IV Seminário de Qualidade de Vida do Idoso Institucionalizado

O IV Seminário da Pesquisa Qualidade de Vida do Idoso Institucionalizado: aspectos da promoção da saúde prosseguirá no dia 13 de junho, das 13h30 às 17h, no auditório 3 do prédio 43, Campus Coração Eucarístico (veja abaixo a programação).

Na ocasião será apresentada a pesquisa Qualidade de Vida do Idoso Institucionalizado, realizada em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de Belo Horizonte e da região metropolitana. O estudo, que avaliou aspectos da saúde que se relacionam à qualidade de vida de idosos institucionalizados, foi feito pelo Núcleo de Pesquisas Processos Heurísticos e Assistenciais em Saúde e Enfermagem (Phase) do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da PUC Minas.

Promovido pela equipe da pesquisa e pelo Phase, o evento terá a presença de Karla Cristina Giacomin, consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS), no eixo Políticas de Saúde dos Idosos.

Programação do dia 13/6:

13h30 - 14h - Credenciamento

14h – 14h10 - Mesa de abertura

14h10 – 14h20 - Apresentação cultural

14h20 – 14h50 – Conferência de Abertura: ILPI: um equipamento das cidades do nosso tempo
Drª Karla Cristina Giacomin

14h50 – 15h - Apresentação cultural

15h – 15h30 - Da Pesquisa à Prática: o desafio da promoção da saúde na qualidade de vida do idoso institucionalizado
Lançamento e distribuição da produção da Pesquisa
Profª. Maria da Consolação e Karla Marcelino

15h30 – 16h - Intervalo cultural

16h – 16h50 - Roda de Conversa A Atuação do Cuidador de Idosos na Promoção da Saúde: uma missão, um desafio.
Participantes: cuidadores de idosos de ILPI envolvidas na pesquisa
Mediadoras: Profª. Tatiana Barral e Karla Marcelino

17h - Encerramento.

Karla Cristina Giacomin: graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990). Doutora em Ciências da Saúde (CPqRR/Fiocruz). Médica geriatra concursada da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, desde 1999, onde atua na coordenação da Atenção à Saúde do Idoso. Membro pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento (Nespe - Fiocruz/UFMG). Na defesa dos direitos da pessoa idosa, atuou como conselheira titular (2008-2012) e presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (2010-2012). É consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS) no eixo Políticas de Saúde dos Idosos.