Sensibilidades Insurgentes: diálogos, psicologias e artes
10/06/2020
A Faculdade de Psicologia (Fapsi) da PUC Minas está desenvolvendo nova ação com o objetivo de divulgar as produções acadêmicas. A Fapsi ampliou o #ARTEparaACHEGAR e #FAPSIcomvc para o espaço ao vivo. A partir de 12 de junho, semanalmente às sextas-feiras, às 17h30, haverá uma live, no canal Youtube da Fapsi (fapsi.pucminas). Nesta sexta, o título será Sensibilidades Insurgentes: diálogos, psicologias e artes.
Participantes:
Prof. Mara Marçal - "Arte degenerada"
Profa. Tininha Andrade - "Psicologia e arte na FAPSI"
Prof. Maria Helena Moreira – "Arte como dispositivo na saúde mental"
Ator Zé Walter Albinati.(Cia Luna Lunera) - "Arte inspira ação"
As ações têm por objetivo promover saúde mental durante o período de isolamento social como estratégia de combate à disseminação do novo coronavírus.
Por meio da hashtag #fapsicomvc, são divulgados conteúdos acadêmicos produzidos por docentes e discentes do curso sobre temas associados à Psicologia e à pandemia, como saúde mental e mercado de trabalho, entre outros. Esses conteúdos são avaliados por um comitê de professores, que os aprovam antes da publicação. A ideia é fornecer informação de qualidade à população para o enfrentamento desta crise e divulgar a produção científica da Universidade.
Entendendo que a arte é uma ferramenta para a promoção de bem-estar em tempos de isolamento, a Faculdade também incentiva a publicação de manifestações culturais com a iniciativa Arte para Achegar. Toda a comunidade acadêmica pode participar desta iniciativa enviando textos e vídeos de poesias, músicas e demais expressões artísticas. De acordo com a diretora da Faculdade de Psicologia da Universidade, professora Betânia Diniz Gonçalves, este é um espaço que cabe todas as expressões de arte e memória e tem o intuito de construir e fortalecer laços afetivos na comunidade acadêmica durante o período de crise. "A arte é agregadora e fundamental nestes tempos de pandemia", define.
.jpeg)