02/07/2024 11:00
O 2º Seminário de Pesquisa sobre Intergeracionalidade da PUC Minas aconteceu nesta terça-feira, 2 de julho, no Teatro São João Paulo II, Campus Coração Eucarístico. Com a temática Integrando a comunidade, a pesquisa e a extensão, a atividade apresentou a pesquisa Intergeracionalidade e Envelhecimento: percepção da comunidade acadêmica da PUC Minas e em espaços sociais e o projeto Pedalando com a PUC.
Na solenidade de abertura a Pró-reitora de Extensão, Profa. Dra. Carolina Costa Resende, recordou sobre a primeira edição do seminário, que ocorreu em 2023. "Naquela data, tivemos a oportunidade de refletir qual é a nossa percepção sobre a velhice", afirmou. "Ao longo deste ano, nos deparamos com um novo jeito de problematizar a realidade da intergeracionalidade, porque, às vezes, esses nomes são muito ricos em termos de conceito. Mas, quando vamos para a prática, nos deparamos com situações de invisibilidade, fronteiras ou encruzilhadas", disse a Pró-reitora, pontuando que, nesses momentos, percebemos o quanto a sociedade está despreparada. "Aqui nesse projeto estamos tendo muitas oportunidades de aprender sobre intergeracionalidade e saber quantas histórias cabem em uma vida".
Guilherme Simões
O 2° Seminário de Intergeracionalidade teve como tema Integrando a comunidade, a pesquisa e a extensão
A Diretora do Instituto de Ciências Biológicas, Profa. Dra. Soraya de Mattos Camargo Grossmann Almeida, pontuou que o evento é importante por integrar as pessoas independentemente das vivências que cada uma tem. Mencionando a comemoração dos 50 anos do Curso de Odontologia, cujo slogan é Tradição e Inovação. "A tradição e a inovação caminham juntas o tempo inteiro. Se ficarmos somente na tradição, não evoluímos. Se ficarmos só na inovação, esquecemos as nossas referências", disse. "Precisamos integrar o passado, presente e futuro, porque só assim conseguimos enriquecer nossa vida e nosso crescimento pessoal".
"Um projeto que carrega junto a extensão e a pesquisa contribui muito para a formação dos futuros profissionais e também com a sociedade. E esse é nosso objetivo: formar profissionais que transformam a sociedade", concluiu a professora Soraya.
A assessora de Pesquisa e Pós-graduação, Profa. Franca Arenare Jeunon, representou o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Sérgio de Morais Hanriot, e compartilhou que, em sua vivência familiar, as gerações se encontravam. "Tive essa felicidade. As gerações trocavam ideias. Meus pais e meus avós colocavam suas experiências e eu também, que era da geração jovem na época, contribuía com ideias modernas", pontuou. "Isso está cada vez mais distante na sociedade. Vemos pessoas idosas ficarem mais afastadas das mais jovens, e às vezes a vida nos obriga a isso. Esse evento é importante para que os alunos vivenciem o mesmo que eu", aponta.
"O tema intergeracionalidade é importante principalmente no contexto da graduação na área da Saúde", afirmou o Prof. Thiago Luiz Queiroz, docente do Curso de Medicina, que representou o Coordenador do Curso de Medicina do Campus Betim e Chefe do Departamento, Prof. Dr. Henrique Leonardo Guerra.
Nas palavras do professor Thiago, "a área da Medicina passou por muitas mudanças, principalmente considerando o cientificismo, a tecnologia e a necessidade de especialização. Hoje nós voltamos para uma formação integralista. É necessário pensar no indivíduo como um todo".
"Quando a gente pensa na população idosa é necessário repensar também a nossa prática profissional médica. Temos que entender esse indivíduo dentro da forma como vamos nos comunicar, como vamos interagir e como vamos nos aproximar para criar um diálogo e estabelecer cuidado", elucidou.
A Profa. Dra. Natália de Cássia Horta, docente do Curso de Medicina, Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Gerontologia e Coordenadora da pesquisa sobre intergeracionalidade, também compôs a mesa de abertura e afirmou que, desde 2021, o grupo de pesquisa estuda sobre o assunto. "O tema do projeto surgiu do primeiro seminário e foi inspirado num projeto dinamarquês, o Pedalando Sem Idade. A pessoas que estavam aqui no ano passado se comprometeram com a gente e fizemos o Pedalando com a PUC", contou. "Hoje estamos aqui para falar sobre a experiência do primeiro semestre do projeto e discutir sobre os novos resultados da pesquisa sobre intergeracionalidade".
A atividade prosseguiu com a exposição da pesquisa Intergeracionalidade e envelhecimento: práticas, desafios e oportunidades, seguida pela apresentação do Pedalando com a PUC.
A conferência foi transmitida ao vivo e pode ser conferida na íntegra no canal da Extensão PUC Minas no Youtube.