O Complexo Esportivo PUC Minas recebe neste sábado, 23 de setembro, das 7h30 às 9h30, um evento de qualificação do Instituto Corre Pra Ver, com a participação de 23 candidatos a guias e nove a guiados. O projeto tem como objetivo proporcionar a prática de corrida e caminhada para as pessoas com deficiência visual, sendo uma ponte entre elas e guias voluntários.
Criado em 2020, o instituto atualmente é composto por 170 integrantes, sendo 115 guias e 55 guiados. A presidente e fundadora do projeto, Flávia Mucci Carvalho Pinheiro, conta que, desde a fundação do Corre Pra Ver, percebeu que "guiar uma pessoa com deficiência visual não é simplesmente pegar uma cordinha e sair puxando, ou conduzindo a pessoa com deficiência visual. É uma ação de grande responsabilidade, que requer uma série de cuidados não só uma coordenação diferenciada no movimento da corrida. A biomecânica ela tem que ser ensinada, corrigida nas pessoas tanto que estão guiando como sendo guiadas, mas também a questão de localização espacial que precisa ser ensinada", afirma.
A atividade acontecerá em parceria com a disciplina Educação Física e pessoas com deficiência, ministrada pela Prof.ª Cláudia Barsan.