Editora PUC Minas: lançamento da 6a edição do romance Úrsula

A sexta edição, revista e atualizada, do livro Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, será lançada, pela Editora PUC Minas e pelo grupo de estudos Estéticas Diásporicas, nesta terça-feira, 31 de outubro, a partir das 16h, no Espaço Cultura e Fé (prédio 7), Campus Coração Eucarístico. Haverá uma mesa-redonda composta pelos professores Eduardo de Assis Duarte e Nazareth Soares Fonseca, com a participação das orientandas Laísa Marra e Karina Calado.

A sexta edição do romance, acompanhada do conto A escrava, da escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, é publicada no momento em que se completam cem anos de seu falecimento.

Úrsula não é apenas o primeiro romance abolicionista da literatura brasileira, é também o primeiro da literatura afro-brasileira, entendida como produção de autoria afrodescendente que tematiza a negritude a partir de uma perspectiva interna.

A novidade deste volume reside no esboço historiográfico Maria Firmina: mulher de seu tempo e de seu país, de Eduardo de Assis Duarte, que visa a situar a autora no contexto da produção textual de autoria feminina e negra, tanto no país como no exterior. E, ainda, o posfácio, assinado pelo mesmo autor, que retoma e amplia o estudo de 2004, Maria Firmina dos Reis e os primórdios da ficção afro-brasileira.

O livro contou com a colaboração dos bibliófilos José Mindlin e Erich Gemeinder, que propiciaram acesso à edição fac-similar de 1975, e o imprescindível cotejo com o original. Em todo esse processo participaram Eduardo de Assis Duarte, Zahidé Lupinacci Muzart, Constância Lima Duarte e Maria Tereza Villanova.

Ficha técnica

TítuloÚrsula

Autora: Maria Firmina dos Reis

6ª edição revista e atualizada

Orelha: Zahidé Lupinacci Muzart

Páginas: 240

Ano: 2017                          

Preço: R$ 40,00

ISBN: 978-85-8229-051-4

Editora: PUC Minas

Informações: (31) 3319-9901 – e-maildivulgacao@pucminas.br.