Calendário de Eventos

Menina Faz Ciência

Com a finalidade de apresentar as mulheres pioneiras da ciência no país e abrir uma janela para acesso de meninas de 8 a 12 anos ao mundo das ciências, o Museu de Ciências Naturais e o Programa de Pós-graduação em Biologia de Vertebrados da PUC Minas abrem um espaço em diferentes áreas da pesquisa em Biologia, no projeto Menina Faz Ciência. O evento está previsto para acontecer nos dias 20 e 27 de outubro, das 8h às 12h, no Museu de Ciências Naturais. Pesquisadoras da Instituição irão apresentar a essas crianças os projetos que têm desenvolvido de forma lúdica e prática, demonstrando como é possível o ingresso de mulheres neste universo desafiador, pouco conhecido e, até mesmo, temido por muitas. São 20 vagas por turma e, para participar do evento, é necessário pagar uma taxa no valor de R$ 40. 

A realização deste evento no mês de outubro vem ao encontro da Campanha do Outubro Rosa, mundialmente conhecida como forma de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Entretanto, muitas instituições têm aproveitado a campanha em prol da saúde física e mental da mulher. O projeto Menina faz Ciência pretende inovar ao fortalecer a importância do papel feminino na construção do conhecimento.

Pesquisadoras da PUC Minas e as atividades propostas:

Profª. Maria de Fátima Vieira Starling – atividades teóricas e práticas sobre pesquisa em botânica, de modo a motivar o interesse sobre o tema e também esclarecer sobre a importância das plantas para a vida.

Profª. Gisele Pires de Mendonça Dantas – atividades com pesquisa de DNA, envolvendo espécies de aves e visando a entender a diversidade biológica da molécula. Como usar as ferramentas genéticas para conservação.

Profª. Sonia Aparecida Talamoni – atividades teóricas e práticas em pesquisas com morcegos e pequenos mamíferos, buscando entender a biologia de espécies brasileiras, objetivando despertar o interesse sobre a importância e a necessidade de conservação desses animais e dos seus habitats, além de desmistificar crenças e lendas sobre eles. 

Profª. Luciana Barreto Nascimento – atividades teóricas e práticas sobre pesquisa com anfíbios, para despertar o interesse sobre a importância biológica e a necessidade de conservação desses animais e desmistificar crenças e lendas sobre eles.

O pacote inclui o material e equipamentos necessários para a realização das atividades - lupas, microscópios, material biológico, visitas a coleções científicas. 

Recomenda-se, em conformidade com as normas de laboratórios, que as participantes sejam pontuais, compareçam às atividades usando sapatos fechados, calça comprida e jaleco – este fornecido por empréstimo pela Instituição.

Embora o Museu conte com uma lanchonete, as alunas podem trazer o seu próprio lanche para o intervalo de 9h50 às 10h10.

PROGRAMAÇÃO

20 de outubro – sábado                         

Profª Luciana Nascimento                                                                                             

Profª  Gisele Dantas

27 de outubro – sábado

Profª Sônia Salamoni                                                                                                                   Profª Fátima Starling

 Mais informações: (31) 3319-4982.