Escola de Teatro PUC Minas apresenta 38ª Mostra de Trabalhos

A partir de quinta-feira, 28 de novembro, a Escola de Teatro PUC Minas apresentará a 38ª Mostra de Trabalhos. Os espetáculos serão apresentados no Espaço Cultural da Escola, Campus Coração Eucarístico, prédio 20, acesso 9 pela Av. 31 de Março.  O ingresso é 1 kg de alimento não perecível. As senhas serão distribuídas uma hora antes das apresentações (sujeito a lotação).

Mais informações pelo telefone (31) 3319-4015.

Programação:

INESCRUTÁVEL

Livre adaptação das obras O Processo + A Metamorfose + diários de Franz Kafka.

Direção e dramaturgia: Cynthia Paulino

28, 29 e 30 de novembro – 20h30

KAKAKAKAKA

Livre adaptação das obras Um Relatório para a Academia + Chacais e Árabes + aforismos de Franz Kafka + ...

Homem-animal-animal-homem – qual a sua verdadeira identidade frente a este mundo opressor? Elefante, macaco ou chacal? Fique atento: tudo significa. A liberdade não passa de uma ilusão, nos adequamos a normas e padrões, somos criaturinhas enjauladas e domesticadas. E mais - estamos muito mais selvagens (desumanos & covardes) do que os próprios animais

Direção e dramaturgia: Cynthia Paulino

4, 5 e 6 de dezembro – 20h30

ACRIMÔNIA

A partir das obras "Um Artista da Fome" e "Sonhos", de Franz Kafka

O termo "Acrimônia" aparece no conto "Na colônia penal", obra que seria utilizada nesta montagem. Não foi. Mas é impressionante como Kafka impregnou toda sua criação com comportamentos indelicados que nos revelam a cada página mais de nós mesmos. Uma acridez que é, bem lá no fundo, para alguém que almeja de verdade um lugar na arte, certamente desejada.

Senão, vejamos: um homem faz da fome seu prato mais saboroso. Assim, entre todas as mazelas do mundo, sua arte, por escolha, faz-se única. Não é, afinal, o desejo de todo artista? Atingir tal grau de virtudes (e egolatria) que ninguém, nem em sonhos, poderia fazer igual?

"Um artista da fome" com alguns dos "Sonhos" Kafkianos compõem uma narrativa atualíssima, que dialoga com arbitrariedades cotidianas. E o espectador não sai imune. Reflete, mais do que um espelho, para todos ao redor e para si mesmo, as escolhas que faz todos os dias. Sobre fomes. Sobre sonhos. Sobre ser de verdade.

Direção: Luiz Arthur

11, 12 e 13 de dezembro – 20h30

Classificação etária: 12 anos

Além da Mostra oficial, a Escola de Teatro também apresentará a Mostra de Cursos Livres, com apresentação das turmas de Iniciação Teatral para Adolescentes e Adultos e a Mostra Paralela, com performances e exposição. Segue a programação:

MOSTRA CURSOS LIVRES

PEQUENAS GRANDES LIBERDADES - Iniciação Teatral para Adolescentes

Liberdade: tema surgido em uma tempestade de ideias entre os alunos e alunas, onde livremente expressaram com maturidade seus desejos do que falar no teatro, essa arte da reflexão e da crítica.

"Pequenas grandes liberdades", primeira montagem da turma de adolescentes, dá luz a essa palavra, que traz consigo tantas contradições, belezas e utopias. Assim, parafraseando Cecília Meireles, "...Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda..." construímos coletivamente a liberdade de estar em cena.

Texto: criação coletiva

Direção e dramaturgia: Hortência Maia

7 de dezembro – 20h30

LEITURA ENCENADA – Iniciação Teatral para Adultos

Exercício de final de curso com leitura de textos diversos.

7 de dezembro – 11h

MOSTRA PARALELA

ENTÃO É ASSIM

Instalação e Performance livremente inspiradas nos livros e desenhos de Franz Kafka.

Solidão, prisão, reclusão, confinamento, recolhimento, introversão, são temas frequentes na vida e obra do artista. Nestes lugares de isolamento, talvez se encontrem compreensões que são imperceptíveis na experiência do mundo compartilhado. Esta performance traz esta provocação: um olhar para dentro, dentro da caixa.

Criação, atuação e iluminação: Fabio Teixeira

29 e 30 de novembro

4, 6, 7, 11 e 13 de dezembro

(Antes das apresentações da 38ª Mostra de Trabalhos)

EXPOSIÇÃO "O CORAÇÃO PENSA E IRRADIA"

Vivemos tempos de desrazão desorientada, ruído mental incessante, moralidade bizarra: e será pelo Coração, por ele sim, que encontraremos toda a cura. Nas orações, rogamos, o consideramos Sagrado. Pensar com ele, por ele, "o maior aparato biológico e a sede da nossa maior inteligência", segundo Joseph Chilton Pearce. Pois, assim no interior como no exterior, sejamos Corações Luminosos.

Concepção e adereços: Cynthia Paulino

Fotos: Catarina Paulino

Arte visual: Samara Martucheli

De 28 de novembro a 13 de dezembro

Escola de Teatro PUC Minas

Av. Dom José Gaspar, 500 – Coração Eucarístico (acesso 9 pela Av. 31 de março)

Ingresso: 1 Kg de alimento não perecível

Distribuição de senhas uma hora antes das apresentações (sujeito a lotação)

Informações: (31) 3319-4015|escoladeteatro@pucminas.br; pucminas.br/escoladeteatro.

Programação: Férias no Museu de Ciências Naturaishttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/eventos/Paginas/Férias-no-Museu-de-Ciências-Naturais-atividades-de-21-de-janeiro-a-1º-de-fevereiro.aspxProgramação: Férias no Museu de Ciências Naturais13/12/2019 20:00:0021/01/2020 05:00:0001/02/2020 21:00:00Não