Calendário de Eventos

I Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital: Corpo e Virtualidade

A ser promovido pelos programas de Pós-Graduação em Psicologia da PUC Minas e da UFMG, de 7 a 9 de março, na UFMG, o I Simpósio Internacional Subjetividade e Cultura Digital está com inscrições abertas. O evento terá como tema central O Corpo e a Virtualidade. As inscrições podem ser feitas pela internet no www.sympla.com.br/i-simposio-internacional-subjetividade-e-cultura-digital__106857.

O simpósio reunirá pesquisadores nacionais e internacionais de diferentes campos do saber, com o intuito de proporcionar um espaço de diálogo interdisciplinar acerca dos impactos da cultura digital para as subjetividades da época atual, com enfoque especial sobre o corpo.

O evento contará com a participação especial do professor de Sociologia e Antropologia na Universidade de Strasbourg, na França, David Le Breton, e da professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Cristina Ponte. Além disso, o evento terá diversas  mesas interdisciplinares, com a presença de pesquisadores de universidades do Brasil, a fim de refletirem sobre os efeitos da cultura digital no cotidiano.

Como atividades especiais, serão realizadas apresentações artísticas e culturais, além de lançamentos de livros, entre eles, Uma Breve História da Adolescência, de David Le Breton, que será lançado em português pela Editora PUC Minas; e Juventude e Cultura Digital, publicado pela Editora Artesã, organizado por Nádia Laguárdia de Lima, Márcia Stengel e Vanina Costa Dias, também realizadoras do simpósio, reunindo artigos de diversos autores nacionais e internacionais, muitos deles participantes deste evento.