MiniOnu receberá cerca de mil alunos do ensino médio

​O Departamento de Relações Internacionais realiza, de quinta a domingo, 12 a 15 de outubro, no Campus Coração Eucarístico, o 18º MiniOnu. A simulação da Organização das Nações Unidas objetiva discutir temas internacionais com alunos do ensino médio. São esperados mais de mil alunos desse nível de ensino. As inscrições já haviam sido realizadas em maio.

O evento terá também a participação de cerca de 215 estudantes dos cursos da PUC Minas de Relações Internacionais (que desenvolveram os comitês voltados para o cenário da ONU, um comitê específico da Corte Internacional de Justiça (CIJ) e também um sobre guerra naval); de Jornalismo, que fará a cobertura do evento e publicará o jornal Primal Times; e de Psicologia, que promoverá apoio psicológico aos delegados dos comitês e à equipe do evento).

A conferência de abertura será com Raul Saborytta, no dia 12 de outubro, às 19h30, em tenda localizada entre os prédios 3 e 15. Ele tem projeto de ensino do idioma francês em aglomerados urbanos, projeto iniciado no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, tendo Saborytta integrado projetos das Nações Unidas. As demais conferências do evento acontecerão nas salas de aula do prédio 43, do dia 13 ao dia 15.

No dia 13, na parte da manhã, será ministrado curso, sobre africanidades e saberes tradicionais, destinado aos professores do ensino médio, uma parceria do Departamento de Relações Internacionais Internacionais da PUC Minas com o governo do Estado de Minas Gerais. As inscrições estão encerradas. O curso será ministrado pelo professor Joelton Carneiro de Lima, organizador da atividade e funcionário do Departamento.

No dia 15, às 9h, haverá sessão de lançamento do livro Conflitos do Século XXI e bate-papo com os autores, o professor Valdeir Eustáquio dos Santos (do Uni-BH e mestre e doutor pela PUC Minas) e Guilherme de Lorenzo Pires (mestre e doutorando em Relações Internacionais pela PUC Minas).

Funcionamento

Através do engajamento de estudantes do curso de Relações Internacionais, formam-se comitês (ambiente de simulação de organismos internacionais ou instituições nacionais com agenda internacional), que serão palco de discussões de temas relevantes da agenda internacional. Cada comitê procura reproduzir o que acontece na realidade. Os alunos do ensino médio transformam-se em delegados que defendem interesses do ator a ele atribuído. Para isso, esses alunos passam por um período de preparação em suas escolas, sob supervisão de professores.

Durante quatro dias os delegados, distribuídos em seus comitês, debatem, pactuam, deliberam e criam consensos para os temas em questão. Sendo assim, estará a prova não somente os conhecimentos, mas a capacidade de relacionamento, diálogo e gerência do imprevisto.

Informações: (31) 3319-4527; minionu.com.br ; ou e-mail minionu@pucminas.br.