19/05/2019 11:00

Com presença de representante do Vaticano, seminário reflete sobre impactos da mineração no Estado e no país

portal_mineracao.jpg

"É uma pauta determinante para Minas Gerais: ou nós caminhamos para um novo entendimento da legislação ou abriremos sepulturas e não as conseguiremos carregar". A afirmação foi feita pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, numa referência às tragédias provocadas pela atividade minerária em Minas Gerais, durante a abertura do Seminário A mineração e o Cuidado com a Casa Comum, realizado nessa sexta-feira, 17 de maio, no Campus Coração Eucarístico. Com a presença do monsenhor Bruno-Marie Duffé, do Pontifício Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, órgão do Vaticano, e do reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, o evento reuniu, no auditório do Museu de Ciências Naturais, a comunidade acadêmica, atingidos pelas tragédias provocadas pela mineração no estado e representantes de movimentos sociais e de comunidades indígenas, para refletir sobre a missão da Igreja Católica na defesa da Casa Comum e seu necessário posicionamento para uma urgente revisão do modelo econômico extrativista.

            Recém-eleito presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor anunciou que a entidade pretende criar uma Comissão Episcopal para tratar de assuntos referentes ao meio ambiente e desenvolvimento, em especial a mineração, com foco no diálogo da Igreja com setores da sociedade, com o poder Legislativo e outras instâncias. Ele lembrou que todos os brasileiros estamos sofridos com as tragédias-crimes de Mariana e Brumadinho, atingidas pelo rompimento de barragens de rejeitos de mineração da Vale, e o caminho de ouro para a resposta está na Laudato Si' - Casa Comum, publicada pelo Papa Francisco.

            O grão-chanceler enalteceu o papel da PUC Minas em sediar o evento, colocando-se a construir um mundo novo, evento que é de "grande magnitude para nós", congregando as pessoas na Universidade, como Igreja. "O tema do evento é pauta da mais alta importância, é para nós fundamental. Temos que dar grande impulso, especificamente na tragédia de Brumadinho e Bento Rodrigues, darmos nossa resposta", conclamou, reafirmando a importância de que a sociedade possa conhecer mais e melhor sobre o tema, fazendo-se assim mais justa e solidária.  Ele agradeceu também à Agência de Desenvolvimento Regional Integrado (Aderi), organizadora do evento junto com a Arquidiocese de Belo Horizonte, e ao GT Mineração, da CNBB, também organizadora, que tem a importante tarefa de abrir diálogo com vários segmentos da sociedade. Além dessas instituições, o seminário A Mineração e o Cuidado com a Casa Comum tem entre seus organizadores a Rede Igrejas e Mineração, uma plataforma ecumênica que articula Igrejas Cristãs nos países do continente americano.

portal_mineracao_3.jpg

Dom Mol, também recém-eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, da CNBB, falou sobre a Missão da Igreja - novos caminhos frente à mineração, em Minas Gerais e no Brasil. Ele ressaltou que evangelizar é o anúncio e o testemunho da mensagem central de Jesus, que precisa ser sinalizado pelas nossas práticas de vida: "Evangelizar  é anunciar o Reino que deve penetrar todas as realidades humanas, sociais, ambientais, políticas e culturais com os valores que Jesus anunciou. E evangelizar em um mundo de mineração significa evangelizar em um mundo de extrema agressão humana e ambiental".

O reitor lembrou que, assim como em Minas Gerais, essa realidade é secular e comum a muitos outros estados do País. Dom Mol cobrou, ainda,  a responsabilização dos gestores que permitem a ocorrência de tragédias como a de Mariana e a de Brumadinho.

O reitor destacou, ainda,  as ações da Universidade de apoio às comunidades atingidas. "Elaboramos um um conjunto de projetos de atuação em Brumadinho. Professores e estudantes, juntamente com todas as pessoas de lá e do entorno, vão recebendo, interagindo, ofertando de si para desenvolverem projetos no campo educativo, lúdico, da gestão, jurídico-contábil, psicossocial e sociocomunitário, da saúde animal e da saúde humana", afirmou. "Estes projetos serão desenvolvidos durante todo este ano e já há sinalização da importância de alguns se estenderem por anos seguintes com recursos da própria Universidade", disse.

Mensagem de solidariedade do Papa Francisco

portal_mineracao_4.jpg

O monsenhor Bruno-Marie Duffé reafirmou o compromisso do Vaticano em permanecer no apoio às comunidades que defendem seus territórios, ao transmitir  a mensagem de solidariedade do Papa Francisco aos familiares das vítimas do rompimento da Barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, visitada pelo religioso no sábado, dia 18.  Duffé fez, também, severas críticas ao liberalismo que tem o dinheiro como prioridade, deixando as pessoas e a natureza em segundo plano, o que resulta em ocorrências como as tragédias em Mariana e Brumadinho. "Precisamos urgentemente de um novo paradigma para o desenvolvimento, que regule a relação entre a humanidade e a natureza", afirmou. E citando um trecho do Laudato si, mencionou. "Falta a consciência de uma origem comum, de uma recíproca pertença e de um futuro partilhado por todos. Esta consciência basilar permitiria o desenvolvimento de novas convicções, atitudes e estilos de vida. Surge, assim, um grande desafio cultural, espiritual e educativo que implicará longos processos de regeneração".

Discorrendo sobre O Cenário da Mineração em Minas e no Brasil, o frei Rodrigo de Castro Amédée Péret, do GT Mineração da CNBB e Rede Igrejas e Mineração, ressaltou que a população de Minas Gerais está vivendo sob tensão, a exemplo das comunidades de Barão de Cocais há muito terem denunciado a possibilidade clara de rompimento de talude na mina do Gongo Soco. Ele observou que no Brasil há expansão da extração mineral, que vem se intensificando, com políticas de apropriação de bens comuns da humanidade, aumento das exportações de matérias-primas e aumento dos conflitos sociais. De acordo com ele, os crimes cometidos pela Vale violam o sistema dos Direitos Humanos, uma prática do setor minerário como um todo. A tragédia de Brumadinho, prosseguiu, expôs a precarização da força de trabalho, e o crime revela a característica do modelo minerário, que é a falta de responsabilidade das empresas da área. "Falta segurança e há risco estrutural constante na disposição de rejeitos", disse.

            O frei Rodrigo assinalou que as empresas mineradoras, na maioria transnacionais, estimulam intrigas no seio das comunidades, estimulam disputas entre as pessoas atingidas para negá-las direitos, agindo de forma criminosa com relação às pessoas e ao meio ambiente. Ele citou a minério-dependência na qual essas localidades permanecem, e a captura do Estado por financiamentos eleitorais e contratação de funcionários por essas empresas, ex-servidores públicos. "Temos que aumentar a fiscalização, essas corporações não podem criar áreas à parte do Estado", disse, citando várias características que auxiliam no entendimento dos conflitos territoriais nessas localidades, cujas empresas minerárias atuam para o aumento do controle e violação e supressão dessas populações. O frei Rodrigo ressaltou ainda que há falta de informação generalizada entre essas comunidades, e que as audiências públicas inerentes ao processo não servem para empoderar as pessoas. Falou sobre a necessidade de serem criadas políticas econômicas de superação para essas áreas.

"E se eu tivesse gritado por Mariana?"

portal_mineracao_2.jpgA articuladora social da Arquidiocese de Belo Horizonte, e moradora de Brumadinho, Marina Oliveira, apresentou  sua vivência  nas múltiplas realidades sociais, em Brumadinho. "E se eu tivesse gritado por Mariana?", talvez a tragédia de Brumadinho não teria acontecido, provocou a graduada em Relações Internacionais pela PUC Minas, ao problematizar a atuação das mineradoras."A lama não chegou ao Centro de Brumadinho, mas chegou às nossas mentes, aos nossos corações de uma cidade enlutada".

Citando vários nomes dos centenas de mortos na tragédia do rompimento da mina da Vale no Córrego do Feijão, ela disse que desde criança via com naturalidade os trens chegarem à cidade vazios e partirem lotados de minério, deixando a atividade extrativista buracos nas montanhas. Foi justamente no dia 25 de janeiro, logo após a tragédia, que ela começou a problematizar os danos e os impactos de uma mineração da Vale que coloca os lucros acima da vida, conscientizou. "No local onde a lama passou perde-se fauna, flora, animais, a comunidade perdeu o cotidiano, o modo de vida, que ficou habitado por policiais, bombeiros e corpos", descreveu, citando também os impactos sofridos pelas comunidades indígenas e quilombolas. "Se não fizermos nada para mudar, as mortes não serão especiais. Brumadinho é fruto de modelo predatório que colocar o dinheiro acima da vida", refletiu.

Falando sobre As Estratégias utilizadas para Divisão das Comunidades, o promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais André Sperling, que trabalhou também em outras áreas mineradoras como Conceição do Mato Dentro e Rio Doce, disse que a principal estratégia das mineradoras é "dividir para conquistar", o que, de acordo com ele, demonstra o grande medo delas de que as pessoas estejam unidas e conscientizadas pela luta de seus direitos". Um dos exemplos citados por ele nesta estratégia de divisão das comunidades são ações para enfraquecer os líderes comunitários em sua legitimidade perante os moradores, como a distribuição, por parte da mineradora, de cartões com recursos financeiros em quantidade muito menor que a necessária.

            Participaram ainda do seminário Dom Sebastião Lima Duarte, presidente do Grupo de Trabalho Mineração da CNBB, que refletiu sobre a missão da Igreja frente à atividade minerária no Estado e no país, e a defensora pública Caroline Morishita, da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, que abordou o tema sobre políticas públicas em defesa dos territórios e das comunidades.

Um momento de comoção marcou o evento, quando um grupo de índios da etnia Pataxó fez uma oração em sua língua de origem – da família maxakali, tronco macro-jê. Hoje, eles estão com a vida na aldeia comprometida,  em razão da poluição das águas do rio Paraopeba,  atingidas pelos rejeitos de minério da barragem da Vale.

portal_mineracao_5.jpg

Assessoria de Imprensa PUC Minas

 

 

Engenheiros formados pelo Ipuc em 1969 e em 1994 comemoram Jubileu de Ouro e de Pratahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Engenheiros-formados-pelo-Ipuc-em-1969-e-em-1994-comemoram-Jubileu-de-Ouro-e-de-Prata.aspxEngenheiros formados pelo Ipuc em 1969 e em 1994 comemoram Jubileu de Ouro e de Prata23/09/2019 13:00:0031/12/2019 02:00:0031/12/2019 02:00:00Não
Hackathon Nasa Space Apps Challenge acontece neste fim de semanahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Hackathon-Nasa-Space-Apps-Challenge-acontece-neste-fim-de-semana.aspxHackathon Nasa Space Apps Challenge acontece neste fim de semana17/10/2019 19:00:0020/10/2019 22:00:00Não
Vestibular 2020: provas acontecerão no dia 27 de outubro; inscrições continuam abertas pela nota no Enemhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Vestibular-2020-provas-acontecerão-no-dia-27-de-outubro.aspxVestibular 2020: provas acontecerão no dia 27 de outubro; inscrições continuam abertas pela nota no Enem16/10/2019 14:00:0027/10/2019 21:00:00Não
20 anos do MiniONU: evento reúne 1,2 mil estudanteshttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/20-anos-do-MiniONU-evento-reúne-1,2-mil-estudantes.aspx20 anos do MiniONU: evento reúne 1,2 mil estudantes13/10/2019 01:00:0001/01/2020 01:00:00Não
Exposição comemora 30 anos do Programa de Pós-graduação em Letrashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Exposição-comemora-30-anos-do-Programa-de-Pós-graduação-em-Letras-.aspxExposição comemora 30 anos do Programa de Pós-graduação em Letras11/10/2019 21:00:0001/01/2020 01:00:00Não
Professora da PUC Minas fica em segundo lugar no 1º Concurso de Artigos Científicos do STJhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Professora-da-PUC-Minas-fica-em-segundo-lugar-no-1º-Concurso-de-Artigos-Científicos-do-STF.aspxProfessora da PUC Minas fica em segundo lugar no 1º Concurso de Artigos Científicos do STJ11/10/2019 14:00:0001/01/2020 01:55:00Não
XVII Simpósio do ICH discute tortura e ditadurahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/XVII-Simpósio-do-ICH-discute-tortura-e-ditadura.aspxXVII Simpósio do ICH discute tortura e ditadura10/10/2019 18:00:0001/01/2020 01:00:00Não
Cespuc participa de Reunião Anual de Cátedras do Camões I.P, no Brasilhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Cespuc-participa-de-Reunião-Anual-de-Cátedras-do-Camões-I-P,-no-Brasil-.aspxCespuc participa de Reunião Anual de Cátedras do Camões I.P, no Brasil10/10/2019 13:00:0031/12/2019 02:00:00Não
Pesquisa avalia oferta de atividades integrativas em asilos e lares para idososhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Pesquisa-avalia-oferta-de-atividades-integrativas-em-asilos-e-lares-para-idosos.aspxPesquisa avalia oferta de atividades integrativas em asilos e lares para idosos09/10/2019 15:00:0031/12/2019 02:00:00Não
O grão-chanceler e o reitor da PUC Minas se manifestam sobre o falecimento do cardeal Dom Serafimhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Dom-Walmor-e-Dom-Mol-se-manifestam-sobre-falecimento-do-Cardeal-Dom-Serafim.aspxO grão-chanceler e o reitor da PUC Minas se manifestam sobre o falecimento do cardeal Dom Serafim08/10/2019 21:30:0008/11/2019 20:30:00Não
Simpósio do ICH: Crimes de Ódio: gestos violentos como atos de comunicaçãohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Simpósio-do-ICH-Crimes-de-Ódio-gestos-violentos-como-atos-de-comunicação.aspxSimpósio do ICH: Crimes de Ódio: gestos violentos como atos de comunicação08/10/2019 20:00:0001/01/2020 01:00:00Não
Desafio Robótica 2019https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Desafio-Robótica-2019.aspxDesafio Robótica 201908/10/2019 15:00:0001/01/2020 01:55:00Não
Nota de falecimento: luto na PUC Minas pela morte de Dom Serafim Fernandes de Araújohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Nota-de-falecimento-.aspxNota de falecimento: luto na PUC Minas pela morte de Dom Serafim Fernandes de Araújo08/10/2019 12:00:0001/01/2020 01:55:00Não
Ranking Universitário Folha: PUC Minas entre as dez melhores universidades do país no quesito mercadohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Ranking-Universitário-Folha-PUC-Minas-entre-as-dez-melhores-universidades-do-país-no-quesito-mercado-.aspxRanking Universitário Folha: PUC Minas entre as dez melhores universidades do país no quesito mercado07/10/2019 20:00:0001/01/2020 01:55:00Não
Cursos de graduação da PUC Minas bem avaliados no Enade 2018https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Cursos-de-graduação-da-PUC-Minas-bem-avaliados-no-Enade-2018.aspxCursos de graduação da PUC Minas bem avaliados no Enade 201804/10/2019 21:00:0001/01/2020 01:55:00Não
Vestibular 2020: inscrições até 14 de outubrohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Vestibular-2020-inscrições-até-14-de-outubro.aspxVestibular 2020: inscrições até 14 de outubro04/10/2019 20:00:0001/01/2020 01:55:00Não
Cursos bem avaliados no Guia da Faculdade Estadão 2019https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Cursos-bem-avaliados-no-Guia-da-Faculdade-Estadão-2019.aspxCursos bem avaliados no Guia da Faculdade Estadão 201904/10/2019 15:00:0001/01/2020 01:55:00Não
PUC Minas participa da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mamahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-participa-da-campanha-Outubro-Rosa1.aspxPUC Minas participa da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama03/10/2019 19:00:0001/01/2020 01:55:00Não
FMD homenageia os professores Maurício Campos Júnior e Ronaldo Brêtashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/FMD-homenageia-os-professores-Maurício-Campos-Júnior-e-Ronaldo-Brêtas.aspxFMD homenageia os professores Maurício Campos Júnior e Ronaldo Brêtas03/10/2019 18:00:0001/01/2020 01:55:00Não
Dom Mol participa de audiência pública sobre PEC 133 na Comissão de Educação do Senadohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Dom-Mol-participa-de-audiência-pública-sobre-PEC-133-na-Comissão-de-Educação-do-Senado-.aspxDom Mol participa de audiência pública sobre PEC 133 na Comissão de Educação do Senado03/10/2019 13:00:0001/01/2020 01:00:00Não
Curso de Medicina do Campus Betim é acreditado pelo Saemehttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Curso-de-Medicina-do-Campus-Betim-é-acreditado-pelo-Saeme.aspxCurso de Medicina do Campus Betim é acreditado pelo Saeme01/10/2019 14:00:0001/01/2020 01:55:00Não
Curso de Relações Internacionais do Campus Poços de Caldas recebe nota máxima na avaliação do MEChttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Curso-de-Relações-Internacionais-do-Campus-Poços-de-Caldas-recebe-nota-5-na-avaliação-do-MEC.aspxCurso de Relações Internacionais do Campus Poços de Caldas recebe nota máxima na avaliação do MEC27/09/2019 17:00:0031/12/2019 02:00:00Não
Seleção externa de professor para o Programa de Pós-graduação em Comunicaçãohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Seleção-externa-de-professor-para-o-Programa-de-Pós-graduação-em-Comunicação-.aspxSeleção externa de professor para o Programa de Pós-graduação em Comunicação26/09/2019 12:00:0001/01/2020 01:55:00Não
Coordenador do Nesp é eleito vice-presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos de MGhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Coordenador-do-Nesp-é-eleito-vice-presidente-do-Conselho-Estadual-de-Direitos-Humanos-de-MG.aspxCoordenador do Nesp é eleito vice-presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos de MG26/09/2019 12:00:0001/01/2020 01:55:00Não
O Sínodo da Amazônia é tema de mesa-redonda, com presença de Dom Molhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/O-Sínodo-da-Amazônia-é-tema-de-mesa-redonda,-com-presença-de-Dom-Mol.aspxO Sínodo da Amazônia é tema de mesa-redonda, com presença de Dom Mol25/09/2019 20:00:0001/01/2020 01:55:00Não
VIII Feira de Estágio acontece no Campus Coração Eucarístico até esta quinta, 26https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/VIII-Feira-de-Estágio-acontece-no-Campus-Coração-Eucarístico-.aspxVIII Feira de Estágio acontece no Campus Coração Eucarístico até esta quinta, 2625/09/2019 18:00:0031/12/2019 21:00:00Não
Jornada Odontológica: reitor da PUC Minas aborda necessidade de um novo humanismo na sociedadehttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Jornada-Odontológica-reitor-da-PUC-Minas-aborda-necessidade-de-um-novo-humanismo-na-sociedade.aspxJornada Odontológica: reitor da PUC Minas aborda necessidade de um novo humanismo na sociedade25/09/2019 15:00:0001/01/2020 01:55:00Não
Desempenho físico e qualidade de vida: seleção de pessoas acima de 60 anos para participação em projetohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Desempenho-físico-e-qualidade-de-vida-seleção-de-pessoas-acima-de-60-anos-para-participação-em-projeto.aspxDesempenho físico e qualidade de vida: seleção de pessoas acima de 60 anos para participação em projeto24/09/2019 17:00:0001/01/2020 01:55:00Não
Curso de empreendedorismo tecnológico: atividade para empreendedores e gestores de empresas https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Curso-de-empreendedorismo-tecnológico.aspxCurso de empreendedorismo tecnológico: atividade para empreendedores e gestores de empresas 24/09/2019 12:00:0001/01/2020 01:55:00Não
Estudantes de Ciências Contábeis prestarão consultoria na Delegacia da Receita Federalhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Estudantes-de-Ciências-Contábeis-prestarão-consultoria-na-Delegacia-da-Receita-Federal.aspxEstudantes de Ciências Contábeis prestarão consultoria na Delegacia da Receita Federal20/09/2019 13:50:0001/01/2020 01:00:00Não
ContraPonto: urbanização e inclusão social são temas de discussãohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/ContraPonto-urbanização-e-inclusão-social-são-temas-de-discussão.aspxContraPonto: urbanização e inclusão social são temas de discussão18/09/2019 12:00:0001/01/2020 01:55:00Não
Mostra CineBH exibe dois documentários produzidos na FCA PUC Minashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Mostra-CineBH-exibe-dois-documentários-produzidos-na-FCA-PUC-Minas_1.aspxMostra CineBH exibe dois documentários produzidos na FCA PUC Minas18/09/2019 11:00:0001/01/2020 01:55:00Não
Aula inaugural da Faculdade Mineira de Direito com Ciro Gomeshttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Aula-inaugural-da-Faculdade-Mineira-de-Direito-com-Ciro-Gomes.aspxAula inaugural da Faculdade Mineira de Direito com Ciro Gomes16/09/2019 21:00:0001/01/2020 01:55:00Não
Reitor da PUC Minas recebe visita de Ciro Gomeshttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Reitor-da-PUC-Minas-recebe-visita-de-Ciro-Gomes.aspxReitor da PUC Minas recebe visita de Ciro Gomes16/09/2019 19:00:0001/01/2020 01:00:00Não
Estão abertas as inscrições para o projeto PUC Mais Idadehttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Estão-abertas-as-inscrições-para-o-projeto-PUC-Mais-Idade.aspxEstão abertas as inscrições para o projeto PUC Mais Idade13/09/2019 18:00:0001/11/2019 02:55:00Não
Evento celebra os 15 anos do Programa de Pós-graduação em Psicologiahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Evento-celebra-os-15-anos-do-Programa-de-Pós-graduação-em-Psicologia.aspxEvento celebra os 15 anos do Programa de Pós-graduação em Psicologia13/09/2019 15:00:0001/01/2020 01:55:00Não
Engenharia de Computação: dupla diplomaçãohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Engenharia-de-Computação-dupla-diplomação.aspxEngenharia de Computação: dupla diplomação13/09/2019 14:00:0001/01/2020 01:55:00Não
Programa de Pós-graduação em Biologia de Vertebrados promove exposiçãohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Programa-de-Pós-graduação-em-Biologia-de-Vertebrados-promove-exposição.aspxPrograma de Pós-graduação em Biologia de Vertebrados promove exposição13/09/2019 12:25:0031/12/2019 02:00:00Não
PUC Minas no ranking das melhores universidades do mundohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-no-ranking-das-melhores-universidades-do-mundo.aspxPUC Minas no ranking das melhores universidades do mundo12/09/2019 13:05:0031/12/2019 02:00:00Não
Oitava universidade do Brasil com maior número de acessos ao Portal de Periódicos da Capeshttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Oitava-universidade-do-Brasil-com-maior-número-de-acessos-ao-Portal-de-Periódicos-da-Capes.aspxOitava universidade do Brasil com maior número de acessos ao Portal de Periódicos da Capes12/09/2019 13:00:0031/12/2019 02:00:00Não
Programa Permanente de Capacitação Docentehttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Programa-Permanente-de-Capacitação-Docente-.aspxPrograma Permanente de Capacitação Docente12/09/2019 13:00:0004/11/2019 02:00:00Não
Pesquisador participa de grupo que descobriu duas espécies novas de poraquês, peixe elétrico na Amazôniahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Pesquisador-da-PUC-Minas-participa-de-grupo-que-estudou-os-poraquês,-peixes-elétricos-na-Amazônia,-com-a-descoberta-de-duas.aspxPesquisador participa de grupo que descobriu duas espécies novas de poraquês, peixe elétrico na Amazônia11/09/2019 21:00:0001/01/2020 01:55:00Não
II Seminário Oriente Médio e Magreb: cem anos do fim do Império Otomanohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/II-Seminário-Oriente-Médio-e-Magreb-cem-anos-do-fim-do-Império-Otomano.aspxII Seminário Oriente Médio e Magreb: cem anos do fim do Império Otomano11/09/2019 18:00:0001/01/2020 01:55:00Não
Curso de Introdução ao Estudo da arbitragem e mediação de conflitohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Curso-de-Introdução-ao-Estudo-da-arbitragem-e-mediação-de-conflito.aspxCurso de Introdução ao Estudo da arbitragem e mediação de conflito10/09/2019 13:00:0001/01/2020 01:55:00Não
Curso capacita líderes populares e agentes de Pastoral em Direitos Humanoshttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Curso-capacita-líderes-populares-e-agentes-de-Pastoral-em-Direitos-Humanos-.aspxCurso capacita líderes populares e agentes de Pastoral em Direitos Humanos10/09/2019 13:00:0001/01/2020 01:55:00Não
Tese recebe menção honrosa da Capeshttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Tese-recebe-menção-honrosa-da-Capes.aspxTese recebe menção honrosa da Capes09/09/2019 14:25:0031/12/2019 02:00:00Não
Nova edição de Contextus: início do acompanhamento sobre a conjuntura das eleições municipais 2020https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Nova-edição-de-Contextus-início-do-acompanhamento-sobre-a-conjuntura-das-eleições-municipais-2020.aspxNova edição de Contextus: início do acompanhamento sobre a conjuntura das eleições municipais 202006/09/2019 17:00:0001/01/2020 01:05:00Não
I Seminário de Pastoral Anec MG discute a importância das escolas católicashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/I-Seminário-de-Pastoral-–-Anec-MG-discute-a-importância-das-escolas-católicas.aspxI Seminário de Pastoral Anec MG discute a importância das escolas católicas06/09/2019 15:00:0001/01/2020 01:00:00Não
PUC Minas recebe o Prêmio Destaque em Administraçãohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-recebe-o-Prêmio-Destaque-em-Administração.aspxPUC Minas recebe o Prêmio Destaque em Administração05/09/2019 14:00:0001/01/2020 01:55:00Não
Aula Inaugural nas Ciências Sociais: O Deslocamento de Placas Tectônicas da Sociedade Brasileirahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Aula-Inaugural-nas-Ciências-Sociais-O-Deslocamento-de-Placas-Tectônicas-da-Sociedade-Brasileira.aspxAula Inaugural nas Ciências Sociais: O Deslocamento de Placas Tectônicas da Sociedade Brasileira03/09/2019 19:00:0001/01/2020 01:55:00Não