03/07/2024 15:00
O Curso de Engenharia Elétrica da PUC Minas Campus Coração Eucarístico foi acreditado pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul e Estados Associados (Arcu-Sul). A designação tem como objetivo garantir os níveis de qualidade acadêmicos e científicos dos cursos. A acreditação é válida até 20 de junho de 2030.
Estudantes formados em cursos acreditados pelo Arcu-Sul têm a prerrogativa da tramitação simplificada para revalidação do diploma nos países participantes do sistema (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru). A Coordenadora do Curso, Profa. Dra. Maria Luisa Grossi Vieira Santos, aponta que o selo é um reconhecimento social e de prestígio acadêmico, com destaque internacional e que aumenta a possibilidade de empregos no Mercosul.
"Esse processo, além de permitir uma conquista de grande relevância, foi uma oportunidade ímpar para validar o reconhecimento do Curso de Engenharia Elétrica pelo mercado, por meio da participação efetiva de empresas renomadas, bem como vivenciar o reconhecimento, gratidão, comprometimento e carinho de dezenas de egressos com a instituição", afirma.
No Brasil, o responsável pela operacionalização do Arcu-Sul é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O sistema de avaliação busca a melhoria permanente de formação com padrões de qualidade requeridos para a promoção do desenvolvimento econômico, social, político e cultural.
Os principais itens avaliados são: atividades acadêmicas, de pesquisa e extensão desenvolvidas no curso; infraestrutura do curso e da Universidade; currículo lattes dos professores; acompanhamento de egressos; patentes e publicações; estágios; intercâmbios; suporte psicopedagógico; corpo técnico e administrativo; e programas voltados ao auxílio e o bem-estar dos alunos.