Concertos Dominicais Peter Lund: El Taller de los Juglares

Neste domingo, 25 de novembro, às 11 horas, acontece mais uma apresentação da série Concertos Dominicais Peter Lund, com o apoio da Escola de Música da UEMG. A apresentação é do grupo venezuelano El Taller de los Juglares, que se dedica à investigação e à interpretação de músicas dedicadas à infância. A apresentação acontecerá no Museu de Ciências Naturais PUC Minas (R. Dom José Gaspar, 290).

O duo, integrado por Andrés Barrios e Bartolomé Díaz, combina uma notável destreza na composição e na interpretação com uma proposta bastante iconoclasta em relação aos valores e paradigmas da arte destinada à infância. Nesse sentido, os espetáculos do duo são, geralmente, muito diferentes dos trabalhos habitualmente voltados para as crianças.

Andrés e Bartolomé têm produzido álbuns muito representativos, tais como Chamario, sobre versos para a infância, do poeta venezuelano Eugenio Montejo e, na atualidade, estão envolvidos na produção de três obras de grande envergadura para os ouvidos infantis: a ópera La Caperucita Criolla, (Chapeuzinho Vermelho), numa versão de um gênero musical venezuelano, O Merengue, A Cantata Benigno, El Mapurite (Benigno, o gambá) e o Oratório de Natal Hortensia, La Mulita (Hortência, a mulinha).

PROGRAMAÇÃO

Niño mio (Meu menino) - Tono Humano – gênero vocal profano da música ibérica do século XVII– da Catedral de Caracas, de José Francisco Velásquez, "O Velho", 180.

La Caperucita Criolla (Chapeuzinho Vermelho) -  Ópera em dois atos, com roteiro de Aquiles Nazoa, 1962, música de El Taller de los Juglares, 2017.

 

Ficha Técnica:

  1. El Taller de los Juglares

Andrés Barrios – Composição, Voz, Kazoo, Serrote.  

Bartolomé Díaz – Composição, Guitarra Sintetizada e Direção Musical.

Próximo concerto: ORQUESTRA SOL DAS GERAIS -  02/12