As mulheres na ciência serão o tema do Icei Talks desta quinta-feira, 23 de junho. O Icei Talks é o programa de conferências do Instituto de Ciências Exatas e Informática. A palestrante será a professora Júlia Esteves Parreira, e o mediador o professor Ricardo Motais, ambos do Departamento de Física e Química da PUC Minas. O evento será às 18h, com transmissão pela internet.
O tema
As mulheres são minoria entre cientistas no Brasil e no mundo. Na Física essa situação é mais acentuada. De acordo com os organizadores, "vive-se no Brasil numa sociedade machista e patriarcal, cuja cultura orienta, de forma silenciosa ou não, as mulheres a não serem cientistas, por exemplo. Essa é a maior origem, se não a única, da sub-representação feminina nas ciências. Essa disparidade tem ganhado crescente visibilidade nos últimos anos e muitas/os pesquisadoras/es vêm se dedicando a compreender as origens e buscar formas de enfrentamento". Nesta palestra, serão apresentados alguns dados sobre o assunto para breve reflexão sobre a situação.
Minicurrículo:
Júlia é professora do Departamento de Física e Química da PUC Minas. Graduou-se em bacharelado em Física pela UFMG, fez mestrado pela UFSC em Física Teórica e doutorado pela UFMG na mesma área. Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação da UFMG, na área de Ensino de Física. Tem desenvolvido pesquisa principalmente sobre ensino baseado em evidências e aprendizagem ativa no ensino de Física. Também tem se dedicado a estudar a sub-representação feminina nas ciências e buscar formas de enfrentamento à situação, através do projeto de extensão ComCiências das Minas.