Mulheres no Parlamento é o título de palestra da deputada federal Tabata Amaral nesta sexta-feira, 29 de março, às 9h, no Teatro João Paulo II (prédio 30), Campus Coração Eucarístico. O evento é uma promoção do Instituto de Ciências Sociais. As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Gestão Acadêmica (SGA).
A deputada irá falar sobre a trajetória profissional, bem como a agenda da educação no Brasil. Tabata Amaral tem 25 anos e foi a sexta deputada federal mais votada do estado de SP, eleita com 264.450 votos. Filha de uma diarista e de um cobrador de ônibus, foi criada na Vila Missionária, periferia de São Paulo. Foi campeã das olimpíadas de ciências, ganhou bolsa em escola particular e também em Harvard. Formou-se em Ciência Política e Astrofísica pelo Departamento de Governo da Universidade de Harvard e, desde essa época, se dedica a pautas relacionadas à educação. Foi cofundadora do Mapa da Educação e do Movimento Acredito. Como parlamentar, suas principais pautas são a educação e o direito das mulheres. Em outubro de 2017, foi uma das 11 lideranças a participar de um encontro com o ex-presidente americano Barack Obama em sua passagem por São Paulo. Em julho de 2018, foi a mais jovem liderança a participar de um debate com a ativista paquistanesa e Nobel da Paz Malala Yousafzai em sua primeira visita ao Brasil.
O trabalho em educação levou Amaral a defender que no sistema brasileiro as decisões que podem garantir escola de qualidade a todos os brasileiros passam necessariamente pela esfera política. Essa hipótese a levou a cofundar o Acredito, junto aos colegas José Frederico Lyra Netto, Bruno Santos, Felipe Oriá e Renan Ferreirinha. O Acredito é um movimento político nacional e suprapartidário e pretende lançar candidatos em vagas de diferentes níveis. Atualmente, o movimento possui núcleos em 14 estados do Brasil e conta com mais de 2 mil voluntários.
Mais informações: e-mail ics.producao@pucminas.br.