
Crédito foto: Bruno Timóteo
"Não está na hora de afrouxarmos o cuidado com a vida". O alerta, que se refere ao atual momento da pandemia de Covid-19, foi feito pelo reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol, durante celebração eucarística online em preparação para o Natal e pelo encerramento do ano letivo, na manhã desta sexta-feira. Promovida pela Pastoral Universitária, órgão do Anima – Sistema Avançado de Formação, a celebração eucarística foi transmitida diretamente do Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida, no Campus Coração Eucarístico, pelo canal oficial PUC Minas Lives no YouTube (YouTube.com/pucminas.lives).
Dom Mol observou que o ano atípico da pandemia da Covid-19 mostra duas realidades contraditórias: uma aponta para o afrouxamento dos cuidados individuais e pessoas que acreditam que o perigo já passou; e a necessidade de sempre se alertar para a manutenção da vida. Dirigindo-se a toda a comunidade acadêmica, conclamou a todos que respeitem os protocolos sanitários, cuidando-se.
No início da celebração, Dom Joaquim Mol saudou de modo especial os estudantes, que são "toda a razão de ser da Instituição", vinculados à decisão de na PUC Minas receber a sua devida formação profissional. Ele dedicou a solenidade a todas as vítimas da pandemia.
Durante a homilia, para transmitir uma palavra de ânimo a todos os professores, funcionários e estudantes da PUC Minas, neste tempo marcado pela pandemia, Dom Mol utilizou a frase "Não tenhas medo", citando passagem do Evangelho de Mateus que descreve a mensagem de Deus a José e Maria, mensagem principal do Advento, anunciando a chegada do Filho de Deus . De acordo com ele, essa passagem do Evangelho indica a todos "que devemos vencer o medo; que devemos dormir e sonhar o sonho de Deus; que devemos sempre procurar fazer a vontade de Deus; e que devemos reconhecer que Deus é o Senhor, que nos salva".
O reitor citou que o Papa Francisco possui uma imagem de José dormindo, que traduz exatamente a cena descrita no Evangelho. "Na hora que José dorme tira o medo e experimenta a justiça de Deus. José sonhou o sonho de Deus", disse.
Balanço de 2020
Antes da celebração eucarística, Dom Mol concedeu entrevista à TV Horizonte em que fez um balanço do ano de 2020 e mencionou os desafios enfrentados. "Aumentaram os desafios e também tivemos que aumentar nossa capacidade não só de enfrentar, mas de encontrar boas soluções para os problemas. Eu penso que chegamos ao final muito bem-sucedidos. Pouquíssimas pessoas da PUC Minas foram contaminadas, porque as ações adotadas foram muitas boas. Sobretudo no nível acadêmico, administrativo, conseguimos levar adiante a nossa missão", enfatizou.
Sobre as perspectivas para o ano que se aproxima, Dom Mol vê desafios, mas entende que a Universidade está bem preparada para superá-los. "Nossa perspectiva é muito boa. Estamos lançando vários cursos a distância. Isso ajuda as pessoas a entenderem a dinamicidade da Universidade. Ao invés dela se recolher e encolher, em um momento de crise, a PUC Minas está se abrindo e oferendo mais à sociedade", destacou o reitor.
Assessoria de Imprensa