Tenda da Leitura neste sábado no estacionamento do Museu de Ciências Naturais

O projeto Tenda da Leitura acontecerá neste sábado, 7 de abril, das 9h às 13h, no estacionamento do Museu de Ciências Naturais (av. Dom José Gaspar, 290), Campus Coração Eucarístico. O público participante deve levar livros de literatura para trocar por outras obras anteriormente doadas.

Estruturado de forma lúdica, o projeto, promovido pela Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac), por meio do Museu, procura disseminar a importância da leitura na infância e incentivar a circulação de livros, instrumento fundamental na transmissão de sonhos e de conhecimentos.

A novidade desta edição no Campus Coração Eucarístico é a mesa de debates Você sabe contar história?, destinada aos pais com o objetivo de apresentar a leitura como uma possibilidade de aproximação entre eles e os filhos, em detrimento do uso acentuado da tecnologia. O público poderá participar também de jogos pedagógicos dos Cursos de Letras e de Filosofia, contação de histórias, brincadeiras, lançamento de livros, conversa com autores, depoimentos sobre leitura e letramento, oficinas culturais e científicas.

No Campus Coração Eucarístico, o evento é uma parceria também com os cursos de Letras, Pedagogia, Psicologia, Filosofia, Enfermagem, Medicina, Biblioteca, Editora, Centro de Estudos-Luso-Afro-Brasileiros (Cespuc) e Colégio Santa Maria Minas. O patrocínio é da Anglo American.

Na atividade Bate-papo com Escritores, às 10h, participam os autores Elisete Lisboa, Lelis e Ronaldo Simões Coelho. O bate-papo será coordenado pelo  escritor e ilustrador Walter Lara.

Walter Lara, mineiro de Betim, é artista plástico e ilustrador. Trabalha com ilustração científica para exposições permanentes em área de preservação ambiental. Com suas ilustrações infantis recebeu várias vezes o título Altamente Recomendável pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infanto-juvenil) .

Marcelo Eduardo Lelis de Oliveira, conhecido como Lelis, é um ilustrador e quadrinista brasileiro, com trabalhos publicados no Brasil, na França e na Sérvia.

Ronaldo Simões Coelho é psiquiatra e escritor brasileiro. Formou-se em medicina pela UFMG em 1959 e se especializou em psiquiatria. É também escritor de literatura infantil, atualmente com cerca de 50 livros publicados.

Elizete Lisboa é mineira e mora em Belo Horizonte. Formou-se em Letras pela UFMG. Já publicou Que será que a bruxa está lavando? e A bruxa mais velha do mundo.

Mais informações Campus Coração Eucarístico: (31) 3319-4974 e 3319-4982.
 
Bienal Leitura em Todos os Sentidos

O projeto Tenda da Leitura participará, no dia 14 de abril, da Bienal Leitura em Todos os Sentidos, promovida pelo Colégio Santo Agostinho de Nova Lima. O evento será das 8h30 às 11h e das 13h às 15h30.

O grupo da PUC Minas é formado por técnicos e monitores do Museu de Ciências Naturais, dos Cursos de Enfermagem e de Educação Física.