Link
16/03/2023 15:00
A missão da Universidade Católica no mundo contemporâneo foi o tema da aula inaugural ministrada pelo reitor da PUC Minas, Prof. Dr. Pe. Luís Henrique Eloy e Silva, para o Curso de Filosofia nesta quinta-feira, 16 de março.
Para discorrer sobre o assunto, o reitor enfatizou como o título de Pontifícia confere à Universidade uma estreita ligação com o pontífice. Sendo assim, elucidou sobre quais seriam as pautas do Papa Francisco para a educação.
"Educar é transmitir conteúdos, hábitos e valores", afirmou. Seguindo a perspectiva do Papa, é necessário crescer em três línguas: mente, coração e mãos. Isso significa, portanto, "pensar o que se sente e o que se faz; sentir bem o que se pensa e o que se faz; e fazer bem o que se pensa e o que se sente".
O reitor também afirmou que, para ensinar, os professores devem usar os melhores recursos, despertar paixão e ter paciência. Na perspectiva dos alunos, Pe. Luís falou que todos são os sujeitos de sua própria formação e, por isso, devem ser os maiores investidores. "Não podemos nos contentar apenas com o que temos, mas também pelo que almejamos", observou.
Raphael Calixto
Parafraseando o provérbio africano que "é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança", o reitor também falou sobre a importância de estender a Universidade para fora dos muros e abranger toda a sociedade no compromisso com a educação.
Estavam presentes na aula inaugural o diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa, Prof. Dr. Pe. Evandro Campos; o coordenador do Curso de Filosofia, Prof. Dr. Pe. Márcio Antônio de Paiva; o coordenador do Curso de Teologia, Prof. Dr. Pe. André Érick Alves Ferreira; o membro do colegiado de Filosofia, Prof. Dr. Ibraim Vitor de Oliveira; e o membro do colegiado de Teologia, Prof. Dr. Pe. Jean Richard Lopes.
A aula inaugural está disponível no canal do Youtube do Instituto de Filosofia e Teologia.