31/10/2023 15:00
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), divulgou nesta terça-feira, 31 de outubro, os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022.
Dos 47 cursos de graduação da PUC Minas avaliados nesta edição do Exame, um obteve a nota 5 (Psicologia Praça da Liberdade) e 27 a nota 4. São eles:
Administração (Barreiro, Coração Eucarístico, Poços de Caldas, Praça da Liberdade e São Gabriel), Ciências Contábeis (Barreiro, Coração Eucarístico, Contagem e São Gabriel), Direito (Coração Eucarístico, Praça da Liberdade, São Gabriel e Uberlândia), Jornalismo (Coração Eucarístico), Psicologia (Poços de Caldas), Publicidade e Propaganda (Coração Eucarístico e Poços de Caldas), Relações Internacionais (Coração Eucarístico, Poços de Caldas e Praça da Liberdade), Serviço Social (Coração Eucarístico) e Teologia (Coração Eucarístico). Os cursos de ensino a distância em Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Comércio Exterior e Tecnologia em Gestão Comercial.
Outros 19 cursos obtiveram nota 3:
Administração (Betim e Contagem), Ciências Econômicas (Coração Eucarístico), Direito (Arcos, Barreiro, Betim, Contagem, Poços de Caldas e Serro), Publicidade e Propaganda (Praça da Liberdade), Jornalismo (São Gabriel), Publicidade e Propaganda (São Gabriel), Psicologia (Betim, Coração Eucarístico e São Gabriel), Teologia (Uberlândia). Os cursos de ensino a distância em Tecnologia em Marketing, Tecnologia em Logística e Tecnologia de Gestão em Recursos Humanos.
Na edição de 2022 do Enade, 26 áreas de avaliação fizeram parte do exame em todo o Brasil.
O Enade é resultado da aplicação das provas aos estudantes concluintes dos cursos de graduação das instituições de ensino superior brasileiras. O conceito resulta do desempenho dos alunos de graduação na prova, que contém questões de formação geral e componentes específicos de cada curso. As médias obtidas pelos alunos são padronizadas, de acordo com a média brasileira e o desvio padrão, em conceitos que vão de um a cinco. O conceito 3 é atribuído aos cursos que estão na média ou próximos a ela, 1 e 2 aos que estão abaixo e 4 e 5 aos que estão acima.
Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Assessoria de Imprensa