Museu de Ciências Naturais - 16ª Semana de Museus

Nesta terça-feira, 15 de maio, às 9h, será implantado, no Museu de Ciências Naturais PUC Minas, o Sistema de Audioguias, que descreve para os visitantes as exposições e os espaços do Museu, nos três andares, nos idiomas português, inglês e espanhol, promovendo a acessibilidade e a inclusão. O recurso também favorecerá a visitação de estrangeiros e a formação de monitores do Museu.

A implantação do sistema integra a 16ª Semana de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura, de 14 a 20 de maio. A programação está disponível na internet, no museus.gov.br. Veja as atividades programadas pelo Museu PUC Minas para a semana.

Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, por meio do edital Patrimônio Cultural, a implantação do Sistema Audioguias foi coordenada pela professora da PUC Minas Virgínia Simão Abuhid, com a participação da equipe do Museu, trabalho desenvolvido durante dois anos. São, no total, 21 equipamentos, espécie de rádio com dois fones, possibilitando o uso compartilhado. A gravação dos áudios ficou a cargo da empresa NeoCultura. A previsão é que em junho estejam disponíveis também audiodescrições das exposições, beneficiando cegos e pessoas com visão reduzida.

O horário de funcionamento do Museu é de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, e quinta-feira, das 9h às 21h. O valor do ingresso é R$10; de 4 a 12 anos e maiores de 60 anos, o valor é R$ 5; para menores de 3 anos a entrada é gratuita.

Endereço: av. Dom José Gaspar, 290 – bairro Coração Eucarístico – BH – MG.