I Seminário Segurança e Desenvolvimento Internacional

Os dez anos do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais serão celebrados durante o Seminário Internacional PPGRI: Segurança e Desenvolvimento Internacional em um Mundo Incerto, que acontecerá de 23 a 25 de agosto, pela manhã e tarde, no Teatro João Paulo II (prédio 30), Campus Coração Eucarístico. Veja a programação. As inscrições de alunos da graduação devem ser feitas pelo Sistema de Gestão Acadêmica (SGA Aluno). Já para o público externo e estudantes da pós-graduação e professores interessados, pelo link.

A palestra de abertura, às 15h30, será com a professora Gladys Lechini, da Universidad Nacional de Rosario, da Argentina. A docente é pós-doutora pela UNR, doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciências Sociais pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso), com licenciatura em Ciência Política e em Relações Internacionais.

As palestras serão proferidas em português, inglês e espanhol. O evento não contará com tradução simultânea. O seminário é direcionado a docentes e pesquisadores da área de Relações Internacionais; estudantes de graduação e de pós-graduação em Relações Internacionais, Ciências Sociais, Economia, Geografia, História, Direito e áreas afins; agentes governamentais e práticos que lidam com as questões abordadas; diplomatas, militares, policiais, empresários e jornalistas; e demais interessados.

A realização é do Departamento de Relações Internacionais; Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais; Grupo de Pesquisa sobre as Potências Médias (GPPM); e Grupo de Estudos do Oriente Médio e Magreb (GEOMM), com apoio do Instituto de Estudos da Ásia (IEA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Mais informações: e-mail contatocsc@pucminas.br.