A Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários da PUC Minas, por intermédio do Programa de Pós-graduação em Educação, com o apoio da Fundação Helena Antipoff e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), promove a exposição A casa de Helena é aqui!
A exposição tem como objetivo homenagear a pedagoga e psicóloga russa, Helena Antipoff, que viveu mais de 40 anos no Brasil. Com itens pessoais da pesquisadora, como mobília, máquina de escrever e material de escrita, além de informações sobre a vida, trabalho e legado de Helena.
Os interessados podem visitar gratuitamente A casa de Helena é aqui! de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, até o dia 30 de novembro. A mostra está disponível no Espaço Cultura & Fé (prédio 7), Campus Coração Eucarístico (Av. Dom José Gaspar, 500 – acesso 4).
Helena Antipoff
Helena Antipoff nasceu em 25 de março de 1892 em Grodno, na Rússia. Veio ao Brasil em 1929 a convite de Francisco Campos, Secretário de Educação e Saúde Pública do Estado de Minas Gerais. Na época, foi chamada para ser professora de Psicologia Educacional na Escola de Aperfeiçoamento de Minas Gerais, onde foi responsável por fundar o 1º Laboratório de Psicologia Aplicada na América do Sul.
Além de ser uma importante pedagoga, psicóloga e pesquisadora, o legado de Helena Antipoff também é marcado pela luta por crianças em vulnerabilidade social e que, geralmente, não frequentavam os ambientes de ensino, como alunos deficientes, de classes sociais baixas ou de regiões rurais. Um de seus diferenciais era olhar para cada estudante de forma individual, reconhecendo que diversos fatores poderiam afastar as crianças do sistema educacional padrão da época.