Liga Odontológica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem promove Aula Inaugural

Criada pelos estudantes da PUC Minas, a Liga Odontológica de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (Lordi) está com inscrições abertas para a aula inaugural que acontecerá nesta sexta-feira, 10 de agosto, das 13h30 às 18h, no Teatro João Paulo II (prédio 30), Campus Coração Eucarístico. Veja a programação. A Liga debate o aprendizado na área, através de imagens.

A Aula Inaugural terá como convidadas Ângela Schroeder e Roselaine Milagres. A odontóloga Ângela Schroeder, especialista em prótese, ortodontia, radiologia e imaginologia e doutora em radiologia, falará sobre a construção da pesquisa em radiografia periapical a microtomografia. Roselaine Milagre vai abordar os aspectos odontolegais de imagens. Ela é mestre em radiologia odontológica e doutora em biopatologia bucal.

A Liga Acadêmica, formada por oito alunos do Curso de Odontologia da PUC Minas, é orientada pelos professores Amaro Vespasiano e Flávio Manzi. Tem como proposta o aprendizado em avaliação e diagnóstico de lesões e síndromes através de imagens, como radiografias, tomografias, ressonância magnética, cintilografia, ultrassonografia, entre outras.  A radiologia permite o planejamento terapêutico evitando a ocorrência de danos irreversíveis dos dentes e ossos da face.

O tratamento através de imagens é fundamental para o tratamento odontológico e traz uma série de indagações e curiosidades principalmente em relação à segurança dos pacientes. Algumas questões relacionadas à área são: As gestantes podem passar por raio X? A radiologia causa câncer? O paciente após realizar um exame de raio X continua emitindo radiação? 

Assessoria de Imprensa PUC Minas