Calendário de Eventos

IV Seminário Qualidade de Vida do Idoso Institucionalizado

Este evento foi adiado para o dia 13 de junho, em decorrência da greve do setor de transportes. O evento será realizado no auditório 3 do prédio 43.


Acontece no dia 25 de maio o IV Seminário da Pesquisa Qualidade de Vida do Idoso Institucionalizado: aspectos da promoção da saúde. O evento será realizado as 13h30 às 17h, no auditório do Museu de Ciências Naturais (prédio 40), Campus Coração Eucarístico (veja abaixo a programação). As vagas são limitadas e destinadas especialmente aos profissionais atuantes em ILPI, gestores de instituições públicas relacionados ao cuidado com a pessoa idosa, pesquisadores da temática do envelhecimento e grupos de pesquisa interessados, alunos de pós-graduação e da graduação interessados ou atuantes na temática do envelhecimento.

A programação contará com a visitação ao Museu pelos idosos residentes nas Instituições de Longa Permanência participantes da pesquisa, inscritos previamente, bem como atividades culturais e científicas concomitantes à visita no Museu.

Promovido pela equipe da pesquisa e pelo Núcleo de Pesquisas Processos Heurísticos e Assistenciais em Saúde e Enfermagem (Phase), o evento terá a presença da especialista em Gerontologia e Saúde da Família, Marina Celly Martins Ribeiro de Souza, e Karla Cristina Giacomin, consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS), no eixo Políticas de Saúde dos Idosos.

Para alunos da graduação da PUC Minas, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo Sistema de Gestão Acadêmica (SGA). Pesquisadores, gestores, profissionais e demais interessados em participa devem preencher formulário de inscrição. O formulário deverá ser preenchido e encaminhado ao e-mail pesquisaidosopuc@gmail.com. Todas as inscrições realizadas pelo e-mail serão confirmadas, com recebimento de e-mail resposta, até 19 de maio.



Programação do dia 25/5:

13h30 - 14h - Credenciamento

14h – 14h10 - Mesa de abertura

14h10 – 14h20 - Apresentação cultural

14h20 – 14h50 – Conferência de Abertura: ILPI: um equipamento das cidades do nosso tempo

Drª Karla Cristina Giacomin

14h50 – 15h - Apresentação cultural

15h – 15h30 - Da Pesquisa à Prática: o desafio da promoção da saúde na qualidade de vida do idoso institucionalizado

Lançamento e distribuição da produção da Pesquisa

Profª. Maria da Consolação e Karla Marcelino

15h30 – 16h

Intervalo cultural

16h – 16h50 - Roda de Conversa A Atuação do Cuidador de Idosos na Promoção da Saúde: uma missão, um desafio.

Participantes: cuidadores de idosos de ILPI envolvidas na pesquisa

Mediadoras: Profª. Tatiana Barral e Karla Marcelino

17h - Encerramento.

Marina Celly Martins Ribeiro de Souza: docente no The College of New Jersey, EUA – Departamento de Saúde Pública. Integrante da equipe de coordenação da Pesquisa; enfermeira graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais. mestre e doutora em Enfermagem pela UFMG. Especialista em Gerontologia e Saúde da Família. Experiência como docente e pesquisadora nas áreas de Saúde Pública, Saúde Materno-infantil e Saúde do Idoso.

Karla Cristina Giacomin: graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990). Doutora em Ciências da Saúde (CPqRR/Fiocruz). Médica geriatra concursada da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte, desde 1999, onde atua na coordenação da Atenção à Saúde do Idoso. Membro pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento (Nespe - Fiocruz/UFMG). Na defesa dos direitos da pessoa idosa, atuou como conselheira titular (2008-2012) e presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (2010-2012). É consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS) no eixo Políticas de Saúde dos Idosos.