Entrega de relatório do projeto de extensão Lições da Terra

O projeto de extensão da Pró-reitoria de Extensão (Proex) Lições da Terra: projeto interdisciplinar de direitos étnicos produziu, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Relatório Antropológico de Caracterização Histórica, Econômica, Ambiental e Sociocultural da Comunidade Quilombola de Vila Nova – Serro – Minas Gerais. A entrega do relatório será nesta segunda-feira, 24 de abril, às 17h, na sala multiuso do prédio 43, Campus Coração Eucarístico.

Por meio de estudos feitos durante dois anos de investigação na Comunidade Quilombola de Vila Nova, o relatório tem o objetivo de identificar e delimitar territórios quilombolas. Além disso, os estudos abrangem várias áreas do conhecimento, como Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Direito, História e Geografia, uma vez que buscam recuar no tempo, investigando a origem de cada comunidade, sua vida desde períodos antigos até os dias atuais, discutir o uso do território e dos recursos naturais (água, vegetação etc) e entender como funciona a comunidade, como ela vive e quais são suas relações sociais.

O Lições da Terra tem como objetivo aproximar os alunos, professores e funcionários da PUC Minas da realidade socioeconômica, política, cultural e ambiental das comunidades quilombolas de Minas Gerais, por meio de um trabalho interdisciplinar de campo, visando a regularização de áreas remanescentes de quilombos.