search
 

07/04/2021 16:10

Aula conjunta da FCA, ICH e ICS: padre Júlio Lancellotti reflete sobre como fazer da cidade um espaço mais igualitário

imagem

“A esperança não é viver alienado, é viver comprometido”, afirmou o padre Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral de Rua da Arquidiocese de São Paulo



"Amar nesse sistema que nós vivemos é desordenar o nosso mundo", refletiu o padre Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral de Rua da Arquidiocese de São Paulo, ao citar o teólogo José Comblin, que afirmava que "o amor é a desordem". A reflexão aconteceu durante a aula conjunta Como fazer da cidade uma casa comum: alternativas e caminhos para enfrentar a pobreza, promovida pela Faculdade de Comunicação e Artes (FCA), Instituto de Ciências Humanas (ICH) e Instituto de Ciências Sociais (ICS), ocorrida nesta terça-feira, 6 de abril, por meio do canal PUC Minas Lives no YouTube. A atividade, que integrou as comemorações dos 50 anos da FCA, foi mediada pelo diretor da Faculdade e secretário de Comunicação da PUC Minas, professor Mozahir Salomão Bruck, e contou com a participação do reitor da Universidade, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; da diretora do ICH, professora Carla Ferretti; e do diretor do ICS, professor Danny Zahreddine.

Dom Mol abriu a aula lamentando o recorde de mortes de brasileiros vítimas da Covid-19 em um só dia, 4.195 vidas perdidas e famílias afetadas, e observou  que a maioria dessas pessoas são pobres, os mesmos pobres pelos quais padre Júlio luta diariamente. E, por isso, é tão importante que o pároco espalhe a sua missão. "Participam conosco agora centenas de jovens universitários, que têm sensibilidade e estão crescendo no seu conhecimento e compromisso com a sociedade. Por isso, a sua presença é uma aula, porque convoca essa juventude toda a, de fato, pensar, refletir e a agir para construir uma sociedade melhor", afirmou o reitor, que comparou padre Júlio à personagem bíblica Maria Madalena. "Ela foi corajosa e destemida, e ficou encarregada da boa notícia da ressurreição. O senhor é portador dessa boa notícia, anda correndo para todos os lados anunciando que a vida é que é sagrada, e não a morte", afirmou.  

Para padre Júlio, a cidade é a vitrine da modernidade: é o lugar de contraste, regida por interesses econômicos e onde se explicita a desigualdade. E que o primeiro passo na luta para a humanização da cidade é o entendimento que essa é uma luta histórica. "Muitas vezes nós lutamos achando que nossa intencionalidade basta. A luta não é feita de intencionalidades, ela é feita de historicidade. Nós conhecemos muito a história da teologia e conhecemos muito pouco a teologia da história. É preciso nos debruçarmos mais sobre essa reflexão, isto é, como Deus está presente na história e vai fazendo a busca da transformação", argumentou,  ao afirmar que essa transformação acontece em meio a desafios, conflitos, desordem, enfrentamento e, até mesmo, desobediência civil. "Nós não podemos pensar que a mudança e, principalmente, a mudança que é feita por amor, vai acontecer em um passe de mágica. É uma luta ferrenha e uma luta que vai se dar na história. Cabe a nós nesse momento escuro e difícil da história carregar a luz para que ela não se apague", disse.

Ele alertou que não há outro caminho para humanizar a cidade que não seja pela defesa dos direitos humanos, sobretudo dos grupos minoritários e marginalizados. Para isso, é fundamental entender onde esses grupos se encontram. "São os descartados, como diz o Papa Francisco. A lógica do sistema neoliberal é o descarte. Então, que lugar eles têm na nossa Igreja? Que lugar eles têm na nossa universidade?", indagou, ao afirmar que é necessário trazer esses grupos para um lugar social, epistemológico e de elaboração de conhecimento. Mas, mais do que trabalhar com essas pessoas, é necessário conviver. "Quem pergunta para o morador de rua o que ele sente? Como ele dormiu essa noite? O que ele passa? Ninguém quer saber", apontou.

Para que essa convivência aconteça de forma efetiva, é necessário olhar a cidade e o mundo a partir dos olhos – e da realidade - dos pobres. "Nós temos que fazer um descenso. Descer para conviver, chegar na calçada. Temos que lutar contra todo tipo de discriminação e de preconceito. Temos que acolher a vida de maneira incondicional. Nós não devemos buscar uma religião feita de moralismos e de condenações, mas uma religião e uma fé que sejam de acolhimento, de transformação e de humanização".

Padre Júlio alertou, entretanto, que a luta por mudança tem que ter critério e que, no momento atual, é urgente que se lute pela vacinação em massa e por uma proteção social que permita que as pessoas possam fazer um isolamento social efetivo. "Como dizer para o morador de rua 'fique em casa'? Que casa? Como dizer para eles lavarem as mãos? Com que água potável?", questionou.

Para que a sociedade consiga mudanças efetivas é de suma importância se ter gestos concretos e metas, disse. "A nossa fé, a nossa esperança e a nossa caridade têm que ter concretude. Nós temos que garantir às pessoas mais pobres acesso ao essencial: alimentação, higiene e acolhimento. E uma luta que seja feita com eles, e não para eles. Formar comunidade com os mais fracos e com os pequenos, lutarmos com eles pelos direitos da vida, os direitos humanos. E construir com eles um caminho".

Ele ponderou, ao lembrar-se de heróis populares que conseguiram efetuar grandes mudanças na sociedade, que a luta é contínua e passa de geração a geração, de pessoa a pessoa. "Pode parecer muito distante como vamos construir essa cidade para todos. Nós não vamos construir e acabar a construção, vamos continuar a construção que vieram de outros. A luta não é nossa, não começou conosco. Essa luta tem uma história".

Para padre Júlio, além de lutar pela sobrevivência das pessoas que vivem nas ruas, é fundamental lutar pela personalização delas, porque pessoas não podem virar apenas um número, sobretudo em um período sombrio em que os números de mortos aumenta a cada dia devido à pandemia. Também é fundamental escolher um lado, e que esse lado sempre deve ser o dos necessitados, afirmou, ao citar uma frase de Darci Ribeiro: Lutei tantas vezes e fracassei, mas estou muito feliz em não estar do lado dos que venceram. "Eu também estou muito feliz de estar do lado dos que não venceram. E acho que nós temos que ter uma opção muito clara na cidade: estar do lado dos pequenos e não dos grandes, estar do lado dos fracos e não dos poderosos, estar do lado dos que são pisados e não dos que pisam".

Aos estudantes, ele sugeriu a Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire. "O neoliberalismo não é só um modelo econômico, ele é uma epistemologia. Isso é muito difícil de superar se não for a partir de baixo para cima, a partir de tirar de nós a opressão e opressor que nós interiorizamos. Gosto de uma citação de Simone de Beauvoir que diz que os opressores não teriam tanto poder se não tivessem tantos cúmplices entre os oprimidos ou, como diz o Paulo Freire, a cabeça do oprimido muitas vezes é a hospedaria do opressor. É surpreendente que até mesmo dentro das universidades nós tenhamos a presença da retórica do ódio, das fake news, que tentam desqualificar a luta pelos direitos humanos, a luta em defesa dos mais pobres".

Padre Júlio também afirmou que a misericórdia e a compaixão não são dimensões religiosas, são dimensões humanas, e que é necessário a união de todos os grupos religiosos, que devem ter diálogo aberto, inclusive, com ateus e agnósticos, que também são misericordiosos e compassivos. Muitas vezes, até mais que pessoas que usam a religião como objeto de domínio e instrumentalização do povo. Ele criticou a polêmica da abertura dos templos religiosos durante a pior fase da pandemia sob a justificativa errônea de que há perseguição religiosa. "Muitas vezes o pensamento cristão é deformado e utilizado para dizer que Deus está acima de tudo. Deus não está acima de tudo, Deus está no meio de nós. No meio, não acima de nós", ponderou.

Padre Júlio finalizou seu discurso reafirmando a importância de lutar por uma sociedade mais igualitária, com disciplina revolucionária, capacidade intelectiva, estudo que fundamente a luta e a fé, sem perder a importância da laicidade, do pluralismo e da diversidade. "Nós não somos ingênuos, não estamos fazendo uma luta maluca, estamos fazendo uma luta histórica. Temos que ter muito presente a trindade da mudança da sociedade, um amor incondicional aos pobres e aos pequenos, com todas as dificuldades, com todos os conflitos e desafios. Eu escolhi na minha ordenação o versículo de Paulo na primeira carta aos Coríntios: Deus escolheu o que é fraco para confundir o que é forte. Isso marca muito a minha vida. Estar do lado dos fracos é se fazer fraco. Nós vamos lutar sempre desarmados. A nossa defesa sempre será testemunhar o amor e a vida", afirmou.

Após a explanação, o pároco respondeu algumas perguntas feitas pelas cerca de 1.500 pessoas que acompanharam a aula em tempo real. Ao ser indagado se há luz no fim do túnel, ele respondeu que, primeiramente, é necessário conhecer a escuridão. E que não há uma única luz, mas várias luzes pelo caminho, que são acesas a cada gesto de solidariedade, compaixão e amor ao próximo, sobretudo aos mais necessitados. "Não sei se tem luz no final do túnel, mas nós temos que ir acendendo luzes durante o período da escuridão, que é o que estamos vivendo nesse momento. E é nesse momento que temos que ser cristãos e humanizadores da vida, fazendo a desordem do amor do padre Comblin. Nós temos que ser acendedores de esperança. Acho que a nossa esperança neste momento é a resistência."

A professora Carla Ferreti afirmou que o trabalho de padre Júlio é inspirador e nos faz acreditar que outro país é possível. "Obrigada, padre Júlio, por renovar nossa utopia e nos dar ânimo para enfrentar os desafios nos dias de hoje", disse a diretora do ICH.  Já para professor Danny Zahreddine, o trabalho do pároco é um sopro de esperança em um momento em que o Brasil e a sociedade se mostra acometida por uma amnésia coletiva que, de certa forma, retira dos corações de muitos brasileiros princípios básicos do humanismo, diretriz fundamental, que deve nortear as relações. "Ao vê-lo cuidar dos nossos irmãos que vivem esquecidos nas ruas com um amor desvelado que Jesus Cristo espera que amemos a todos, o senhor se torna uma inspiração potente e fundamental hoje no nosso tempo. Que esse sopro renovador que o senhor representa hoje para nós possa contagiar a todos que estão sedentos por justiça, amor, esperança e um futuro melhor", disse.

Quase quatro mil pessoas já assistiram a palestra, que está disponível no canal PUC Minas Lives e pode ser acessada neste link.

imagem

Participaram da aula os professores Mozahir Salomão Bruck, Carla Ferretti e Danny Zahreddine, diretores da FCA, do ICH e do ICS, respectivamente, e o reitor da Universidade, professor Dom Mol


Assessoria de Imprensa PUC Minas

 

 

Muniz Sodré reflete sobre sociedade incivil na abertura das comemorações pelo cinquentenário da FCAhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/FCA-Muniz-Sodré-reflete-sobre-sociedade-incivil-na-abertura-das-comemorações-pelo-cinquentenário-da-Faculdade-de-Comunicaçã.aspxMuniz Sodré reflete sobre sociedade incivil na abertura das comemorações pelo cinquentenário da FCA07/05/2021 13:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Economia solidária a serviço do ser humanohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Economia-solidária-a-serviço-do-ser-humano-.aspxEconomia solidária a serviço do ser humano06/05/2021 19:00:0031/12/2021 03:00:00Não
PUCTec alavanca startups e agora estimula empreendedorismo na comunidade acadêmica com o PUCTec Indoorhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUCTec-alavanca-startups-e-agora-estimula-empreendedorismo-na-comunidade-acadêmica-com-o-PUCTec-Indoor.aspxPUCTec alavanca startups e agora estimula empreendedorismo na comunidade acadêmica com o PUCTec Indoor06/05/2021 19:00:0001/06/2021 03:00:00Não
PUC Minas Poços de Caldas doa cinco respiradores de alta tecnologia à Secretaria de Saúdehttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-Poços-de-Caldas-doa-cinco-respiradores-de-alta-tecnologia-à-Secretaria-de-Saúde.aspxPUC Minas Poços de Caldas doa cinco respiradores de alta tecnologia à Secretaria de Saúde05/05/2021 18:00:0031/12/2021 03:00:00Não
PUC Play: Vagas na área de TI: o céu é o limite?https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Play-Vagas-na-área-de-TI-o-céu-é-o-limite-.aspxPUC Play: Vagas na área de TI: o céu é o limite?04/05/2021 18:00:0001/01/2022 02:55:00Não
SCImago: PUC Minas se destaca em ranking internacionalhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/SCImago-PUC-Minas-se-destaca-em-ranking-internacional.aspxSCImago: PUC Minas se destaca em ranking internacional30/04/2021 18:05:0031/12/2021 03:00:00Não
Retorno das missas presenciais ao Centro de Espiritualidade no Campus Coração Eucarísticohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Retorno-das-missas-presenciais-ao-Centro-de-Espiritualidade-do-Coração-Eucarístico.aspxRetorno das missas presenciais ao Centro de Espiritualidade no Campus Coração Eucarístico30/04/2021 13:00:0001/01/2022 02:55:00Não
PUC Minas obtém ótimo desempenho no IGC 2019https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-obtém-ótimo-desempenho-no-IGC-2019.aspxPUC Minas obtém ótimo desempenho no IGC 201929/04/2021 15:00:0031/12/2021 03:00:00Não
Clínicas de Odontologia e demais atividades práticas do ICBS da PUC Minas retomam os atendimentos à comunidadehttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Clínicas-de-Odontologia-e-demais-atividades-práticas-do-ICBS-da-PUC-Minas-retomam-os-atendimentos-à-comunidade.aspxClínicas de Odontologia e demais atividades práticas do ICBS da PUC Minas retomam os atendimentos à comunidade29/04/2021 12:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Dia Mundial da Educação: Brasil ainda tem longo caminho a percorrerhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Dia-Mundial-da-Educação-Brasil-ainda-tem-longo-caminho-a-percorrer.aspxDia Mundial da Educação: Brasil ainda tem longo caminho a percorrer28/04/2021 03:00:0031/12/2021 03:00:00Não
Funcionários de instituições ligadas à Anec desfrutam de desconto no mestrado e doutorado da PUC Minashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Funcionários-de-instituições-ligadas-à-Anec-desfrutam-de-desconto-no-mestrado-e-doutorado-da-PUC-Minas.aspxFuncionários de instituições ligadas à Anec desfrutam de desconto no mestrado e doutorado da PUC Minas26/04/2021 13:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Cursos de Saúde da PUC Minas retomam aulas práticas presenciaishttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Cursos-de-Saúde-da-PUC-Minas-retomam-aulas-práticas-presenciais.aspxCursos de Saúde da PUC Minas retomam aulas práticas presenciais23/04/2021 18:40:0031/12/2021 03:00:00Não
PUC Minas é novamente a única universidade particular de Minas Gerais no Times Higher Education Impact Ranking 2021https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-é-novamente-a-única-universidade-particular-de-Minas-Gerais-no-Times-Higher-Education-Impact-Ranking-2021.aspxPUC Minas é novamente a única universidade particular de Minas Gerais no Times Higher Education Impact Ranking 202123/04/2021 13:00:0031/12/2021 03:00:00Não
PUC Minas entre as escolas com melhores resultados na colocação profissional na indústria de videogameshttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-entre-as-escolas-com-melhores-resultados-na-colocação-profissional-na-indústria-de-videogames.aspxPUC Minas entre as escolas com melhores resultados na colocação profissional na indústria de videogames16/04/2021 18:00:0001/01/2022 02:55:00Não
CNBB divulga mensagem ao povo brasileiro por ocasião da 58ª Assembleia Geralhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/CNBB-divulga-mensagem-ao-povo-brasileiro-por-ocasião-da-58ª-Assembleia-Geral.aspxCNBB divulga mensagem ao povo brasileiro por ocasião da 58ª Assembleia Geral16/04/2021 15:00:0001/01/2022 02:55:00Não
PUC Tec é o tema do terceiro episódio do PUC Playhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Tec-é-o-tema-do-terceiro-episódio-do-PUC-Play.aspxPUC Tec é o tema do terceiro episódio do PUC Play15/04/2021 09:00:0009/05/2021 03:00:00Não
XXV Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais (Eneri)https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/XXV-Encontro-Nacional-de-Estudantes-de-Relações-Internacionais-(Eneri).aspxXXV Encontro Nacional de Estudantes de Relações Internacionais (Eneri)12/04/2021 14:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Aula conjunta da FCA, ICH e ICS: padre Júlio Lancellotti reflete sobre como fazer da cidade um espaço mais igualitáriohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Aula-conjunta-da-FCA,-ICH-e-ICS-padre-Júlio-Lancellotti-reflete-sobre-como-fazer-da-cidade-um-espaço-mais-igualitário.aspxAula conjunta da FCA, ICH e ICS: padre Júlio Lancellotti reflete sobre como fazer da cidade um espaço mais igualitário07/04/2021 19:10:0031/12/2021 03:00:00Não
Processo Seletivo Simplificado: inscrições abertas para ingresso no segundo semestrehttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Processo-Seletivo-Simplificado-inscrições-abertas-para-ingresso-no-segundo-semestre-.aspxProcesso Seletivo Simplificado: inscrições abertas para ingresso no segundo semestre07/04/2021 18:00:0001/10/2021 02:55:00Não
PUC Minas e outras Instituições da Arquidiocese de BH apoiam medidas de restrição em temploshttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Instituições-da-Arquidiocese-de-BH-e-PUC-Minas-apoiam-medidas-de-restrição-em-templos,-na-travessia-do-pior-momento-da-pand.aspxPUC Minas e outras Instituições da Arquidiocese de BH apoiam medidas de restrição em templos05/04/2021 20:50:0001/08/2021 02:00:00Não
Missa de Páscoa reúne comunidade eclesial e acadêmica no ambiente onlinehttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Missa-de-Páscoa-reúne-comunidade-eclesial-e-acadêmica-no-ambiente-online.aspxMissa de Páscoa reúne comunidade eclesial e acadêmica no ambiente online05/04/2021 12:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Série Saber pra quê? será exibida na programação do Canal Futurahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Série-Saber-pra-quê-será-exibida-na-programação-do-Canal-Futura.aspxSérie Saber pra quê? será exibida na programação do Canal Futura31/03/2021 17:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Semana Santa na PUC Minas terá programação onlinehttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Semana-Santa-na-PUC-Minas-terá-programação-online.aspxSemana Santa na PUC Minas terá programação online29/03/2021 14:30:0031/12/2021 03:00:00Não
PUC Minas Poços de Caldas doa 5 mil litros de álcool e 500 coletores à Prefeitura Municipalhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-Poços-de-Caldas-doa-5-mil-litros-de-álcool-e-500-coletores-à-Prefeitura-Municipal.aspxPUC Minas Poços de Caldas doa 5 mil litros de álcool e 500 coletores à Prefeitura Municipal29/03/2021 12:45:0031/12/2021 03:00:00Não
Documentário produzido por estudantes da PUC São Gabriel será exibido na Rede Minashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Documentário-produzido-por-estudantes-da-PUC-São-Gabriel-será-exibido-na-Rede-Minas.aspxDocumentário produzido por estudantes da PUC São Gabriel será exibido na Rede Minas25/03/2021 12:00:0001/01/2022 02:55:00Não
PUC Minas declara luto por três dias pelas 300 mil vítimas da Covid-19https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-declara-luto-por-três-dias-pelas-300-mil-vítimas-da-Covid-19.aspxPUC Minas declara luto por três dias pelas 300 mil vítimas da Covid-1924/03/2021 20:15:0031/12/2021 03:00:00Não
PUC Minas se solidariza com famílias das vítimas da Covid-19https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-se-solidariza-com-famílias-das-vítimas-da-Covid-19.aspxPUC Minas se solidariza com famílias das vítimas da Covid-1919/03/2021 19:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Reitor da PUC Minas assina manifesto Vida Acima de Tudohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Reitor-da-PUC-Minas-assina-manifesto-.aspxReitor da PUC Minas assina manifesto Vida Acima de Tudo18/03/2021 21:50:0001/01/2022 02:00:00Não
PUC Play PUC Minas: Universidade lança podcast nesta quinta-feirahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Play-PUC-Minas-Universidade-lança-podcast-nesta-quinta-feira.aspxPUC Play PUC Minas: Universidade lança podcast nesta quinta-feira18/03/2021 17:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Restrição no atendimento presencialhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Restrição-no-atendimento-presencial.aspxRestrição no atendimento presencial17/03/2021 13:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Times Higher Education: PUC Minas classificada entre as melhores dos países de economia emergentehttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Times-Higher-Education-PUC-Minas-classificada-entre-as-melhores-dos-países-de-economia.aspxTimes Higher Education: PUC Minas classificada entre as melhores dos países de economia emergente11/03/2021 21:00:0031/12/2021 03:00:00Não
Pacto pela Vida e pelo Brasil: CNBB e demais signatários defendem medidas urgentes contra a pandemiahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Pacto-pela-Vida-e-pelo-Brasil-CNBB-e-demais-signatários-defendem-medidas-urgentes-contra-a-pandemia.aspxPacto pela Vida e pelo Brasil: CNBB e demais signatários defendem medidas urgentes contra a pandemia10/03/2021 17:00:0022/12/2021 03:00:00Não
No Dia da Mulher, professora alerta sobre necessidade do combate à violência de gênerohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/No-Dia-da-Mulher,-professora-alerta-sobre-necessidade-do-combate-à-violência-de-gênero.aspxNo Dia da Mulher, professora alerta sobre necessidade do combate à violência de gênero08/03/2021 03:05:0001/01/2022 02:55:00Não
Atendimento remoto gratuito para declaração do Imposto de Rendahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Atendimento-remoto-gratuito-para-declaração-do-Imposto-de-Renda.aspxAtendimento remoto gratuito para declaração do Imposto de Renda05/03/2021 14:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Estudo que avalia como os ruídos em dia de jogos de futebol podem afetar cães é premiadohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Estudo-que-avalia-como-os-ruídos-em-dia-de-jogos-de-futebol-podem-afetar-cães-é-premiado-.aspxEstudo que avalia como os ruídos em dia de jogos de futebol podem afetar cães é premiado03/03/2021 11:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Prouni 1º/2021: entrega de documentação dos candidatos da lista de espera a partir de 8 de marçohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Processo-Seletivo-Prouni-1º2021-entrega-de-documentação-dos-candidatos-da-lista-de-espera-a-partir-de-8-de-março.aspxProuni 1º/2021: entrega de documentação dos candidatos da lista de espera a partir de 8 de março02/03/2021 15:00:0014/07/2021 03:00:00Não
Lançamento de livro sobre a complexidade da questão das drogashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Lançamento-de-livro-sobre-a-complexidade-da-questão-das-drogas.aspxLançamento de livro sobre a complexidade da questão das drogas02/03/2021 11:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Ambulatório de Feridas atende pelo SUS e utiliza laser no tratamentohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Ambulatório-de-Feridas-atende-pelo-SUS-e-utiliza-laser-no-tratamento.aspxAmbulatório de Feridas atende pelo SUS e utiliza laser no tratamento25/02/2021 12:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Campanha da Fraternidade é lançada na PUC Minas durante a celebração de Quarta-feira de Cinzashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Campanha-da-Fraternidade-é-lançada-na-PUC-Minas-durante-a-celebração-de-Quarta-feira-de-Cinzas.aspxCampanha da Fraternidade é lançada na PUC Minas durante a celebração de Quarta-feira de Cinzas18/02/2021 15:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Campanha da Fraternidade será lançada na Quarta-feira de Cinzashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Campanha-da-Fraternidade-será-lançada-na-Quarta-feira-de-Cinzas.aspxCampanha da Fraternidade será lançada na Quarta-feira de Cinzas12/02/2021 17:00:0031/12/2021 03:00:00Não
Covid-19: PUC Minas cria Observatório da Saúde para análise e monitoramento da difusão da doença em BHhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/sa.aspxCovid-19: PUC Minas cria Observatório da Saúde para análise e monitoramento da difusão da doença em BH11/02/2021 16:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Entrega de documentação dos selecionados na 2ª etapa do processo seletivo do Prouni referente ao 1º sem de 2021https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Entrega-de-documentação-dos-selecionados-na-2ª-etapa-do-processo-seletivo-do-Prouni-referente-ao-1º-semestre-de-2021.aspxEntrega de documentação dos selecionados na 2ª etapa do processo seletivo do Prouni referente ao 1º sem de 202103/02/2021 15:30:0031/07/2021 03:00:00Não
Órgãos ambientais aprovam criação de duas RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural) na Serra da Piedadehttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Órgãos-ambientais-aprovam-criação-de-duas-RPPNs-(Reserva-Particular-do-Patrimônio-Natural)-na-Serra-da-Piedade.aspxÓrgãos ambientais aprovam criação de duas RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural) na Serra da Piedade28/01/2021 14:30:0016/07/2021 02:55:00Não
PUC Minas concede bolsa de estudos a estudante que perdeu prova do Enemhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-concede-bolsa-de-estudos-a-estudante-que-perdeu-prova-do-Enem.aspxPUC Minas concede bolsa de estudos a estudante que perdeu prova do Enem28/01/2021 13:00:0001/08/2021 02:55:00Não
Processo Seletivo Simplificado: inscrições abertashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Processo-Seletivo-Simplificado-inscrições-abertas.aspxProcesso Seletivo Simplificado: inscrições abertas21/01/2021 13:00:0001/09/2021 02:55:00Não
Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinhohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Romaria-pela-Ecologia-Integral-a-Brumadinho.aspxRomaria pela Ecologia Integral a Brumadinho14/01/2021 19:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Pesquisa Quero Bolsa sobre estágio remunerado: PUC Minas é destaque no país https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-é-destaque-em-ranking-terceira-universidade-brasileira-na-qual-mais-estudantes-recebem-bolsa-auxílio-em-estágio-n.aspxPesquisa Quero Bolsa sobre estágio remunerado: PUC Minas é destaque no país 13/01/2021 19:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Bolsas de estudo assistenciais para ingressantes no mestrado e doutoradohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Not_11.aspxBolsas de estudo assistenciais para ingressantes no mestrado e doutorado01/10/2017 12:35:0002/01/2050 01:00:00Não

Acesse as redes sociais.

Instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte

A Sociedade Mineira de Cultura é uma entidade beneficente da área de educação, portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS-Educação.