Os Departamentos de Ciências Sociais e de Serviço Social promovem a palestra Juventudes Periféricas, Cultura Hip-Hop e Medidas Socioeducativas. O evento, aberto ao público externo, será nesta quinta-feira, 14 de novembro, às 19h, na sala multimeios do prédio 47, no Instituto de Ciências Sociais.
Na ocasião, será lançado o livro Espelho dos Invisíveis: a arte no trabalho com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, do professor Daniel Péricles Arruda, conhecido como Vulgo Elemento.
As inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Gestão Acadêmica (SGA) para alunos de graduação da PUC Minas.
Mais informações: e-mail ics.producao@pucminas.br.
Sobre o palestrante
Daniel Péricles Arruda é rapper e poeta. Em 2014/2015 lançou o CD intitulado Fecha Comigo, constituído por 16 faixas, que tem teor reflexivo acerca de vários temas, como: educação, criminalidade, afetividade, adolescência, juventude, redução da idade de imputabilidade penal e questão social. Constituindo-se, assim, em um trabalho de caráter sensível, poético e socioeducativo.
Na atualidade, encontra-se em preparação de seu segundo CD com foco na invisibilidade e reconhecimento das juventudes periféricas.
É autor dos seguintes livros: “Constelação de Ideias”; “Poéticas de um Estudante”; “Quanto Menos Informado, Mais Dominados”; e “Espelho dos Invisíveis: A Arte no Trabalho com Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa”, este último lançado recentemente, fruto de sua pesquisa de mestrado realizado na PUC-SP.
O trabalho artístico desenvolvido por Vulgo Elemento dialoga com várias áreas, como a articulação da música e da literatura, áreas que se complementam, para o desenvolvimento artístico e, também, para a produção acadêmica.
É professor adjunto da graduação em Serviço Social e vinculado ao Departamento de Saúde, Educação e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista. É graduado em Serviço Social pela PUC Minas; mestre – bolsista do Ford Foundation International Fellowships Program (Turma 2010) – e doutor em Serviço Social pela PUC-SP; pós-doutor em Psicologia Social pela PUC-SP; formando em psicanálise pelo Instituto Langage; e aluno do 1º ano do curso Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma do Instituto Sedes Sapientiae.
Nessa trajetória, as várias atividades acadêmicas, as palestras, as supervisões institucionais, as apresentações culturais, os artigos publicados e as participações em congressos/eventos nacionais e internacionais são conduzidos pelo olhar poético e musical, ou seja, em sintonia com a cultura Hip-Hop, como produção e expressão de sentimentos e conhecimentos.