lll Seminário Internacional Mobilidades Contemporâneas

Nos dias 5 e 6 de setembro, ocorrerá o lll Seminário Internacional Mobilidades Contemporâneas, na Sala Multiuso, prédio 43, do Campus Coração Eucarístico, e, no dia 4 no auditório do Ibmec (bairro Funcionários), o III Seminário Internacional de Acessibilidade na Mobilidade Urbana de Belo Horizonte. O evento é aberto ao público externo e será transmitido ao vivo pelo link ucstart.com/mobilidade. As inscrições serão feitas no local.

O III Seminário Internacional Mobilidades Contemporâneas será coordenado pela PUC Minas, Universidade Federal de Minas Gerais, BH Trans e Cefet-MG, com apoio da filial latino-americana da Rede de Pesquisadores International Network for Transport and Accessibility in Low Income Communities   (INTALInC LAC). A participação dos pesquisadores será garantida através de transmissão on-line, na tentativa de redução de emissões de carbono.

A mobilidade constitui um dos temas mais relevantes na vida cotidiana dos habitantes das cidades, no campo da pesquisa acadêmica e no planejamento urbano. O evento abordará a preocupação em torno das dinâmicas do movimento, abrangendo os clássicos problemas do transporte de indivíduos ou bens, assim como a produção de políticas urbanas e as experiências e práticas de movimento em diferentes escalas.

Durante o III Seminário Internacional Mobilidades Contemporâneas, serão realizadas quatro conferências e duas mesas-redondas. As conferências tematizam políticas de acessibilidade em contexto urbano, a pesquisa sobre mobilidades em cidades da América Latina e seus desafios metodológicos e investigações sobre mobilidade humana na área de computação, com o uso de Big Data para análise de padrões de deslocamento. As duas mesas redondas tratarão de várias metodologias para a pesquisa sobre mobilidade (análise de dados gerados pelo uso de celulares, pesquisas Origem-Destino, observações e interpretação das experiências de deslocamentos), considerando trabalhos realizados por professores e alunos das instituições participantes.

Coordenadores: Candice Vidal e Souza, Pós-graduação em Ciências Sociais/PUC Minas; Ana Marcela Ardila Pinto, Pós-graduação em Sociologia/UFMG; Marcos Fontoura de Oliveira, assessor da BH Trans, Prefeitura de Belo Horizonte; e Humberto Torres Marques Neto, pós-graduação em Informática /PUC Minas.

Veja a programação completa.

27/02. O Dia de Mudar Sua Vidahttps://www.pucminas.br/unidade/sao-gabriel/sala-imprensa/eventos/Paginas/27defevereirodiademudarsuavida.aspx27/02. O Dia de Mudar Sua Vida19/02/2021 17:00:0027/02/2021 13:00:0027/02/2021 15:00:00Não​http://portal.pucminas.br/mudesuavida/
#fapsicomvc – ao vivo: Psicologia, Racismo e Padrões de Belezahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/eventos/Paginas/fapsicomvc-–-ao-vivo-Psicologia,-Racismo-e-Padrões-de-Beleza.aspx#fapsicomvc – ao vivo: Psicologia, Racismo e Padrões de Beleza24/02/2021 16:00:0005/03/2021 03:05:0006/03/2021 02:55:00Não

Acesse as redes sociais.

Instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte

A Sociedade Mineira de Cultura é uma entidade beneficente da área de educação, portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS-Educação.