Link
08/03/2023 11:00
Inovação Aberta e Desafios na Engenharia foi o tema da aula inaugural do Instituto Politécnico (Ipuc), realizada na terça-feira, 7 de março, às 19h, no Teatro São João Paulo II (Prédio 30), Campus Coração Eucarístico. A palestra foi ministrada pelo Engenheiro Alexandre Caldeira, gerente-geral de inovação da ArcelorMittal.
Na abertura, o Pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação, Prof. Dr. Sérgio de Morais Hanriot, falou sobre a importância do processo de inovação contínua no mundo altamente competitivo e dinâmico. Ele também reforçou que, tanto pela ótica de aluno quanto de engenheiro, todos devem se questionar como irão lidar com a inovação e empreendedorismo.
Guilherme Simões
A palestra foi ministrada pelo engenheiro Alexandre Caldeiras
A Diretora do Ipuc, Profa. Dra. Rose Mary Cosso Schuttenberg, presente na mesa de abertura, afirmou que inovar requer "coragem para sair da zona de conforto, ser criativo, persistente e ter uma mente aberta para novas possibilidades". A professora também discorreu sobre como esses processos requerem a colaboração de diversas áreas do conhecimento e, por isso, exigem trabalho em equipe.
ArcelorMittal é a maior produtora de aço da América Latina. De acordo com Alexandre Caldeira, a empresa oferece aços inteligentes, necessários para desenvolver engenharias avançadas. O palestrante parafraseou o publicitário e ex-presidente do Grupo Abril, Walter Longo, dizendo que "empresas não morrem somente por fazer coisas erradas. Morrem também por fazer coisas certas por tempo longo demais". Com isso, Caldeira elucidou como a inovação tem riscos e erros, mas não inovar é ainda mais arriscado.
Representando a Diretora do PUC Carreiras, Profa. Dra. Evanilde Maria Martins, o Coordenador de Comunicação André Correia compôs a mesa da conferência. Ele falou sobre o papel do PUC Carreiras na orientação dos alunos no mercado de trabalho e os eventos promovidos pelo setor.
A aula inaugural está disponível na íntegra no canal do Youtube PUC Minas Lives.