"O Instituto de Ciências Humanas tem tradição na formação de professores, exercendo forte protagonismo nesse campo de atuação ao longo das últimas oito décadas, sem perder de vista as oportunidades e os desafios impostos pela contemporaneidade", destacou o Diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Prof. Dr. Alexandre Magno Diniz, durante a aula inaugural que faz parte dos eventos de comemoração dos 80 anos do ICH da PUC Minas. A aula, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Suzana dos Santos Gomes, foi realizada no auditório 3 do prédio 43, Campus Coração Eucarístico, e discutiu o EAD nos cursos de licenciatura e na Pós-graduação: convergências, divergências e perspectivas. Ao dar as boas-vindas aos presentes, o diretor reforçou a marca do Instituto, que representa a fusão entre a tradição e a modernidade, princípios que impulsionam o conhecimento humano para o futuro.
O Pró-reitor Adjunto da PUC Minas Virtual, Prof. Carlos Barreto Ribas, lembrou que as licenciaturas são a base do país e imprescindíveis para a Universidade. Segundo o professor, é fundamental o papel dos Cursos na modalidade EAD de alcançarem lugares longínquos e levarem a educação a muitos alunos e alunas no Brasil. "O Ensino a Distância é um desafio para todos nós, consolidado pela pandemia, mesmo aquele que esteja completamente regulamentado", constatou o Pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação, Prof. Dr. Sérgio de Morais Hanriot, ao mencionar as recentes discussões sobre os cursos de pós-graduação stricto sensu no Conselho Nacional de Educação (CNE).
O Prof. Eugênio Batista Leite, Pró-reitor de Graduação, evidenciou a trajetória de sucesso dos cursos da PUC Minas Virtual. Com 28 cursos em oferta, sendo oito bacharelados, 19 tecnólogos e uma complementação de estudos em Psicologia e Licenciatura, e um número total de alunos estimado em 50 mil, o projeto pedagógico de ensino a distância, ressaltou o pró-reitor, é inovador e coloca a PUC Minas à frente de outras universidades. "O modelo de ensino a distância da PUC Minas tem uma aderência e um engajamento muito forte por parte dos alunos", frisou.
Brasil, Canadá, Inglaterra, Itália, Coréia do Sul são alguns dos países de onde são os cerca de 130 alunos do Curso de Pedagogia, primeiro curso de licenciatura da PUC Minas Virtual, listados pela coordenadora do curso, Prof.ª Dr.ª Mariana Veríssimo. A docente apontou o protagonismo dos estudantes no processo formativo, baseado na pedagogia de projetos. "Isso significa que desde o primeiro eixo os estudantes recebem orientações nos encontros com um professor responsável pela disciplina de projetos, que funciona como catalisadora dos conhecimentos estudados nos micro-fundamentos, respeitando o tempo e as condições de cada um", explicou a professora, ao afirmar que nesta disciplina os estudantes são incentivados a produzir uma prática investigativa que resulta em dados empíricos, possibilitando estabelecer relação entre as teorias e os saberes da experiência do mundo do trabalho. Ainda segundo a coordenadora, os estágios são realizados presencialmente e, a supervisão, é feita através de encontros com o professor responsável pelo componente curricular do curso.
Compromisso histórico
Para a professora Mariana, o Curso de Pedagogia EAD da PUC Minas obteve tanto êxito porque conta com a qualidade do corpo docente e é comprometido com a formação sólida, sensível, crítica, e atual de professores. Os depoimentos dos estudantes, ainda segundo a docente, refletem a superação de expectativas. "Os alunos se tornam capazes de exercer a profissão docente, comprometidos com a tarefa transformadora de ajudar a consciência do educando a se elevar para uma capacidade crítica, face às exigências para se viver com saúde em uma sociedade desigual", pontuou.
De acordo com o Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgado em 2022, o EAD cresceu 474% na última década. Para a coordenadora do Curso, "o ICH, no auge dos seus 80 anos, persevera, cumprindo a importante tarefa de propor à sociedade cursos de formação de professores EAD com o compromisso de garantir a mesma qualidade dos cursos presenciais".
Convergências, divergências e perspectivas do EAD
Em sua comunicação, a Diretora da Diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e professora associada da Faculdade de Educação da UFMG (FaE), Prof.ª Dr.ª Suzana dos Santos Gomes, abordou os avanços da chamada 5ª Revolução Industrial, caracterizada pela transformação da experiência pela inteligência e pela demanda da interação humana com equipamentos informatizados.
A professora fez uma correlação entre a digitalização das interações e os desafios da educação superior, os cursos de licenciatura e a pós-graduação, traçando um perfil dos estudantes desses cursos. "A digitalização estimula novas formas de ensinar e de aprender, os exemplos que foram dados pela mesa de abertura mostram os esforços de muitos educadores na busca pela prática desse novo modo de ensinar", ressaltou.
"Hoje, muitas instituições públicas e particulares, como a PUC Minas, têm investido em uma educação a distância de qualidade", afirmou a diretora. Em contrapartida, o crescimento exagerado da modalidade EAD no Brasil tem causado preocupação entre os especialistas. Dados do Inep revelam que, desde 2018, o número de alunos matriculados em licenciaturas na modalidade a distância supera o de alunos na modalidade presencial, em uma proporção de 61% contra 39%, respectivamente. "Algumas instituições privatistas, que visam o lucro às custas de uma educação de qualidade, estão impulsionando esse número para o alto", alertou. E são esses profissionais, ainda segundo a professora Santos Gomes, que atuarão futuramente na educação básica brasileira.
A diretora da Capes também apresentou os resultados do Grupo de Trabalho Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC). "Indicamos a revogação das resoluções do Conselho Nacional de número 02/2019 e 01/2020, com o intuito de que a formação inicial e continuada de professores volte a ser orientada pelas diretrizes de 2015", informou. A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec), entidade da qual a PUC Minas faz parte, também participou desse GT. Maior rigor na regulação dos cursos de licenciatura na modalidade EAD e inclusão de condicionalidades que limitem o crescimento indiscriminado da oferta de novas vagas nessa modalidade foram algumas recomendações elaboradas pelo grupo de trabalho.
Chamando a atenção para o déficit na formação de professores e na desigualdade da oferta de cursos de formação no país, a professora Suzana destacou a Meta 15, do Plano Nacional de Educação, que propõe a garantia de formação específica, de nível superior, em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atua para todos os professores da educação básica. "Ainda temos campo para investir. A extensão territorial do Brasil propicia uma demanda enorme para educação a distância represada. Para um percentual significativo da população, a educação a distância é uma possibilidade relevante. Almejamos que seja pensada a oferta de outros cursos que possam contribuir para interiorizar a educação superior", concluiu.
A íntegra da aula inaugural está disponível no canal oficial do ICH no Youtube e nas redes sociais do Instituto.