Jogos da Anec MG: lançamento neste sábado

Neste sábado, 3 de março, acontecerá no Complexo Esportivo, Campus Coração Eucarístico, o lançamento dos Jogos da Anec MG. O evento será a partir das 9h, na sala de dança (sala 402) do Complexo, e vai ser presidido pelo reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. Haverá a presença de representantes das escolas e professores.

O campeonato esportivo, destinado aos estudantes matriculados na rede de Escolas Católicas de Minas Gerais e filiadas à Associação Nacional de Educação Católica, é uma parceria da PUC Minas, por intermédio do Departamento de Educação Física, e da Anec.

Os jogos, um meio de incentivo aos valores e princípios cristãos, contribuindo para o aprimoramento da cultura do cenário esportivo escolar local, serão realizados nas escolas participantes, entre os meses de abril a novembro, nas modalidades de basquete masculino e feminino, futsal feminino e masculino, handebol feminino e masculino e voleibol feminino, masculino e misto, para alunos nascidos nos anos de 2003, 2004 e 2005 (categoria Sub 15) e 2000 (nascidos a partir do mês de junho do referido ano), 2001 e 2002 (categoria Sub 17). As partidas de futebol society feminino e masculino e as cerimônias de abertura e encerramento acontecerão no Complexo Esportivo da PUC Minas.

Diferentemente das edições anteriores do evento, que acontece desde o segundo semestre de 2016, a nova proposta tem como desafio a contribuição na mudança de cultura de seus participantes, por meio de uma competição esportiva fundamentada no Fair Play (jogo limpo) e nos princípios cristãos. As boas condutas em quadra irão reverter em pontuação para as equipes. Professores, alunos e equipe de arbitragem participarão de um processo de qualificação para apropriação dos valores que nortearão a nova proposta da competição.

A gestão executiva ficará sob a responsabilidade da equipe do Complexo Esportivo e contará também com a participação de acadêmicos do Curso de Educação Física. A expectativa é pela participação de ao menos 20 escolas e cerca de 2 mil alunos