01/07/2019 16:30

Comunidade de Brumadinho conhece projetos da PUC Minas

Fernando Ávila

imagem

Aposentada Edna durante atendimento com aluna

"Vamos começar a trabalhar a partir do que encontrarmos aqui. A gente vai trabalhar junto. Não vamos fazer nenhum milagre, mudar essa realidade. O que aconteceu aconteceu, fruto de uma grande irresponsabilidade, descaso com a vida. Brumadinho vai servir de exemplo para Minas Gerais, para o Brasil e para o mundo", pontuou o pró-reitor de Extensão, professor Wanderley Chieppe Felippe, durante evento para a apresentação de projetos vinculados ao programa de extensão PUC Minas e Brumadinho – Unindo Forças.  

Realizado pela Universidade, em parceria com a Arquidiocese de Belo Horizonte, o encontro, que reuniu alunos, professores, funcionários das duas instituições e pessoas da comunidade de Brumadinho, aconteceu na manhã e tarde do último sábado, 29 de junho, no Santuário Nossa Senhora do Rosário (Centro de Líderes), no bairro Santa Cruz, em Brumadinho. O objetivo foi discutir estratégias de fortalecimento das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, no final de janeiro deste ano. Os projetos, que serão implementados com mais intensidade a partir de agosto, estão inseridos nos seguintes eixos temáticos: jurídico-contábil; educativo/lúdico; gestão; psicossocial e sociocomunitário; saúde animal; saúde humana; e socioambiental.

Fernando Ávila

imagem

Prof. Wanderley visita exposição de fotos de projeto

Em seu pronunciamento, que ocorreu de modo informal e em meio aos presentes, o professor ressaltou o diagnóstico elaborado pelos cursos de Psicologia e Serviço Social, envolvendo professores e um grupo de mais de 30 estudantes, que estiveram em campo nos últimos dois meses para identificar qual a atual situação do município, as principais necessidades e problemas enfrentados pelas comunidades. "O que nós queremos não é trazer as coisas prontas, é aprender com Brumadinho o que é preciso fazer", disse.

A articuladora social da Arquidiocese, Marina Oliveira, que atuou na organização e divulgação do evento junto às comunidades, destacou a satisfação de ver o salão do Santuário com tantas pessoas juntas: "Ver esse lugar preenchido de gente, de força, de luta, traz muita esperança. Faz a gente lembrar que a vida vence a morte, que a luz vence a treva e que a nossa caminhada é de luta e oração, como as comunidades nos mostraram".

A moradora de Brumadinho Edna Geralda Silva, 66 anos, veio conhecer os projetos e afirmou ter aprendido a cuidar melhor da saúde após as orientações dos alunos. "Sou pré-diabética, tenho pressão alta e casos de pessoas que sofreram infarto na família. Então, isto aqui foi ótimo, um aprendizado mesmo", disse. A aposentada, que trabalha vendendo artesanato e produtos alimentícios, sentiu nos negócios o efeito do rompimento da barragem. Mas, segundo ela, a situação "está melhorando".

A abertura do evento contou com a apresentação cultural do grupo Moçambique de Nossa Senhora do Rosário, das comunidades quilombolas de Sapé e Marinhos, de Brumadinho. Na ocasião, o grupo prestou uma homenagem às vítimas do rompimento da barragem, tendo como inspiração o poema Lamento, escrito por Dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.         

Para Dom Vicente, responsável pela região episcopal Nossa Senhora do Rosário, cuja sede está em Brumadinho, o encontro foi importante por ajudar a criar laços de diálogo e conhecimento entre Universidade e comunidade. "Pude perceber essa troca, esse intercâmbio, foi um momento de a gente criar de fato um ponto de encontro, porque os projetos vão sendo construídos. Não adianta nada a gente decidir para o outro o que é bom para ele; ele tem que participar e dizer o que deseja. Creio que essas formas de construção são muito importantes", disse. De acordo com ele, a Arquidiocese e a PUC Minas estão "todos abraçados em uma mesma causa, que é o amparo, a promoção, a construção de projetos com as pessoas, sobretudo que são vitimadas, que estão sofrendo por este momento, esta tragédia, esse crime que aconteceu e afeta toda a nossa região e, claro, toda a Arquidiocese".

Estiveram presentes no evento os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Comunicação Social, Direito, Economia, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Letras, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia e Serviço Social, juntamente com alunos desses e de outros cursos, além da Pastoral Universitária, que apoiou a organização.   

Participaram também integrantes de movimentos sociais organizados, os índios pataxós da aldeia Naôxohã, localizada entre os municípios de Brumadinho, São Joaquim de Bicas e Mário Campos. Eles expuseram peças de artesanato confeccionadas por eles, como colares, pulseiras, brincos, arco e flecha, entre muitos outros.

Fernando Ávila

imagem

Profa. Virgínia conversa com moradores de Brumadinho


Espaço de formação

Um dos projetos participantes do encontro foi o Escola Livre de Formação, coordenado pela professora Virgínia Simão Abuhid, do Curso de Ciências Biológicas. "A nossa proposta é ser um espaço de formação para a comunidade, atuando em três eixos principais – saúde, educação e meio ambiente –, a partir da perspectiva da própria comunidade", explicou. Ela conta que o projeto é multidisciplinar e envolve alunos de vários cursos, principalmente os de licenciatura, além de atuar em parceria com a Aderi, a Agência de Desenvolvimento Integrado da Arquidiocese de Belo Horizonte. A percepção, de acordo com ela, é de que o projeto possa ser um espaço de articulação entre as diversas iniciativas da Universidade e uma ponte entre as ações e a comunidade de Brumadinho.

A estudante Sabrina Elis Cândido Gonçalves, do 7º período do Curso de Geografia, e extensionista do projeto considerou importante a iniciativa da Universidade. "Achei muito interessante pela proatividade de todos e o interesse de querer ajudar a população", disse a aluna, que é natural de Brumadinho. Para ela, o fato de ser moradora da cidade foi "uma motivação a mais" para participar do projeto. "A visão que a gente tem como morador é diferente como acadêmico ou morador de outra cidade", observou.

Fernando Ávila

imagem

Apresentação quilombola


Diagnóstico

Intitulado Relatório Qualitativo: um breve reconhecimento territorial de Brumadinho e oito comunidades do município, o diagnóstico elaborado pelos cursos de Psicologia e Serviço Social integra o projeto Intervenção Psicossocial e sociocomunitária em Brumadinho. Uma das responsáveis pelo levantamento é a professora Márcia Mansur Saadallah. Ela conta que o trabalho tem um caráter preliminar e foi desenvolvido nos últimos dois meses na cidade. "A ideia é ambientalizar, criar vínculos, ouvir um pouco essa comunidade. A gente já tem algumas ações em mente, mas precisamos conhecer melhor a realidade para então definir melhor quais vão ser os projetos que vão estar aqui", explicou. O relatório apresenta uma caracterização geral de cada comunidade e principalmente as suas potencialidades. "Todo mundo chega procurando as dificuldades, as perdas, e é muito importante ressaltar os potenciais que essas comunidades têm. Realmente tiveram perdas sérias, mas existe um potencial para ser fortalecido, explorado, trabalhado e é a partir disso que a gente vai trabalhar daqui para frente".


Sobre o programa

O programa de extensão da PUC Minas em Brumadinho tem o objetivo de contribuir para o enfrentamento de problemas sociais, econômicos, culturais e ambientais ocorridos na bacia do Rio Paraopeba, decorrentes do rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão. Reúne um conjunto de projetos em diversas áreas do conhecimento e foi criado a partir das diretrizes que norteiam a extensão universitária, como a indissociabilidade com o ensino e pesquisa; interação dialógica, multi, inter e transdisciplinaridade; impacto na formação do aluno; contribuição para o desenvolvimento da sociedade; produção e democratização do conhecimento e vinculação às áreas de conhecimento da Universidade.

 

 

Inscrições para mestrado e doutorado e disciplinas isoladashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Inscrições-para-mestrado-e-doutorado-e-disciplinas-isoladas.aspxInscrições para mestrado e doutorado e disciplinas isoladas17/01/2020 14:00:0001/04/2020 03:00:00Não
Estudantes da PUC Minas são destaque em matéria da CNBB sobre o encontro A Economia de Franciscohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Estudantes-da-PUC-Minas-são-destaque-em-matéria-da-CNBB-sobre-o-encontro-A-Economia-de-Francisco.aspxEstudantes da PUC Minas são destaque em matéria da CNBB sobre o encontro A Economia de Francisco15/01/2020 14:00:0001/01/2021 02:55:00Não
Processo Seletivo Simplificado para o ano de 2020: inscrições abertashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Processo-Seletivo-Simplificado-para-o-ano-de-2020-inscrições-abertas.aspxProcesso Seletivo Simplificado para o ano de 2020: inscrições abertas07/01/2020 13:00:0028/08/2020 02:55:00Não
Celebração Eucarística marca inauguração do CES – Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vidahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Celebração-Eucarística-marca-inauguração-do-CES-–-Centro-de-Espiritualidade-Jesus-Pão-da-Vida.aspxCelebração Eucarística marca inauguração do CES – Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida20/12/2019 20:00:0001/02/2020 02:00:00Não
Inaugurados o CES – Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida e outros espaçoshttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Inaugurados-o-CES-–-Centro-de-Espiritualidade-Jesus-Pão-da-Vida,-com-celebração-eucarística,-e-outros-equipamentos-.aspxInaugurados o CES – Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida e outros espaços20/12/2019 17:00:0001/04/2020 02:55:00Não
Startups Avulta, Holos, Santo Cartão e SporTI são as finalistas do PUC Tec, Hub de inovação, formação e negócioshttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Startups-Avulta,-Holos,-Santo-Cartão-e-SporTI-são-as-finalistas-do-PUC-Tec,-Hub-de-inovação,-formação-e-negócios.aspxStartups Avulta, Holos, Santo Cartão e SporTI são as finalistas do PUC Tec, Hub de inovação, formação e negócios18/12/2019 20:00:0001/04/2020 02:55:00Não
Professora participa de estudo multinacional sobre o temperamento do cão em diferentes culturashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Professora-participa-de-estudo-multinacional-sobre-o-temperamento-do-cão-em-diferentes-culturas-.aspxProfessora participa de estudo multinacional sobre o temperamento do cão em diferentes culturas17/12/2019 13:00:0001/04/2020 02:55:00Não
Inscrições abertas para Mostra de Extensão da PUC Minashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Inscrições-abertas-para-Mostra-de-Extensão-da-PUC-Minas.aspxInscrições abertas para Mostra de Extensão da PUC Minas16/12/2019 18:00:0030/04/2020 02:55:00Não
Inauguração do CES - Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida e celebração eucarísticahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Inauguração-do-CES---Centro-de-Espiritualidade-Jesus-Pão-da-Vida-e-celebração-eucarística.aspxInauguração do CES - Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida e celebração eucarística13/12/2019 19:00:0001/04/2020 02:55:00Não
Lançado Núcleo de Inteligência Social da PUC Minashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Lançado-Núcleo-de-Inteligência-Social-da-PUC-Minas.aspxLançado Núcleo de Inteligência Social da PUC Minas13/12/2019 18:00:0031/01/2020 03:00:00Não
PUC Minas tem ótimo desempenho no IGC 2018 e cursos são bem avaliadoshttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-tem-ótimo-desempenho-no-IGC-2018-e-cursos-são-bem-avaliados.aspxPUC Minas tem ótimo desempenho no IGC 2018 e cursos são bem avaliados11/12/2019 19:00:0001/12/2020 02:55:00Não
PUC Minas e ChildFund Brasil criam 1º indicador do Brasil que mensura a pobreza multidimensional de crianças de 0 a 11 anoshttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-e-ChildFund-Brasil--criam-1º-indicador-do-Brasil-que-mensura-a-pobreza-multidimensional-de-crianças-de-0-a-11-ano.aspxPUC Minas e ChildFund Brasil criam 1º indicador do Brasil que mensura a pobreza multidimensional de crianças de 0 a 11 anos11/12/2019 18:00:0001/02/2020 02:55:00Não
Escola de Teatro: inscrições para primeiro semestre de 2020https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Escola-de-Teatro-inscrições-para-primeiro-semestre-de-2020.aspxEscola de Teatro: inscrições para primeiro semestre de 202010/12/2019 17:00:0001/02/2020 02:55:00Não
Curso Básico de Teologia: inscriçõeshttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Curso-Básico-de-Teologia-inscrições.aspxCurso Básico de Teologia: inscrições06/12/2019 18:00:0015/02/2020 01:55:00Não
Professora do Curso de Pedagogia recebe premiaçãohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Professora-do-Curso-de-Pedagogia-recebe-premiação-.aspxProfessora do Curso de Pedagogia recebe premiação06/12/2019 18:00:0001/02/2020 02:55:00Não
Processo Seletivo Simplificado para o ano de 2020: inscrições https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Processo-Seletivo-Simplificado-para-o-ano-de-2020-inscrições-a-partir-deste-domingo,-8.aspxProcesso Seletivo Simplificado para o ano de 2020: inscrições 06/12/2019 17:00:0028/08/2020 02:55:00Não
Pesquisa do Nesp é apresentada no Congresso da Alashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Pesquisa-do-Nesp-é-apresentada-no-Congresso-da-Alas.aspxPesquisa do Nesp é apresentada no Congresso da Alas06/12/2019 13:00:0001/02/2020 02:55:00Não
Curso de extensão Silagem de Milho-Processos de Produçãohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Curso-de-extensão-Silagem-de-Milho-Processos-de-Produção.aspxCurso de extensão Silagem de Milho-Processos de Produção04/12/2019 12:00:0016/02/2020 01:55:00Não
III Jornada Internacional da Inclusãohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/III-Jornada-Internacional-da-Inclusão.aspxIII Jornada Internacional da Inclusão03/12/2019 14:00:0001/02/2020 02:55:00Não
5º Encontro Arquidiocesano de Fé e Políticahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/5º-Encontro-Arquidiocesano-de-Fé-e-Política.aspx5º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política02/12/2019 15:00:0001/02/2020 02:55:00Não
Lançado quarto relatório de comunidades quilombolashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Lançado-quarto-relatório-de-comunidades-quilombolas.aspxLançado quarto relatório de comunidades quilombolas25/11/2019 05:00:0001/02/2020 02:55:00Não
Curso Básico de Teologia, no São Gabriel e Contagem: inscriçõeshttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Curso-Básico-de-Teologia,-no-São-Gabriel-e-Contagem-inscrições.aspxCurso Básico de Teologia, no São Gabriel e Contagem: inscrições22/11/2019 14:00:0015/02/2020 01:55:00Não
Vencedora do Prêmio Sylvia Resende Costa 2019https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Vencedora-do-Prêmio-Sylvia-Resende-Costa-2019.aspxVencedora do Prêmio Sylvia Resende Costa 201922/11/2019 14:00:0001/02/2020 02:55:00Não
PUC Minas com inscrições abertas para a pós-graduação lato sensuhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-com-inscrições-abertas-para-a-pós-graduação-lato-sensu_1.aspxPUC Minas com inscrições abertas para a pós-graduação lato sensu31/10/2019 15:00:0005/03/2020 02:55:00Não
Bolsas de estudo assistenciais para ingressantes no mestrado e doutoradohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Not_11.aspxBolsas de estudo assistenciais para ingressantes no mestrado e doutorado01/10/2017 12:35:0002/01/2050 00:00:00Não