A Pró-reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação e a Secretaria de Comunicação da PUC Minas promovem evento, no dia 11 de abril, para discutir os desafios da investigação científica. O convidado para a palestra A investigação científica e seus inimigos é o professor Moisés de Lemos Martins, da Universidade do Minho (Braga, Portugal). O evento será às 10h30, no auditório 1 do prédio 4, Campus Coração Eucarístico.
Moisés de Lemos Martins é professor catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho. Dirige o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Cecs), que fundou em 2001. É diretor da revista Comunicação e Sociedade e também da Revista Lusófona de Estudos Culturais (RLEC). Doutor pela Universidade de Estrasburgo em Ciências Sociais (na especialidade de Sociologia), em 1984, tem publicado, no âmbito da Sociologia da Cultura, Semiótica Social, Sociologia da Comunicação, Comunicação Intercultural, Estudos Lusófonos. Dirigiu durante dez anos o Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (de 1996 a 2000, e de 2004 a 2010).
Resumo da palestra
Em nome da certificação da ‘qualidade’ e da ‘excelência’, a universidade parece hoje condenada a celebrar apenas procedimentos, que no ensino e na investigação certificam rotinas e conformidades, eficiências e utilidades, confirmando a hegemonia da razão instrumental. Faz-se, portanto, uma reflexão sobre a liberdade acadêmica e de investigação científica na universidade. Esta questão impõe que façamos recair a nossa interrogação sobre a natureza da própria universidade, sobre a profissão acadêmica e de pesquisador, e também sobre a sua vocação e missão. O que é, hoje, a universidade? Que forças a atravessam? Que abalos tem sofrido? A que ameaças está sujeita? Que contradições são as suas? Com que exigências se confronta? Que respostas têm que ser as suas?