02/07/2024 14:00
A pesquisa Intergeracionalidade e envelhecimento: práticas, desafios e oportunidades, coordenada pela Profa. Dra. Natália Horta, foi apresentada no 2º Seminário de Pesquisa sobre Intergeracionalidade da PUC Minas, que aconteceu nesta terça-feira, 2 de julho.
A apresentação foi realizada pela Profa. Dra. Maria Teresinha de Oliveira Fernandes, que integra a equipe de coordenação, e pelas alunas Emanuelle Gonçalves e Ligia di Bella, que fazem parte da equipe de discentes.
A professora Maria Teresinha, docente da Pós-graduação em Gerontologia, apontou que a intergeracionalidade depende do princípio de igualdade entre gerações. "Não podemos admitir relações de poder, queremos horizontalidade. Somos todos iguais com nossas experiências, nossos afetos e tudo o que nos mantém", disse.
Outro princípio abordado foi a mudança da mentalidade, que está ligada à igualdade entre as gerações. "Isso facilita a inclusão e a solidariedade social e cria vínculo de empatia e respeito. Com isso, temos o bem-estar".
"Não basta estar junto, o importante é fazer e ser feito juntos", afirmou a professora, citando um terceiro ponto da pesquisa. "Isso é recomendado tanto em nível familiar quanto comunitário e em toda a sociedade, com ênfase especial nas necessidades dos mais velhos e mais novos", disse.
Guilherme Simões
A professora Maria Teresinha e alunas apresentaram alguns dos resultados das pesquisas
A pesquisa foi dividida em quatro etapas. A primeira foi feita em 2021 e 2022 e contou com o levantamento bibliográfico na literatura nacional e internacional junto com a produção de revisões feitas pelos alunos da iniciação científica. Em 2022 e 2023, aconteceu a segunda etapa, que abordou o primeiro público-alvo da pesquisa: secretarias dos 26 Estados, do Distrito Federal e das Capitais; e as mesas diretoras dos Conselhos Municipais e Estaduais de Direitos da Pessoa Idosa e da Criança e Adolescente.
A terceira etapa que ocorreu em 2023 se desenvolveu com um grupo focal com coordenadores das práticas mapeadas em serviços de diferentes naturezas, com a análise de dados e com a produção de material didático de apoio para fomentar a ampliação das práticas intergeracionais em todo o país. A quarta e atual etapa, referente ao ano de 2024, fez a abordagem à toda a comunidade da PUC Minas, incluindo alunos, docentes e funcionários, e em espaços públicos como praças, parques, bibliotecas, etc.
Até o momento, foram publicados quatro artigos sobre o assunto e dois estão em andamento. Os artigos estão disponíveis no link.
Na ocasião, também foram apresentados os produtos feitos na terceira etapa: o projeto Pedalando com a PUC e a cartilha Como implementar práticas intergeracionais e impactar na qualidade de vida de diferentes gerações?
Toda a programação do no 2º Seminário de Pesquisa sobre Intergeracionalidade da PUC Minas pode ser assistida no canal do Youtube da Extensão PUC Minas. Confira também como foi a mesa de abertura da atividade.