Tudo Isto & Muito Mais: lançamento de livro de contos

Primeiro livro de contos do professor da PUC Minas Edmundo de Novaes Gomes, Tudo Isto & Muito Mais será lançado nesta quinta-feira, 29 de novembro, das 17h às 19h30, no Espaço Cultura e Fé (prédio 7), Campus Coração Eucarístico. O evento contará com leitura de texto da atriz e dramaturga Cynthia Paulino, que também é professora da Escola de Teatro da PUC Minas.

O livro, que traz 24 narrativas curtas, conta com projeto gráfico de Mario Vinícius e ilustrações de Giselle Vargas. Trata-se da estreia da Produções do Ó no mercado editorial.

O autor interessou-se pelo formato já no início da juventude quando, com 18 anos, escreveu o texto As Esposas Mortas, com o qual ganhou a primeira menção honrosa do concurso da Revista Literária do Corpo Discente da UFMG.

Nas artes cênicas, o professor Edmundo escreveu e adaptou vários textos, com destaque para Noites Brancas (de Fiodor Dostoiévski), Servidão (da obra de W. Somerset Maughan), Quando Você Não Está no Céu e Horácio, todas elas encenadas.

Sua entrada na literatura foi a partir da dramaturgia, ao escrever peças, principalmente para a Odeon Companhia Teatral. Depois disso, Edmundo se aventurou também em outros gêneros, com o romance Falar. Esta narrativa conquistou o Prêmio Casa de Cultura Mario Quintana, da Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul em 2003, tendo sido adaptada para o teatro (Atrás dos Olhos das Meninas Sérias, Cia. Pierrot Lunar) e permanecido em cartaz durante dez anos.

Há 30 anos é professor universitário, ministrando aulas em cursos de graduação e pós-graduação. Depois de se formar em jornalismo, Edmundo trabalhou em várias agências e órgãos de imprensa, até se encontrar na docência.