PUC Minas Virtual: dez anos da graduação a distância

A celebração dos dez anos dos cursos de graduação a distância da PUC Minas será realizada nesta quarta-feira, 7 de dezembro, às 14h, no auditório 3 do prédio 43, Campus Coração Eucarístico. O evento contará com um momento institucional, no qual o diretor do Núcleo de Educação a Distância, professor Marcos André Silveira Kutova, e as coordenadoras dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis, professoras Sara Pimenta Resende e Josmária de Oliveira, compartilharão com os presentes um pouco da história do núcleo, bem como as transformações e avanços ocorridos ao longo da última década, além de uma apresentação cultural da Escola de Teatro.

Para marcar a data, os presentes assistirão, ainda, à palestra Como Inovar na Educação Superior, a ser ministrada pelo professor José Manuel Moran, formado em Psicologia, doutor em Comunicação e referência mundial na discussão acerca da necessidade de mudanças no modelo de ensino tradicional, novas tecnologias e mediação pedagógica, fundador da Escola do Futuro da USP e autor do livro A Educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá.

O evento é aberto a professores, mediante inscrição via Sistema de Gestão Acadêmica (SGA), e funcionários técnico-administrativos.

Sinopse da palestra

As instituições educacionais utilizam recursos, metodologias e tecnologias digitais de forma cada vez mais explícita e significativa, compondo projetos pedagógicos que se combinam entre o blended (com diferentes graus de presença físico-digital) e o on-line (totalmente digital). Estão preocupadas em fazer mudanças, envolver mais os alunos, flexibilizar seus currículos. Ainda predominam, contudo, os modelos de design fechado, de sequência de roteiros iguais para todos, de ênfase mais no conteúdo do que nas competências. O grande desafio é combinar qualidade com quantidade, planejamento pedagógico estruturado e flexível; atender a muitos ao mesmo tempo e conseguir que cada um encontre sentido e relevância, podendo personalizar ao máximo o processo de aprender.