19/08/2025 12:00
Na manhã do dia 18 de agosto, aconteceu a solenidade de posse do professor Lúcio Mauro Pereira, como pró-reitor adjunto da PUC Minas Contagem. O evento, presidido pelo Reitor da PUC Minas, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, aconteceu no Teatro Padre de Man (Prédio 1), Campus Contagem, e reuniu membros da Administração Superior e do corpo técnico-administrativo, além de docentes, discentes e representantes do poder público. O termo de posse foi lido pela secretária geral e consultora jurídica da PUC Minas, Profa. Dra. Anne Shirley de Oliveira Rezende Martins.
Dinamismo e movimento
Durante a solenidade, o Reitor destacou a importância da presença de todos e direcionou sua fala de forma especial aos alunos. Para ele, é muito importante que os discentes se façam presentes em atividades que aparentemente não se relacionam com a formação acadêmica. Mas é preciso entender que a aprendizagem é muito mais ampla do que a sala de aula.
Pe. Luís Henrique evidenciou que este é um momento de mudança para o Campus Contagem. Agradeceu ao Prof. Dr. Martinho Horta, que deixou o cargo de pró-reitor do Campus Contagem para assumir a pró-reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação da Universidade, pelo trabalho que exerceu à frente do Campus. O Reitor também direcionou seus agradecimentos ao Professor Lúcio Mauro por ter aceito assumir a função como pró-reitor adjunto no Campus Contagem com disponibilidade, espírito cordial e de colaboração administrativa. Os agradecimentos também foram estendidos ao Prof. Dr Júlio Santana, diretor acadêmico do Campus Contagem.
Por fim, o Reitor ressaltou a importância das mudanças na vida. Segundo ele, toda a nossa existência é feita de ciclos. Se prestarmos atenção, os ciclos são claramente identificáveis. No primeiro momento, estamos no ciclo do colo da mãe, depois na infância. Este ciclo se fecha e se inicia a adolescência. Depois a vida adulta e entramos na última fase da nossa existência, hoje chamada de maioridade, ou melhor idade para alguns.
Nesse sentido, Pe. Luís Henrique ressaltou que é preciso entender que as rupturas nos possibilitam avançar e são atos de muita coragem e honestidade. O conforto aparente acaba causando depois um desconforto e, quando temos consciência do dinamismo, podemos compreender que a vida é movimento. Dessa forma, todas as vezes que ocorrem alterações na Universidade, não é simplesmente trocar ou substituir pessoas, é possibilitar que a vida flua na PUC Minas.
Trajetória de encontros e gratidão
O professor Lúcio Mauro iniciou seu discurso agradecendo ao Reitor pela confiança e tornou pública sua emoção ao assumir o cargo. O professor iniciou a sua trajetória na Universidade em 2001, no Campus Contagem, na implementação do Curso de Sistemas de Informação. Em 2011, estendeu sua atuação para a chefia dos departamentos de Ciências da Computação e Engenharia de Software. Já em 2015, assumiu a diretoria do Instituto de Ciências Exatas e informática (Icei).
Nos últimos dois anos, esteve à frente do Campus Lourdes e refletiu sobre esse período. "Destaco o amplo apoio e coesão do Pe. Luís Henrique, bem como dos demais membros da administração superior dessa casa. Agradeço aos professores Eugênio Batista Leite, pró-reitor de Graduação, Rômulo Albertini, pró-reitor de Infraestrutura e Logística, Paulo Sérgio Gontijo, pró-reitor de Gestão Financeira e Liza Ferstenseifer, pró-reitora de Recursos Humanos, e aos demais pró-reitores e secretários que não têm medido esforços para viabilizar os melhores meios e as melhores formas para uma educação que se deseja transformadora e de alto impacto social", afirmou.
O Professor Lúcio direcionou agradecimentos à comunidade acadêmica do Campus Lourdes e aos seus familiares e externou sua satisfação por ser sucedido pelo professor Carlos Barreto Ribas.
Ao refletir sobre os caminhos do Campus Contagem, professor Lúcio apontou o que ele chamou de "curioso ponto de encontro entre diferentes momentos da história", destacando a figura de Padre de Man. O pró-reitor conta que o padre, nascido na Holanda, veio para o Brasil pela Congregação de Padres do Trabalho e aceitou o desafio de transformar a vida das pessoas por meio da educação. Atuou em áreas estratégicas de Minas Gerais: o município de Contagem e nos Vales do Aço e Rio Doce, locais onde nasceram o professor Martinho Campolina e o professor Lúcio. Ambas as frentes se consolidam como Sociedade Educacional União e Técnica e foram transferidas para a Sociedade Mineira de Cultura.
"Observo que, de alguma forma, Martinho e eu trilhamos os caminhos de Padre de Man e, ainda que inconscientemente, tivemos a oportunidade de continuar o seu legado ao acreditar em uma educação transformadora que dialogue com os valores da justiça social", reforçou o professor.
Encerrando seu discurso, o novo pró-reitor destacou a importância do professor Júlio Santana, diretor acadêmico do Campus Contagem, juntamente com os coordenadores de cursos e membros do núcleo docente estruturante. Reafirmou também o compromisso com a tríplice hélice, conectando academia, indústria e poder público, para potencializar a inovação, a saúde e a transformação social da cidade de Contagem, que possui o terceiro maior PIB do estado.