Seminário sobre Instrumentos para a Gestão de Áreas Protegidas de Minas Gerais

A PUC Minas, a Associação para o Desenvolvimento Integral (Aderi), o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF/MG) e o Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade promoverão o Seminário sobre Instrumentos para a Gestão de Áreas Protegidas de Minas Gerais: os desafios de integração de conhecimentos na Serra da Piedade. O evento ocorrerá de quarta a sábado, 13 a 16 de junho. Veja a programação. As inscrições estão abertas.

O seminário terá como objetivo primordial discutir abordagens e conhecimentos complementares referentes aos instrumentos de gestão utilizados em áreas protegidas no estado de Minas Gerais, tendo como iniciativa-piloto a delineação de estratégias de governança participativa para o Monumento Natural Estadual da Serra da Piedade (Monaesp).

A proposta surge a partir da publicação da Instrução Normativa nº 7, de 21 de dezembro de 2017, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que estabelece diretrizes e procedimentos para elaboração e revisão de planos de manejo de unidades de conservação da natureza federais. Busca-se, também, elucidar os novos princípios e diretrizes dos instrumentos de gestão para potencializar o alinhamento com políticas públicas e o engajamento e o nível de participação de diferentes atores sociais (instituições dos setores público e privado, entidades do terceiro setor, comunidades locais, universidades e centros de pesquisa) relacionados às unidades de conservação e temas de conservação do patrimônio cultural. Mediante a construção de um Grupo de Trabalho no Evento, pretende-se fomentar a replicação do modelo de gestão, ora desenvolvido e aplicado no Monaesp, para outras áreas protegidas de Minas Gerais.