Seminário Internacional Mobilidades Contemporâneas

O Seminário Internacional Mobilidades Contemporâneas: práticas e políticas de mobilidade na América Latina será realizado de quarta a sexta-feira, 21 a 23 de junho, no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (Edifício Emaús - av. Itaú, 505, bairro Dom Bosco), Campus Coração Eucarístico. O evento, das 10h às 18h30, é uma parceria dos programas de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC Minas e de Sociologia da UFMG, Universidade Federal Fluminense (UFF) e BHTrans. Veja a programação completa.

Das 10h às 12h, haverá a conferência de abertura, com o tema La Experiencia Diversa de viajar en Santiago de Chile: métodos, enfoques y resultados desde la mirada de la movilidad, a ser ministrada pela professora Paula Jirón, da Universidad de Chile, e coordenada pela professora da PUC Minas Candice Vidal e Souza. Na parte da tarde, das 14h às 16h, ocorrerá a mesa-redonda Mobilidades Femininas. O evento contará com diversas outras mesas-redondas sobre práticas urbanas de mobilidade, transporte urbano, políticas de mobilidade urbana, iniciativas cidadãs de mobilidade urbana e mobilidades populares.

O evento pretende abrigar pesquisas e análises de políticas públicas que tenham como objeto empírico a mobilidade. Trata-se de compreender as formas e significados de diversas experiências, práticas e representações sobre o deslocamento em diferentes contextos socioespaciais e temporais.

As inscrições serão realizadas no evento. Mais informações: e-mail ceurbfafich@gmail.com e telefones (31) 3411-5162 ou 3409-5031.