Universidade lança podcast nesta quinta-feirahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Play-PUC-Minas-Universidade-lança-podcast-nesta-quinta-feira.aspxPUC Play PUC Minas: Universidade lança podcast nesta quinta-feira18/03/2021 17:00:0001/01/2022 02:55:00Não

Acesse as redes sociais.

Instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte

A Sociedade Mineira de Cultura é uma entidade beneficente da área de educação, portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS-Educação.