19/11/2024 14:00
Nesta segunda-feira, 18 de novembro, a Pró-reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação da PUC Minas promoveu o primeiro Conexão PUCTEC, intitulado Comportamento Empreendedor e a Inteligência Artificial Centrada no Ser Humano. A iniciativa, que reuniu especialistas para debater inovação, empreendedorismo e o futuro das startups, contou com palestras de Renata Horta, diretora da Troposlab, e o Prof. Dr. Humberto Torres, coordenador do PUCTEC, que compartilharam visões e experiências com os participantes.
A abertura do evento contou com a fala do Prof. Dr. Sérgio de Morais Hanriot, Pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação da Universidade, que destacou a relevância histórica e acadêmica da PUC Minas, que, em seus mais de 60 anos de existência, se consolidou como a maior universidade católica do mundo, com forte compromisso com a inovação. Segundo ele, "o PUCTec é um programa ainda perene que busca atrair talentos e oferecer todo o suporte necessário para que ideias inovadoras se transformem em negócios de sucesso".
A participação de Renata Horta trouxe reflexões sobre o impacto das mudanças tecnológicas no mercado e na sociedade. Em sua fala, ela ressaltou como os "superpoderes" — motivação, realização e relação — podem transformar empresas e ecossistemas de inovação. "Estamos vivendo um momento de intensas transformações. O mundo atual nos desafia a criar soluções inovadoras com responsabilidade e propósito", afirmou.
Humberto Torres complementou a discussão com reflexões sobre inteligência artificial centrada no ser humano, enfatizando a importância de aliar tecnologia à ética, privacidade e transparência para promover negócios escaláveis e sustentáveis. Ele também apresentou como a IA pode impulsionar vendas, reduzir custos e gerenciar o crescimento das startups por meio de automação e análise preditiva.
O evento reflete o compromisso do PUCTEC com desenvolvimento de soluções baseadas em conhecimento, reunindo alunos, professores e parceiros para transformar ideias em impacto real.