Jogos da Anec-MG: cerimônia de abertura

A cerimônia de abertura dos Jogos da Anec-MG acontecerá nesta terça-feira, 10 de abril, a partir das 19h, no Complexo Esportivo, Campus Coração Eucarístico, e reunirá em torno de 200 alunos de colégios da rede de Escolas Católicas de Minas Gerais (Belo Horizonte, Betim, Contagem e Nova Lima), filiadas à Associação Nacional de Educação Católica. A previsão é que as partidas da categoria sub-17 aconteçam a partir do dia 16 de abril, nas escolas. Os estudantes disputarão, até o final de junho, partidas nas modalidades basquete masculino, futsal masculino e feminino, futebol society masculino, handball feminino e voleibol feminino. Já os jogos da categoria sub-15 têm previsão para os meses de setembro a novembro.

Participarão das competições da categoria sub-17: Colégio Loyola; Colégio Marista Dom Silvério; Colégio Nossa Senhora das Dores; Colégio Padre Eustáquio; Colégio Sagrado Coração de Jesus; Colégio Sagrado Coração de Maria; Colégio Santa Dorotéia; Colégio Santa Maria – Betim; Colégio Santa Maria – Cidade Nova; Colégio Santa Maria – Coração Eucarístico; Colégio Santa Maria – Pampulha; Colégio Santo Agostinho – BH; Colégio Santo Agostinho – Contagem; e Colégio Santo Agostinho – Nova Lima.

Durante a cerimônia de abertura, o projeto Vem pra PUC, promovido pelo Complexo Esportivo, desenvolverá junto aos estudantes participantes atividade com o objetivo da integração entre eles.

Os jogos são de incentivo aos valores e princípios cristãos, contribuindo pra o aprimoramento da cultura do cenário esportivo escolar local. A competição, que acontece desde o segundo semestre de 2016, tem nova proposta de contribuir na mudança de cultura de seus participantes, por meio de uma competição esportiva fundamentada no Fair Play (jogo limpo) e nos princípios cristãos. As boas condutas em quadra irão reverter em pontuação para as equipes. Professores, alunos e equipe de arbitragem participarão de um processo de qualificação para apropriação dos valores que nortearão a nova proposta da competição.

Os Jogos da Anec são uma parceria da PUC Minas, por meio do Departamento de Educação Física, e da Anec. A gestão executiva fica sob responsabilidade da equipe do Complexo Esportivo e tem a participação de acadêmicos do Curso de Educação Física.