Livros nas áreas de História e Geografia são lançados pela Editora PUC Minas

Duas publicações da Editora PUC Minas serão lançadas no dia 26 de outubro, no Campus Coração Eucarístico da Universidade: Por Mãos alheias: uso da escrita na sociedade colonial, da professora Sílvia Rachi, do Departamento de História e coordenadora do Setor de Memória do Centro de Memória e Pesquisa Histórica PUC Minas; e Novos Olhares sobre Geografia e Análise Espacial, organizada pelo professor Alexandre Magno Alves Diniz, coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia – Tratamento da Informação Espacial da Universidade.

O lançamento da primeira obra será às 18h, no Espaço Cultura e Fé (prédio 7). Já a segunda será às 21h, no auditório do Museu de Ciências Naturais PUC Minas (av. Dom José Gaspar, 290, prédio 40), durante o I Seminário Geografia e Análise Espacial, que acontecerá de 26 a 28 de outubro, naquele auditório. Os livros estarão à venda nas sessões de lançamento, bem como na Editora PUC Minas (rua Dom Lúcio Antunes, 180, bairro Coração Eucarístico) e nos demais pontos de venda da Editora.

Por Mãos alheias: uso da escrita na sociedade colonial aborda a escrita mediada no Brasil colônia. Busca demonstrar como sujeitos iletrados colocaram no papel suas representações da realidade. Por meio do ditado, e utilizando mãos alheias, esses personagens traçaram as linhas de seus destinos e interferiram na vida daqueles com quem conviveram. O suposto silêncio proveniente da incapacidade de redigir foi, assim, rompido, revelando os usos da escrita, os quais deram origem a curiosas, belas e instigantes histórias. R$ 45 – 400 páginas.

Sobre a autora
Formada em História pela PUC Minas e doutora em História da Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professora do curso de História da PUC Minas, onde leciona as disciplinas Brasil Colônia e Império e Minas Colonial. É professora da Pós-graduação em Ensino de História e assistente de coordenação do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica da mesma instituição.

Novos Olhares sobre Geografia e Análise Espacial
Este livro celebra os 20 anos do Programa, reunindo artigos derivados das melhores teses ali produzidas nos últimos anos. O elemento unificador é a análise espacial, norteadora da formação de mestres e doutores e da produção científica de docentes e discentes. Para compor esta coletânea, destinada a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais que tenham interesse em análise espacial e suas múltiplas aplicações, foram convidados os alunos doutores e seus professores orientadores. R$ 44 – 216 páginas.

Sobre o organizador
Graduado em Publicidade e Propaganda pela PUC Minas, mestre em Geografia pela Kansas State University (EUA), doutor em Geografia pela Arizona State University (EUA) e pós-doutor em Geografia pela McGill University (Canadá). Atualmente é professor do Programa de Pós-graduação em Geografia – Tratamento da Informação Espacial, da PUC Minas, e do Curso de Geografia da Instituição.

Informações: (31) 3319-9901 - divulgacao@pucminas.br.